Dúvidas - nova montagem


sivvs

Recommended Posts

Boas,

 

há 3 anos montei pela primeira vez um aqua, mas as coisas não foram correndo muito bem, vários peixes morreram e fui desmotivando bastante, pelo que há um ano que estava já inativo. Resolvi recomeçar agora a ver se desta vez corre melhor.

 

A minha ideia era ter só escalares e tetras (talvez também uma equipa de limpeza, ainda n tenho a certeza). O aqua está cheio há 2 dias com os filtros a funcionar e tem 3 plantas cujo nome infelizmente n sei. É um aquário de 120 litros e a temperatura neste momento está nos 26ºC mas depois vou manter a 27º por causa dos escalares. Ainda não comprei nenhum peixe.

 

As minhas dúvidas são: o substrato é o mesmo que tinha no aquário antigo (lavei tudo e fervi). Na altura tinha comprado fértil para plantas mas depois de todo este tempo e lavagens n sei se ainda tem alguma utilidade. Devo aguardar algum tempo até colocar os peixes? Quanto? Medi o pH e está a 7,5 , eu sei que convém baixar até 6,8 , mas depois de conseguir esse valor posso logo colocar peixes? Tencionava esperar um mês para colocar os peixes. A minha preocupação neste momento são as plantas, porque devem precisar de fertilizante (noto que uma delas está ligeiramente mais murcha) e nunca usei, não sei bem como devo fazer em relação a isso.

Eu li que se deve colocar um peixe resistente para iniciar os ciclos, que peixe devo colocar para pH a 6,8? Ou coloco agora já um com outro pH para iniciar já os ciclos?

 

Se me pudessem ajudar era ótimo. Aguardo respostas.

 

Obrigada.

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo antes de mais bem vindo, um dos principais motivos para as coisa não correr bem é a falta de calma, antes inserires qualquer peixe tens que fazer o ciclo do Ozoto tenta ler sobre isso é o ponto mais importante para teres suporte de vida dentro do teu aquario, se não o fizeres ou ficar mal feito terás sempre baixas e outros problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já andei a ler alguma coisa. Na altura em que montei o aqua pela primeira vez não tive em conta nada sobre ciclo de azoto, etc, provavelmente foi por isso q não correu bem, agora estou a ir com mais calma, a minha ideia é só colocar peixes ao fim d um mês. Ajuda se eu deitar alguma comida por dia, certo? É quanto às minhas plantas?

 

Já agora, aqui está uma foto do aqua. Está muito simples, mas mesmo para limpeza depois será mais fácil para mim.

http://www.flickr.com/photos/77383005@N03/6935324175/in/photostream/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já andei a ler alguma coisa. Na altura em que montei o aqua pela primeira vez não tive em conta nada sobre ciclo de azoto, etc, provavelmente foi por isso q não correu bem, agora estou a ir com mais calma, a minha ideia é só colocar peixes ao fim d um mês. Ajuda se eu deitar alguma comida por dia, certo? É quanto às minhas plantas?

 

Já agora, aqui está uma foto do aqua. Está muito simples, mas mesmo para limpeza depois será mais fácil para mim.

http://www.flickr.co...in/photostream/

 

Boas amigo quanto ao ciclo sim fazes bem dar o seu devido tempo, tens que dar um pouco de comida de 2 em 2 dias mais o menos para alimentares as bactérias nutritivas...

 

Quanto ao aquario retira aquelas conchas, pois certamente são de origem calcaria e vai fazer subir o ph e também te vai alterar outros parâmetros da agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que pena, eu q achava piada às conchitas... mas tem razão, já foram fora, obrigada ;)

 

em vez de as conchas metes umas pedras e fica natural e esteticamente fica muito melhor amigo, se não queres problemas para o futuro fizeste bem, também podes usar troncos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, no filtro tenho uma esponja azul e tenho filtro branco mais carvão... quanto ao substrato... posso deixar assim ou preciso de dar uma ajudinha às plantas? se forem precisas fotos mais aproximadas de alguma coisa ou mais info, digam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já andei a pensar no tronco... mas ainda n consegui arranjar nenhum decente (queria ver se não comprava e se conseguia encontrar algures por aí... :P)

 

Qualquer alteração que achem necessária digam, se for preciso desmonto aquilo tudo e volto a montar, desta vez quero que corra tudo direito.

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já andei a pensar no tronco... mas ainda n consegui arranjar nenhum decente (queria ver se não comprava e se conseguia encontrar algures por aí... :P)

 

Qualquer alteração que achem necessária digam, se for preciso desmonto aquilo tudo e volto a montar, desta vez quero que corra tudo direito.

 

Se estas com essa vontade toda é bom ;)

 

Uma dica não necessitavas de tanto areão ;)

 

se quiseres tenta arranjar troncos de videira e faz o devido tratamento sempre poupas uns trocos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

Eu gostava de poder ajudar, por isso vou fazer umas perguntas parvas:

 

1. qual é a capacidade do aquário que tens (ou as medidas)?

2. que filtro tens?

3. estás a usar CO2?

 

 

Outros assuntos:

 

1. tens carvão no filtro? Para quê?

2. os difusores de ar é para quê?

3. em relação à "equipe de limpeza" acho que deves ter, afinal gostas de morar numa casa limpa.

 

 

Boas amigo antes de mais bem vindo, um dos principais motivos para as coisa não correr bem é a falta de calma, antes inserires qualquer peixe tens que fazer o ciclo do Ozoto tenta ler sobre isso é ...........

 

Mas tenta ler mais sobre o ciclo do Azoto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. qual é a capacidade do aquário que tens (ou as medidas)?

2. que filtro tens?

3. estás a usar CO2?

 

 

1. A capacidade é de 120 litros

2. pá, o filtro neste momento é uma esponja azul e filter watte prodac.

3. não, não estou... o que me aconselhas em relação a isso?

 

1. tens carvão no filtro? Para quê?

2. os difusores de ar é para quê?

3. em relação à "equipe de limpeza" acho que deves ter, afinal gostas de morar numa casa limpa.

 

 

1. pá... sinceramente porque me disseram que era muito bom para o aqua, mas também já li que só se deve usar depois de se darem medicamentos...

2. devo retirar? julguei que, para além do efeito estético, contribuiriam também para o CO2 + O2

3. sim, tenho de pesquisar a ver que peixes para limpeza se darão melhor com os escalares

 

Mas tenta ler mais sobre o ciclo do Azoto ;)

 

Já andei a ler, mas há aqui tanta coisa que uma pessoa perde-se :P

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dica não necessitavas de tanto areão ;)

 

se quiseres tenta arranjar troncos de videira e faz o devido tratamento sempre poupas uns trocos ;)

 

Posso retirar algum areão... mas em relação aos nutrientes que as plantas poderão retirar dele não afeta em nada?

 

Já agora, para tratar o tronco como faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso retirar algum areão... mas em relação aos nutrientes que as plantas poderão retirar dele não afeta em nada?

 

Já agora, para tratar o tronco como faço?

 

Penso que deveras fazer umas mudança em relação ao equipamento, é muito importante sabermos qual a potencia do teu filtro...

 

Em relação ao tronco basta deixar secar, ou já encontrares um seco, dar umas fervuras limpar (retirar a cascas) e deixar uns tempos submersos, desde já aviso que da um pouco de trabalho ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tronco vai ter de ser fervido umas vezes, e colocado em agua (eu prefiro quente) e todos os dias deve mudar a agua até que a libertação de tanina diminua (não é prejudicial aos peixes como tetras , mas desce o ph e torna a agua cor de chá).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens mesmo filtro? então onde metes as matérias filtrantes?

 

Na foto da-me a ideia que tenhas um biobox na lateral esquerda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh, que estupidez a minha, tinha percebido mal, peço desculpa!

 

Filtro: Pump 400

ca. 400 L/h

220-240 V ~ 50 Hz

 

Acho que é isto. Peço que tenham paciência comigo, isto no início é mais complicado. :P

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico... é que este filtro veio com o aqua, ou seja, supostamente devia ser adequado para ele, enfim... tenho d tratar disso. E o material filtrante basta o que eu tenho? Retiro o carvão?

 

Retira o carvão e coloca cerâmicas :)

 

Os kits são assim, sempre mal feitos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho vivamente a trocar o filtro se poderes para escalares acho que fica mesmo muito a desejar e de preferência para externos...

 

Mas como sempre é só minha opinião ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho vivamente a trocar o filtro se poderes para escalares acho que fica mesmo muito a desejar e de preferência para externos...

 

Mas como sempre é só minha opinião ;)

 

porque é que os externos são melhores? (isto é so para aumentar um bocado o conhecimento tbm e perceber pq é q faço as coisas... ;p) O problema disto é que é um bocado par o caro :s

 

Também vou então retirar o carvão e colocar as cerâmicas.

 

E quanto ao fertilizante? será necessário?

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto: comprar filtro externo com ca. igual ou superior a 600 l/h, estou aqui a fazer a lista lol... Mas porque é que os externos são melhores? (isto é so para aumentar um bocado o conhecimento tbm e perceber pq é q faço as coisas... ;p) O problema disto é que é um bocado par o caro :s

 

Também vou então retirar o carvão e colocar as cerâmicas.

 

E quanto ao fertilizante? será necessário?

 

 

 

Os externos são melhores porque são mais eficazes no que é pedido, são mais fácil de limpar, não tens a necessidade de andar com as mãos dentro de agua, normalmente tem mais "calde" de limpeza, mais espaço para matérias filtrantes, normalmente quando fazem filtros internos preocupam-se em fazer o menor tamanho para não ocupar muito espaço dentro de um aquario só com isso já ficamos a perder em muitos especto....

 

Quanto a fertilizares, é necessário saberes que plantas tens, para isso faz um tópico com fotos das plantas na sessão de plantas para o pessoal te ajudar a descobrir que plantas tens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta ver os da EHEIM CLASSIC 2213 ou o 2215 essa marca tem um feedback muito bom ;)

 

Os externos custo sempre um pouco mas, na tua litragem penso que tenha mesmo que ser...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.