Viabilidade de projecto


Recommended Posts

Boas pessoal, iniciado a pouco tempo nestas lides da aquariofilia, estou a iniciar um projecto mais ousado em aqua doce, mas como nos queremos sempre mais e os salgados sempre foram uma paixao, pensei em iniciar com poucos custos e aproveitando o que tenho, entao o que tenho:

 

Como quando iniciamos e sem procurar onde a primeira compra sao Kits, eu tenho este Kit:

 

http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cfm?CAT=1&SUBCAT=111&PROD_ID=01105060030101

 

E tenho ainda um cubo da marina que num primeiro pensamento, pensei numa mini sump

 

Bem, na verdade o preposito para o qual o comprei ate esta satisfatorio, mas se fosse hoje acho que com o preço dele ja fazia um nanoreef de 40L no minimo (40x40x40) xD

Então as minhas perguntas são:

 

Estas medidas sao razoáveis para manter alguma coisa?

 

As outras veem por acrescimo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As medidas não são más, a questão está na litragem do aquário. Um aquário de 40 litros é um nano aquário em água salgada, e um nano aquário é muito mais difícil de manter em condições do que um aquário de 200 ou 300l. As oscilações nos parâmetros são muito maiores, a margem de erro é muito menor e o espaço limita o tipo de peixes a adquirir.

 

Não quer dizer que não o consigas fazer... mas posso dizer-te que precisas de alguma experiência ou algum conhecimento (alguma leitura) para conseguires um nano com sucesso. Se estiveres disposto a ler e aprender não deverá ser problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio, obrigado pelas dicas :D

 

Só um reparo as medidas que tenho actualmente, infelizmente, é do Fluval Chi, ja me disseram que conseguia fazer algo, mas talvez peque pelo curto comprimento, nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um coral e um peixe pequeno dá nessas condições (penso eu de que.....).

Evita as anémonas e com uma caixa plástica fazes-lhe um aumento de litragem de água ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... é demasiado curto no comprimento e largura, embora o maior problema ser mesmo a litragem. Se fizeres alguma pesquisa na nossa secção de nano aquários verás que muitos dos que tentam estes tipos de aquários já têm alguma experiência em aquariofilia de salgados... e muitos têm de improvisar nos equipamentos. Os equipamentos para nano reefs começam agora a ser mais abundantes mas continuam a não ser a "main stream", o que torna difícil começar um com equipamento adaptado.

 

Eu aconselhava-te a leres alguma coisa sobre o assunto e ver se estás preparado para o salto...

Editado por Sérgio Carmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Fluval é bastante engraçado, mas para água doce.

Água salgada podias colocar corais moles, um camarão e um peixe de pequeno porte, no máximo, mas ias ter problemas de algas e tudo mais. Eu preferia ir para algo maior, e os custos nem são muito maiores a nível de equipamento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem pessoal consegui um nanozito, um cubo de 40cm, ja suporta cerca de 50L, na melhor das hipoteses ja consigo manter um casal de palhaços :)

A minha duvida prendesse com usar ou nao escumador, ja li que uma TPA semanal de 10% evita o escumador neste litragem, mas nao me livro de um filtro de carvao e anti fosfatos, que acham? no caso de usar escumador, existe algum no minimo silencioso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas para 50 litros mesmo com tpa´s aconselho mesmo o uso de escumador, em termos de escumadores vais ter sump ? ou nao ?

 

Embora o movel de para o fazer sem alteraçoes nao estou a contar fazer pois o maximo que conseguia seria ai 30x30x20(altura), e penso nao compensar pois so iria aumentar o barulho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que site recomendas que tenha toda a gama da deltec? os que conheço teem só gamas altas nao tem hang on :/

 

site assim nao sei . mas hang on tens o mce300 e o mce600 ja tive um mce600 e é muito porreiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

site assim nao sei . mas hang on tens o mce300 e o mce600 ja tive um mce600 e é muito porreiro.

 

E a nivel de barulho?

 

Alem do preço nao havera um escumador com menos litragem logo mias barato é que o aquario so vai ter 50L eles aconselham este para 450L :P

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a nivel de barulho é silencioso. podes sempre colocar um mais fraco , mas quanto mais escumaçao tiveres melhor a qualidade da agua do teu aquario.. se tens 50 litros podes colocar na boa um de 450 ate porque mais tarde se quiseres trocar de aquario podes sempre aumentar a litragem sem ter que recorrer a outro escumador.. ou seja poupas dinheiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a nivel de barulho é silencioso. podes sempre colocar um mais fraco , mas quanto mais escumaçao tiveres melhor a qualidade da agua do teu aquario.. se tens 50 litros podes colocar na boa um de 450 ate porque mais tarde se quiseres trocar de aquario podes sempre aumentar a litragem sem ter que recorrer a outro escumador.. ou seja poupas dinheiro...

 

Tenho um em segunda mao em vista que me parece bem, mas este escumador necessita de alguma bomba?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao este deltec que te referi tanto um modelo como o outro ja vem prontos a funcionar...

 

Há ok mas trans uma bomba dentro certo? pergunto porque a pessoa diz que vende todo o conjunto com a bomba, ou seja traz uma bomba de origem certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim os deltec tem a bomba dentro do escumador ...

 

ok por 130€ parece-me um preço razoavel para o equipamento :)

É diferente de 20€ por exemplo a minha pergunta é, mais tarde se aumentar e para 140x60x50 logo este deltec nao chega valera mesmo apena para manter o nano?

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é o deltec é o mce 300 ou o 600 ? se vais passar para mais tarde para algo desse tamanho o deltec ja nao te vai dar pois vai ficar muito ha pele ...

 

é o 600, pois a minha questão é mesmo essa nao pondo em duvida que este mantinha o nano impecavel nao conseguirei por menos comprar algo que me mantem igualmente o nano sem problemas?

 

Eu tenho um 140x60x50 que vou começar com ciclidios, por isso mais tarde se mudar para salgados e neste, onde vou ter sump e isso tudo..entendes o que digo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim. se estas a pensar mudar n futuro , podes sempre comprar algo mais baixo.. mas tem atenção porque se compras algo k nao escume bem depois vais desanimar e ai ja nao vais querer passar para um maior porque tens algas no aqua , tens de estar sempre a limpar etc etc.. um escumador de maior capacidade so tras beneficios... os deltec tambem se custumam vender bem mesmo em segunda mao.. mas claro a nossa carteira é que manda.. se tens 50 compra algo para 150 litros ou 200 litros ja ficas bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim. se estas a pensar mudar n futuro , podes sempre comprar algo mais baixo.. mas tem atenção porque se compras algo k nao escume bem depois vais desanimar e ai ja nao vais querer passar para um maior porque tens algas no aqua , tens de estar sempre a limpar etc etc.. um escumador de maior capacidade so tras beneficios... os deltec tambem se custumam vender bem mesmo em segunda mao.. mas claro a nossa carteira é que manda.. se tens 50 compra algo para 150 litros ou 200 litros ja ficas bem...

 

Pois a questao é essa e o deltec ate me agradou pois tem espaço para filtro e tudo, mas por 130€ compro um escumador dentro dessa litragem, por exemplo: http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=700 e compro o termoestato e um filtro de mochila...mas se o deltec for mesmo a melhor opçao estou tentado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais