Mudança de cor de Auratus


João Matos

Recommended Posts

Olá a todos aqui estou eu com mais uma duvida, tenho dois auratus que quando era "novinhos" tinham os dois a parte de baixo amarela mas com o tempo começaram a ficar escuras. Pelo o que o pessoal me disse são dois machos e a partir da mudança de cor começaram as lutas mais intensas, principalmente um é maior que o outro. Qual não é o meu espanto que hoje reparei que o que costuma levar porrada está novamente a ficar amarelo. O que se passa será que são mesmo os dois machos? Alguem sabe me dizer alguma coisa? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Em primeiro lugar, peço-te que utilizes os nomes cientificos correctos...

Ao dizeres "auratus" poderás estar a referir-te a mais que uma espécie. Assim, quando te referires ao "auratus", refere-te ao nome cientifico completo: Melanochromis auratus.

 

A mudança de cor amarelo -> preto verifica-se quando os M. auratus atingem a maturidade sexual. Esta mudança verifica-se apenas nos machos, sendo que as fêmeas mantém a cor de jovens. Geralmente a passagem amarelo -> preto dá-se aos 6-9 meses, mas pode dar-se mais tarde caso seja um aquário com muitos machos e um macho dominante (por exemplo o pai dos jovens).

Após a mudança, é frequente que alguns machos "voltem" á coloração de jovens, especialmente se forem atacados, como forma de se protegerem dos ataques.

 

Assim, deverás ter 2 machos...é apenas uma questão de esperares para ter a certeza. Aconselho-te a comprar 2 fêmeas, e livrares-te do macho dominado.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais