Artemia como alimentar


pmpg98

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho vindo a ler vários tópicos sobre o assunto mas subsiste uma dúvida que espero que consigam esclarecer, desde já um grande obrigado por toda a ajuda...

 

Os escalares colocaram uma postura e como ainda estão no comunitário retirei os alevins para uma maternidade, pequena, fiz eclodir artémia que já está pronta, mas o problema é ela está em agua salgada, como separar aquilo que é minusculo da agua salgada, ou coloco mesmo a água salgada?

 

Não fica a agua demasiado salgada para os alevins?

 

Decidi congelar alguma numas covetes para poder ir alimentando mas a agua que está a ser congelada era a agua que serviu para criar a artemia ou seja salgada, estou a achar que a maternidade vai ficar mais para um reef que para criação de alevins :)

 

Já agora uma outra dúvida, tenho dado um pó "first bites" só que suja muito o aqua mas para aspirar o mais normal é virem uns quantos alevins, será que devia colocar uma pequena equipa de limpeza tipo umas caracoletas (planorbis ou ampularias)? esse também sujam mas vão comendo os restos de comida...

 

Ver se estes vingam...

 

Pedro Gil

MUITO Obrigado por toda a ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

existem os crivos para lavar a artémia recém eclodida, ou então em falta de isso podes utilizar um filtro de café de papel, daqueles para fazer café em máquinas de balão.

 

Colocas a artémia no filtro de papel ou no crivo e lavas a artéria com agua doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Raccar,

 

Portanto esta que agora tenho congelada é melhor não dar? senão o sal vai estragar o aqua maternidade não é?

 

Mas esses crivos não ficam os ovos também? se calhar devo tirar com a seringa e passar no crivo, será isso?

 

grande chatice uma eclosão de artemia para o galheiro :( espero é que os alevins não moram de novo de fome :(

 

Obrigado

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma!!!

 

a que tens congelada podes por no filtro e descongelar com agua do aquário, e depois de descongelada lavas com agua doce.

 

Onde é que estas a eclodir a artéria?.

 

Vê na minha assinatura os meus alvins e o que uso para eclodir artémia.

 

Eu utilizo duas garrafas pequenas de agua e um compressor de ar, utilizo duas garrafas com 2 dias de diferença, assim deste modo tenho sempre artémia recém eclodida para alimentar, quando a segunda está pronta, passo a dar dessa e faço uma nova na primeira, e assim sucessivamente.

 

Na foto podes ter uma ideia melhor, do sistema de artémia que montei.

 

Em ultimo caso tens uma alimentação da ocean nutricion que é artémia recém eclodida para dar aos alvins. Vém dentro de um frasco tipo em conserva, tem que de igual modo ser lavada.

 

Para recolher artémia o que faço é desligo a bomba e coloco uma lanterna a iluminar a parte de baixo da garrafa e passado 10 minutos os ovos estão a boiar e depois com uma seringa ou abrindo a torneira recolho a artémia do fundo da garrafa. A luz faz com que a artemia vá ter com a luz e assim fica concentrada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raccar,

 

obrigado pela ajuda...

 

Eu eclodi com uma garrafa de 2 litros, vou agora ver o teu link para ver o problema é mesmo como separar da agua salgada ...

 

Ver se hoje consigo arranjar um crivo mas não deve ser fácil...

 

Eu neste momento estou a dar-lhes JBL Artemia Liquida

http://www.wate-r-evolution.com/shop/comida-de-crescimento/44-jbl-nobilfluid-artemia.html

 

e também um pó da hikari "first bites"

http://www.petco.com/product/10906/Hikari-First-Bites.aspx

 

mas queria dar artemia recem eclodida porque li que era dos melhores alimentos...

 

Deixa-me ver se percebi eu tiro com uma seringa da garafa e deito no crivo ou filtro de cafe e depois passo com agua doce, assim lavo esse da agua salgada...

 

Eu também gostava de ter duas garafas a eclodir mas já uma a Maria olha de lado, por isso pensei em congelar e depois ir dando os cubos de gelo :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de uma de dois litros usa duas de 33cl como eu dá menos nas vistas eheheheh.

 

quando paras a oxigenação da garrafa, os ovos ficam a boiar, ao iluminares a parte baixo da garrafa com a oxigenação parada a artémia tem tendência a ir para a luz, depois com uma seringa com um bocado de tubo inserido puxas a agua do fundo da garrafa e vais ver que a cor da agua é laranja. Depois voltas a por a oxigenação a funcionar e deitas o conteúdo da seringa no filtro de papel, depois de estar escorrida vais regando a artemia com agua doce, faz isto umas duas vezes, depois a terceira vez que deitares agua doce no filtro, aproveitas para puxar a agua e a artémia já lavada e despejares no aquário.

 

Atenção ao parares a bomba de ar que convém teres no tubo ou um estrangulador ou uma torneira ou uma válvula anti retorno, isto par a a agua não vir pela mangueira e chegar ao motor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raccar,

 

Já sei que sou um chato :) e muito obrigado por toda a ajuda :) ver se consigo dar alimento aos bichos :)

 

Eu consegui eclodir e retirar só que não sabia como separar da agua salgada, só para ficar totalmente esclarecido a artemia passa pelo crivo/filtro de papel ou fica no mesmo? acho que já percebi, desculpa na terceira vez antes de escoar a agua toda tiro antes de escoar :) fixe vou tentar com um dos cubos de gelo que tenho :)

 

Obrigado vou dando noticias... De qualquer das formas já fiz TPA de 10% na maternidade...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de lavar a artémia tanto no crivo como no filtro podes fazer de duas maneiras:

 

No crivo obrigatoriamente tens que depois de lavar a artémia por agua doce, tens que lavar o crivo dentro do aquário de modo a dar de comer aos escalares, pois no crivo não acumula agua para poderes puxar a artémia.

 

No filtro podes fazer do mesmo modo lavar o filtro dentro do aquário depois da artemia estar lavada e escorrida, ou como no filtro, escorrer a agua demora muito mais tempo, com a seringa puxar a agua doce com que estás a lavar a artemia, que juntamente vem a artémia também de despejares o conteúdo da seringa dentro do aquário.

 

O Procedimento com a artémia congelada é o mesmo, descongelas o cubo, lavas e dás de comer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixolas,

 

Muito obrigado a todos, já ca tenho uns filtros de cafe e já dei uma primeira paparoca aos pequenos... que estão todos a dar ao rabo :)

 

Agora ainda tenho o problema da limpeza, o fundo está cheio de restos de comida que não me parece que seja muito bom, mas como vou aspirar aquilo sem arrastar metade dos alevins... ou acham que deixe estar estes restos que os tipos comem?

 

Obrigado

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não essa artemia é para ser aspirada com muito cuidado, aspira com a seringa, que é como faço se por acaso aspirares um pequeno voltas a coloca-lo no sitio, eu utilizo uma seringa para dar alimentação por sondas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

J´+a tenho o crivo :) e já descongelei um um cubo e tenho alimentado os pequenos assim...

 

O processo de limpeza por seringa é chato para caraças :) paciencia de jô :)

 

E já tenho artemia a eclodir que hoje já deve estar feita :) lá para as 24h :)

 

Quero agradecer-vos muito vamos lá ver se consigo manter este pequenotes, neste momento acho é que tenho o aqua muito sujo que os pós e o JBL liquido fez muita sujidade onde estão agarados os alevins... tenho tentado tirar mas eles estão agarrados :) não dá :(

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite a todos,

 

Já consegui alimertar os pequenotes, que até a barriga rosada ficam cheios de artemia :)

 

Já agora fiquei com uma dúvida, eles estão numa maternidade de cerca de 15l, para serem mudados para um aqua ainda que tenho de adquirir, queria com a altura própria para eles mas ainda não encontrei...

 

As TPA's tenho estado a fazer de cerca de 1l todos os dias mas que agua devo colocar do comunitário ou da torneira?

 

Cumprimentos e mais um grande obrigado...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Os meus escalarezinhos já estão com mais de um mês neste momento ainda num aqua transitório que não tenho o de 80l ainda montado para eles crescerem um bocadinho mais... Se for preciso ainda os coloco num cubo que por ai anda :)

 

DSCN6256.JPG

 

DSCN6255.JPG

 

Tenho por ai um video mas não sei como colocar online, tenho de ir ver no youtube

 

cunmps

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais