Morte no parto


PST

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de muitos anos sem guppys, decidi há cerca de um mês comprar uma fêmea (cheia) e um macho de cauda amarela que coloquei num aquário que costumava usar como hospital. Fiz a ambientação e pareciam estar óptimos. Na primeira noite, o macho morreu sem que percebesse porquê. Entretanto, uns dias depois, a fêmea deu à luz quatro crias mas apareceu também morta.

Queria que me dissessem se a minha teoria faz sentido: 1- a Fêmea matou o macho para proteger a criação que estava prestes a ter; 2 - a fêmea morreu de complicações no parto de uma das crias.

 

P.S. As quatro crias estão todas óptimas de saúde, a crescer bem com um granulado especial (em pó) que lhes comprei.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PST!:

 

Bem, começando por essa teoria da femea matar o macho... Para ter ser sincero nunca ouvi falar de tal coisa e penso que os Guppies, não fazem nada disso. O macho deve ter morrido pelo stress do transporte do fornecedor até ao lojista e depois da loja até casa, coisa que acontece com frequência. Quanto à femea ter morrido, a tua teoria pode estar certa, pode ser também pelas mesmas razões que mencionei para o macho.

 

Acaba por ser apenas ideias e teorias, ao certo não sei o que aconteceu.

 

Cumps,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me de uma vez ter comprado uma femea que estava prestes a parir, que me morreu no dia a seguir depois de ter tido umas 30 crias, durante a noite :lol: deve ter sido do stress do transporte e da diferença das aguas... Ainda lhe fiz uma cessariana depois de morta, pois reparei que ainda tinha bastantes filhotes na barriga... Ainda consegui salvar 2 :lol:

Os guppys são bastantes resistentes, mas também têm dessas coisas :oops:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PST!

 

Quanto tempo tinha a agua do aquario?? era agua nova ou ja velha??

 

isso costumam acontecer qndo ponho guppies em aquas com agua nova!

 

Dps de adequerires um guppie n deves alimentalo no primeiro dia, e durante uma semana só o alimentar com qnt mto pequenas! e se possivel por num aqua onde ele possa se refugiar e diminuir o stress!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelas dicas. Acho que têm razão: deve ter sido o stress a matar o macho e alguma complicação no parto a acabar com a fêmea. O aquário já estava montado há vários meses porque, como disse, servia de hospital para os meus discus. A última TPA foi cerca de 15 dias antes de pôr lá os guppys. O tanque tem esconderijos suficientes (várias plantas artificiais e duas ou três naturais). Como disse, as cinco crias que nasceram safaram-se todas e crescem a olhos vistos.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais