Duvida/Curiosidade


R918

Recommended Posts

Boas pessoal, estive a ver aqui muita informação mas ainda tenho algumas duvidas...

 

os camarões fazem limpeza de "porcarias" no aquário e os caracóis fazem limpeza das algas, é isso??? é necessário ter ambos no aquário????

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... podem confirmar o nome deste camarão por favor?

 

 

dscf4164s.jpg

 

Comprei-o como caridina mas já vi que há muita variedade.... podem confirmar a espécie por favor....

é transparente e tem um "ponteiro"na frente da cabeça, ligeiramente avermelhado...

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões são detritívoros e também gostam de algas, mas não são nenhum filtro ;).Caracois são sempre bons para limpar os vidros e comer restos de comida. Necessário não é, é tudo uma questão de gosto.

 

O camarão da foto deve ser um Caridina gracilirostris, mas só vendo uma foto melhor.

 

Vê a ficha do Caridina gracilirostris.

Editado por Ricardo.Fonseca
Link não funcionava
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, então o que eu gostava de saber é que camarões e caracóis se dão num aquário comunitário...

 

Aquário de 50L com temperatura 26 e ph 7

Com guppies e uma Corydora :animal_fish:

 

Agora vai sofrer alterações pois vou tirar as plantas artificiais para por reais...

 

mas ando já a pesquisar e ouvir opiniões para ter tempo de avaliar tudo para não por em risco nenhum dos meus meninos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pela dica... e quanto ao resto alguém me sabe dizer??

 

então o que eu gostava de saber é que camarões e caracóis se dão num aquário comunitário...

 

Aquário de 50L com temperatura 26 e ph 7

Com guppies e uma Corydora :animal_fish:

 

Agora vai sofrer alterações pois vou tirar as plantas artificiais para por reais...

 

mas ando já a pesquisar e ouvir opiniões para ter tempo de avaliar tudo para não por em risco nenhum dos meus meninos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não tens problema nenhum e que são compatíveis.

 

não percebi???

 

os camarões que tinha já foram mudados de casa pois a corydora atacava-os e a corydora vai mudar-se para a semana, vai para outro aquário (para junto da familia)

 

estou a querer saber que tipo de camarões e caracóis se dão entre eles e em aquários comunitários???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Primeiro tens que definir o que entendes por comunitário indicando que tipo de espécies de peixes pretendes ter.

Os camarões, de um modo geral, assumem dimensões relativamente reduzidas especialmente quando são recém-nascidos, logo são presas apetecíveis para muitos dos peixes que podemos ter num aquário.

Disseste que a corydora estava a atacar os camarões. Tens a certeza disso ou era apenas um chega para lá e deixa-me comer em paz?

Para teres camarões em conjunto com peixes é fundamental que lhes dês esconderijos, tendo sempre em consideração que dificilmente irão exigir os seus comportamentos em pleno, já que há sempre uma ameaça.

É igualmente bom que tenhas um aquário com plantas naturais, preferencialmente que inclua musgos na constituição de forma a permitir que haja mais alimento para os camarões e porque eles acham piada andar por lá. Normalmente eles são detritivoros (de um modo geral) e alimentam-se um pouco por todo o aquário.

Se não tens grande experiência primeiro diz o que pretendes colocar no aquário e logo se vê que espécies de camarão serão recomendáveis para ti.

Em relação aos caracóis há vários tipos. desde os que passam a vida a comer algas, aos que comem plantas ou remexem o substrato. Neste caso precisas igualmente de referir qual o papel que pretendes que eles desempenhem...

Resumindo, podes por camarões e caracóis num comunitário, desde que seja muito bem pensado e estudado. Isto se quiseres ter um aquário saudável e que permita que os animais vivam em alguma harmonia.

 

Cumps.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada pelas indicações....

 

 

Disseste que a corydora estava a atacar os camarões. Tens a certeza disso ou era apenas um chega para lá e deixa-me comer em paz?

 

não sei se é derivado a não ter muitos esconderijos e os camarões gostarem do esconderijo onde a corydora adora estar... e ela espulsa-os, mordendo (acho) e de momento os 3 que tinha morreram, estavam na muda e não sei se por isso não resistiram...

 

 

Primeiro tens que definir o que entendes por comunitário indicando que tipo de espécies de peixes pretendes ter.

 

No aquário só vou ter guppies, os camarões e os caracóis... e eventualmente umas molys ou espadas (esta parte ainda está em estudo, mas os guppies são certos)

 

 

Em relação aos caracóis há vários tipos. desde os que passam a vida a comer algas, aos que comem plantas ou remexem o substrato. Neste caso precisas igualmente de referir qual o papel que pretendes que eles desempenhem...

 

Eu gostava de ter uns que comam algas (e já li sobre também limparem os vidros)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá então por partes.

Primeiro e antes de mais, recomendo que pesquises e muito. É bom pedir conselhos, mas o melhor de tudo é nós próprios metermos mão à obra e recolher o máximo de informação possível.

 

O facto de andarem a competir pelo mesmo espaço pode não ser bom para os camarões. Tenho que ser sincero que não tenho experiência nenhuma no tipo de camarões que tinhas, por isso não te posso ajudar especificamente com estes bichitos.

Infelizmente a primeira experiência não correu muito bem, o que é uma pena :(

 

Antes de voltares a colocar mais, estuda como vais preparar o aquário. Se és principiante, recomendo que apostes nos Red Cherry, já que para mim são a máquina de combate dos camarões. São os que aguentam mais disparates e têm uma taxa de reprodução jeitosa. Mas antes vê os parâmetros da água e a que espécies se adequa. Aproveita para arranjar umas plantitas que eles agradecem sempre.

 

Guppies, espadas, mollies e companhia podem não ser os melhores companheiros dos camarões, mas se tiveres um aquário bem pensado são capazes de conviver.

Tens também de escolher bem o filtro para os camarões. Protege bem a saída de água para evitar que sejam sugados.

 

Relativamente aos caracóis, já tive Neritinas e fizeram bem o seu serviço. No entanto têm o inconveniente de fazerem posturas de ovos um pouco por todo o lado e ficam bem agarrados.

 

É muito complicado de te estar a aconselhar mais porque o tema é muito vasto. Pesquisa um pouco mais e tenta arranjar questões mais especificas para o pessoal te ajudar.

vê bem o que gostas e o queres ter no aquário e depois vem cá por o que decidiste para darmos uma opinião. Nunca te esqueças que o aquário vai ser teu, para o desfrutares e cuidares. Planeia antes de executares para poderes proporcionar uma boa vida aos teus novos inquilinos. ::D:

 

Cumps

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais