Aquário de Apistogramma sp "Stell blue"


jpmartins

Recommended Posts

Boa noite a todos

 

Então estou aqui a apresentar o meu presumível casal de apistos borelli.

 

Antes de começar com o aquário propriamente dito, hoje fui à loja aqua in line, em Carcavelos, na Quinta de São Gonçalo, para ver o que havia por lá, e não é que me deparo com Apistogramas Borelli a 3,75€ cada? Bem toca de trazer um presumível casal para casa (havia 4 exemplares, e pareceu somente haver 1 fêmea... Espero ter tido sorte :P). Depois de muita conversa na loja, toca de trazer os bichinhos para casa.

 

 

E aqui fica o aquário onde eles estão:

 

dscf0229n.jpg

 

Vamos então ao setup:

Medidas: Aquário 60x30x30, dividido em dois cubos de 30x30x30, e o casal está numa das partes

Aquecimento: Feito por um termostato de 50W, programado para os 25ºC, mas que aquece até aos 27ºC. Ainda não o calibrei, mas sei qual a temperatura dele para ter a temperatura que quero na água.

Filtragem: Não tenho, sim, não tenho filtragem. Muitos vão dizer que faço mal, mas foi uma opção minha até agora. Ando à procura de uns filtros de esponja, pois em breve se tudo correr bem, este será um aquário de criação. Tenho somente uma bomba de água de 1,6L/min aproximadamente.

Substrato: Aproveitei o que tinha por cá, e acabei por usar akadama. Não faço ideia da quantidade, mas deve ter cerca de 1cm de altura, por isso deve ser à volta de 1L no total

Flora:

De momento tem:

3 Anúbias var nana,

2 pedaços de musgo de java,

1 bola de musgo aegagropila Cladophora, que na verdade não é musgo, mas sim uma alga,

Ainda falta:

1/2 rizomas de feto de java (se alguém tiver por ai que não queira :P)

1 pé de uma planta flutuante (e o mesmo repito :P mas aqui quero plantas grandes, não me interessa plantas de folhas pequenas)

Fauna:

1 casal de Apistogramas Borelli

Umas quantas miniaturas de camarões (vinham com o musgo, penso que sejam red cherries e white pearl)

Quero adicionar 2 ou 3 anentome helena (para "criar", pode ser que reproduzam para aqui)

E para já ando a pensar em 2/3 peixes para desviar a atenção do macho para com a fêmea, tipo neons, barbos cereja ou algo assim

 

Deixo aqui umas fotos do casalito e das plantas:

 

dscf0231f.jpg

 

dscf0219i.jpg

 

dscf0220x.jpg

 

dscf0227r.jpg

 

dscf0230l.jpg

 

Macho:

dscf0223tw.jpg

 

Fêmea:

dscf0217y.jpg

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Agora que falas nisso :eusathink:

 

Estive a ver, e parecem-me outra coisa também, o que dirias que eram?

 

Assim que conseguir meto novas fotos deles

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar são apistogrammas "steel blue" é um hibrido...

A maior parte das lojas vendem com o nome de apistogrammas borelli mas não o são...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups, I guess you are right!

 

Por um lado, é bom, por outro é péssimo. Bom, é uma "nova espécie", péssimo, são híbridos. Problemas... Mas ao mesmo tempo, não são os primeiros, e não serão os últimos garantidamente ;) Quanto a uma coisa, tenho quase 100% certeza, tenho um macho e uma fêmea

 

Aqui ficam fotos:

 

A fêmea

dscf0279o.jpg

 

O macho (não o consigo apanhar sozinho! ou pelo menos não completo.)

dscf0293i.jpg

 

Por fim os dois, para verem as diferenças

dscf0297s.jpg

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O original pode ser encontrado aqui

 

Apistogramma Sp. "Blue Steel" (não um número) é um dos apistos mais coloridas disponíveis. Infelizmente, é um dos Apistos maior mistério de todos os momentos. O problema é que ninguém jamais tomada de crédito para descobrir esta espécie e nunca ninguém relatou coletar uma espécie similar em qualquer lugar na Amazônia. Suas marcas e características não corresponde a nenhum dos grupos de espécies conhecidas e as importações originais todos vieram da Ásia. Para completar tudo isso, quase todos os peixes que foram inicialmente importados eram do sexo masculino e frite o que resultou da desovas das fêmeas poucos disponíveis sofriam de uma falta de vigor e baixa sobrevida.

 

Este é um masculino típico Apistogramma sp. "Blue Steel". As marcas altamente iridescentes azuis no rosto destes peixes fazer o nome "Face Blue" uma correspondência óbvia. Há muita variação de cores nesta peixes e alguns machos são azul metálico em seu corpo inteiro.

 

Todas estas estranhezas resultou em não se tornar uma percepção comum de que estamos lidando com um peixe criado artificialmente que é o resultado da mistura de duas ou mais espécies diferentes. Apistogramma sp. "Blue Steel" foi importado para a Alemanha a partir de Singapura no final de 1994 e meados de 1995 um grande número deles estavam sendo disponível a partir de atacadistas. Eles são um peixe muito marcante e houve um grande interesse na determinação da sua origem. No entanto, apesar dos esforços intensivos, ninguém jamais foi capaz de identificar a origem destes peixes.

 

Eles foram rapidamente disponibilizadas no resto do mundo e muitos hobbyists comprado estes Apistos. pelo meados de 2000, de que não era raro ver um grande número deles nos tanques de lojas que raramente realizadas ciclídeos anões. É óbvio que eles eram bastante comuns a partir de distribuidores. No entanto, quase todas as importações continuaram a ser exclusivamente masculino. Finalmente, começou a haver alguns relatos de desova bem sucedida e os peixes parece reproduzir de maneira normal.

 

 

Apistogramma sp. "Blue Steel" foi vendido em um monte de nomes diferentes, incluindo "Head Blue", "Blue Steel", "Blaukopf", "Bali", "New Blue", "Face Blue" e agora são mais comumente vendido como A. agassizii ou A. borellii. É claro que não é nem destas espécies bem conhecidas, mas desde que a maioria destes peixes são vendidos por lojas com nenhum conhecimento especializado é muitas vezes um erro de nomenclatura inocente. No entanto, os fóruns on-line estão repletos de pessoas que procuram informações sobre o agassizii olhando estranho ou borellii eles simplesmente pegou.

 

Assim, se estes são "criados" de peixe, que são eles? Tem havido muita especulação sobre isso. Parece geralmente aceite que eles são pelo menos parcialmente Apistogramma resticulosa. Que, especula-se, foram cruzados com um Apistogramma borellii ou caetei A.. Tem sido relatado que os europeus do leste que primeiro conseguiu a desova desta espécie foram cruzando "Blue Steel" machos com fêmeas de A. caetei. Este, aparentemente, resultou em spawns viáveis ​​e eu suspeito que, depois, de volta cruzou fêmeas resultantes de outros azuis "de aço" do sexo masculino. Independentemente de como o peixe tornou-se estabelecido, não é agora raro encontrar fêmeas e há muitos relatos de desovas bem sucedidas.

 

Embora as fêmeas não são tão raros hoje em dia como este peixe quando apareceu pela primeira vez, é frequentemente muito difícil escolher um par. Isso ocorre porque não há muita diferença na aparência entre machos e fêmeas reprodutores não. Como com a maioria Apistos, Feminino "azuis de aço" obter uma cor inconfundível amarelo durante a reprodução. No entanto, quando não sexualmente ativas que parecem notavelmente gosto masculino.

 

Manutenção e reprodução A. "Blue Steel" é um compromisso para a frente. Eles são peixes resistentes que são fáceis de alimentar e manter. Eles são pouco exigentes de condições da água fornecida a evitar muito difícil de água alcalina. Eles podem ser uma espécie muito agressivos isso não deixe de oferecer-lhes um habitat que fornece lotes de cobertura e complexidade. Se você é incerto como configurar o tanque de saber mais sobre a criação de habitat Apistogramma bom.

 

Apistogramma sp. "Blue Steel" é um peixe muito atraente. Embora seja provável um peixe híbrido continua a haver a possibilidade de que eles são uma espécie natural. Eles devem fornecer-lhe com muita satisfação, por isso não hesite em adicioná-los ao seu aquário.

 

Tradução via Google tradutor

 

apebasm2closeup.jpg

 

apistogrammasteelbluem.jpg

 

(imagens do site)

 

Misteriosamente, os espécimens das fotos, são bastante idênticos aos meus, porque será? :eusathink:

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens são 2 machos "Steel blue".

 

Quanto a história de serem híbridos, eu não acredito e não concordo.

Um híbrido por definição produz descendência estéril, que não é o caso.

Eu mantenho estes peixes há vários anos, já vou na 4ª geração. As características são sempre as mesmas e todos os espécimes se reproduzem e produzem espécimes viáveis.

A cabeça dos machos "steel blue" é de uma beleza única nos Apistogrammas.

Tenta arranjar um fêmea que não te arrependerás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes serem dois machos?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente te dedicaste a alguma coisa que eu gosto (apesar de gostar da aquariofilia inteira ;) ).

 

Acho que não são dos mais raros mas para quem se interessa por uma historia vale a pena apostar neles.

 

Pergunto também se o que tens ai de plantas não veio de minha casa é que se sim então é Christmas moss e não Java moss.

 

Acho que o filtro de esponja não seria mal pensado e ajudam bastante acredita!

Quanto aos vasos devias ficar só por 1, cobrir um dos troncos com o musgo da frente e fazer uma composição com eles no canto direito deixando o vaso para o lado esquerdo.

 

Quanto ás Anubias alerto te só para não enterrares o rizoma no Akadama porque assim morrem.

 

Um Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz umas alterações de layout, ou seja, já não está nada assim :P

 

Quanto ao musgo que vês, é mesmo java, o xtmas não está aqui :)

 

E quanto ás anúbias, elas não estão enterradas, e estão a crescer dia sim, dia sim :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Pedro Alves, após alguma pesquisa (ainda mais do que antes), vou explicar porque penso que tenho um macho e uma fêmea.

 

Aqui estão as duas fotos que melhor servem para identificar os dois individuos:

 

Macho:

dscf0227z.jpg

 

Fêmea:

dscf0280g.jpg

 

Antes de começar, quero dizer que isto não mostra que sei mais que tudo e todos, e que não possa estar errado, mas seguinte as "regras" consigo encontrar determinadas diferenças. Mas como se costuma dizer, a excepção confirma a regra, portanto... Vamos começar.

 

O macho (primeira foto) tem a 7ª espinha da barbatana superior, mais curta, e a extremidade da barbatana superior mais alongada e em bico. Tem as cores mais desenvolvidas, e a risca lateral (que não se vê em nenhuma das fotos que eu tenho), não tem qualquer corte, é continua desde a cabeça até a barbatana anal.

 

A fêmea (segunda foto) tem as espinhas da barbatana superior todas no mesmo tamanho (macho tem a 7ª menor), o final da barbatana é mais curta e arredondado. As cores são mais claras, e quando apresenta a risca lateral, esta tem pequenos cortes, correspondendo os mesmos ás linhas verticais da época de acasalamento.

 

Falando também do tamanho de ambos, que é notoriamente diferente. Isto é o mais subjectivo, pois o menor poderia ser menos desenvolvido, logo não ter crescido tanto, mas penso que não seja por ai.

E por fim, já não é a primeira espécie que tenho, e já tive macho no mesmo aquário, e a nível de comportamento, é completamente diferente. Nos casos em que tive mais que um macho no aquário, andavam constantemente em perseguições, e lutas mais ou menos violentas, mas lutavam. Neste caso, apesar do maior andar atrás do mais pequeno, não é em lutas, mas sim harmoniosamente, coisa que não aconteceria caso fossem dois machos. Já para não falar das "danças" do macho perante a fêmea.

 

Mas como eu disse, não sou um expert, e posso muito bem estar errado. E volto a frisar, que a excepção confirma a regra, mas neste caso, teriam que ser muitas excepções no mesmo individuo para que este, o mais pequeno, fosse de facto macho, e não uma fêmea como eu afirmo.

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E após este mini testamento, vou aqui deixar algumas fotos actualizadas, depois da mudança de layout:

 

Geral:

 

dscf0304mr.jpg

 

O coco onde os meninos gostam de estar:

 

dscf0305k.jpg

 

E agora um mini vídeo do comportamento deles juntos (não consigo por no tópico)

 

 

E por fim duas fotos dos dois juntos, onde se vê notoriamente a diferença de cores entre ambos:

 

dscf0319h.jpg

dscf0320m.jpg

 

Já agora, posso dizer que andam red cherry por aqui perdidos, acho que lhe vou juntar mais uns quantos.

E ainda estou a ponderar na hipótese de pôr uma espécie de Dither Fish, um cardume por onde eles se possam "guiar" quanto a perigos. O maior problema é o tamanho do aqua. Ou seja são 27L brutos, para dois apistos, mais um mini cardume.. Estava a pensar em arranjar uns peixes de cardume, e fazer um cardume de 4/5 unidades (sei que é muito pequeno, mas melhor não dá...)

 

Portanto, uma mini actualização da flora:

5 anúbias nana;

1/2 dose de musgo de java;

1 bola de Aegagropila Cladophora

1 mini pé de feto de java windelov

 

E também uma actualização da faunda:

2 Apistogrammas sp "steel blue"

15 red cherries (14 introduzidos hoje, por isso ainda tenho a certeza do número :P )

E para já mais nada, ainda a ponderar:

3 ou 4 peixes de cardume pequenos (iriatherina werneri, microrasbora galaxy/erythromicron/kubotai)

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de teoricamente ser complicado distinguir sexos em ciclideos, consegues sempre ver diferenças, quando comparas um que tu sabes o sexo garantidamente (como o caso do macho) e perceber que o outro dificilmente será um macho pois a sua morfologia é completamente diferente :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não será facil a reprodução entre hibridos. Inicialmente também achei que se tratava de dois machos, mas nestas fotos vê-se bem uma das grandes diferenças entre machos e fêmeas de uma grande parte das espécies de Apistos. A barbatana dorsal, do macho é pontiaguda e alongada. Na fêmea nota-se bem o formato curto e arredondado. Quanto ainda são juvenis, nos Hongsloi que tenho em casa por exemplo, esta é a unica diferença flagrante em que me posso basear.

 

Macho:

dscf0227z.jpg

 

Fêmea:

dscf0280g.jpg

 

 

Boa sorte com eles e vai dando novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais leio sobre esta espécie, mais penso que são híbridos, quanto mais penso sobre eles, cada vez mais concluo que não o são

Como diz no artigo que eu postei aqui, ainda ninguém "reclamou" a sua descoberta, o porquê de serem sp. O que de facto é estranho, pois se alguém os tivesse descoberto, queria certamente garantir que eram descritos o mais brevemente possível. Mas ao pensar, híbridos normalmente não cruzam entre si, as fêmeas são estéreis, logo não existe descendência. Mas ao mesmo tempo o artigo diz que de facto existe descendência, apesar de ser fraca. Logo a partida não serão híbridos. Mas como disse anteriormente, a excepção confirma a regra, logo poderão ser dos poucos híbridos que criam entre si.

 

Não será facil a reprodução entre hibridos.

 

Fácil não será, mas aqui está a "piada" de tudo isto, uma nova aventura, um novo desafio. É a base da aquariofilia, pelo menos para mim. Aventura e dasafios.

 

Inicialmente também achei que se tratava de dois machos, mas nestas fotos vê-se bem uma das grandes diferenças entre machos e fêmeas de uma grande parte das espécies de Apistos. A barbatana dorsal, do macho é pontiaguda e alongada. Na fêmea nota-se bem o formato curto e arredondado.

 

Normalmente, é sempre uma das grandes diferenças, a barbatana dorsal. Pelo menos com a pouca experiência que eu tenho com ciclideos anões.

 

Irei manter este tópico o mais actualizado possível. Queria também mudar novamente o layout deste aquário, pois não gosto muito da ideia da akadama, preferia arranjar areia de sílica, ou areia amazónica. Não que eles sejam selvagens, porque mesmo que não sejam híbridos, quase garantidamente não são selvagens. Mas sim pelo facto de ser mais fácil a manutenção do aquário, para não deixar entrar para a camada inferior lixo, como os dejectos dos peixes, ou restos de comida.

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei não :P se puser sílica, mudo a akadama para uns CR's que vão chover cá pa casa :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, que dither fishes uso neste aqua? Tenho que começar a pensar mesmo nisso

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas existe algures um topico elaborado pelo Daniel Almeuda que explica bem que tipo de peixes podem/devem ser usados e existem la tambem alguns exemplos concretos. da uma vista de olhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu já vi esse tópico, mas o problema é que este aqua é muito pequeno, o que quer dizer que não sei ao certo o que poderei usar pelo tamanho...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 27L brutos (30x30x30)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais