1º postura


AquaOne

Recommended Posts

Boas pessoal, então é o seguinte á coisa de 1 ano adquiri 2 escalares koi, e fiquei todo contente com a nova aquisição, não tinha esperanças no que toca a reprodução, vistos que a percentagem de obter um casal so com dois espécimes é 50% ou menos, mas para minha surpresa tenho um casal omg , reparei que era um macho e uma femea ontem, e hoje eles fizeram a postura ao meio dia, venho aqui mostrar os pais orgulhosos e a sua prole :P , vamos ver se isto pega eu sei quesendo a primeira postura muita coisa pode correr mal :wacko: , mas só o tempo o pode dizer , sei é que em caso de nascimento ao menos estou preparado com aquário suplente e um DIY para chocar artémia, bem eu não vos maço mais com a conversa aqui estão as fotos:

 

os pais no momento da postura:

 

dsc00084lo.jpg

 

 

dsc00089iz.jpg

 

 

dsc00087hp.jpg

 

não sei quantos ovos são mas um deles ja ficou todo branco(fungo ou não fertilização?) os restantes estão bem, vamos lá ver no que isto dá, aceito comentários e sugestões, tenho estado a observar o comportamento dos escalares ainda não limparam o ovo branco mas tem estado sempre a "arejar" os ovos =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantem alguma luz acesa no aqua. Ajuda os pais a verem os ovos para os poderem arejar e proteger.

 

Quanto ao ovo branco, nem sempre os pais comem esses ovos estragados, por isso pouco podes fazer pouco em relação a isso.

 

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles normalmente fungam pois nao estavam fecundados... pois nas primeiras posturas é dificil, pois os pais sao enexperientes e não comem os ovos fungados (e assim os ovos fungam todos) ou entao quando apagares sao todos comidos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parabéns, pela maneira como os escalares estão a meter os ovos, não me parece que seja a primeira vez, isto porque pela minha experiência na primeira vez os escalares colocam os ovos de maneira desorganizada, mas isto foi o que aconteceu com os meus casais.

 

Ou eu não li ou não indicas se o casal está sozinho num aquário se tem mais fauna com eles. Indica isso para te pudermos ajudar, outra coisa é não andes sempre á volta do aquário, a nossa presença de volta do aquário para alem da necessária também faz com que comam os ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo e Dimota agradeço os conselhos, eu vou ver se arranjo uma luz fraquinha que fique ligada á noite a iluminar aquele cantinho no aqua, Obrigado Raccar, eles estão sozinhos não há ninguem que os chateie, a não ser eu, se não é a primeira então eu nunca vi as outras mas tambem nunca vi sinais de limpeza por parte deles como vi ontem não te sei dizer, mas confio na tua experiência acima de tudo quem sabe secalhar ja fizeram mais sem eu saber, relativamente ao movimento, e complicado devido á localização do aquário está junto á minha secretária e eu costumo passar horas sentado aqui a trabalhar, achas que é possivel que eles ja se tenham habituado á minha presença?

Editado por AquaOne
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm é possivel, o meu aqua esta no quarto e eles fazem posturas à mesma, e nao se assustam, já estao habiuados

Editado por Dimota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha experiência, a nossa presença perto do aquário não é significativa para a postura não vingar, o entusiasmo de tirar fotografias e andar sempre a espreitar isso sim faz com que uma postura vire comida, no meu aquário comunitário, que está na sala mesmo á entrada da porta, passa-mos a vida a passar pelo aquário e consigo com que um casal vingue os filhotes até adultos com uma taxa muito reduzida ( 1 a 2 escalares ), mas consigo, o outro casal come - me os ovos ao final do 3 a 4 dia, a luz durante a noite é 100% decisiva num aquário comunitário, já num aquário de reprodução basta um pequeno foco, tipo um led sobre a postura, alimentar 3 a 4 vezes os pais ao dia também ajuda a que eles não tenham tanta fome e comam os ovos, atenção à quantidade de comida. Visto estarem num aquário de reprodução podes por na agua um ati-fungo, isso ajuda a que os ovos que fungam não alastrem e acabe por estragar os ovos fecundados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Azul de metileno arranja-se em farmácias (algumas) e drogarias (se ainda as conseguires encontrar).

 

No forum aparecem pessoas a vender uma vez por outra.

 

 

Tbm podes colocar um anti-fungico, que é o que o azul de met é. A TetraMedic tem e outras marcas tbm.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez agradeço os vossos conselhos ::D: , vou ver se arranjo o azul de metileno, enfim um pequeno update, sobreviveu tudo á noite :thumbup3: deixei um pequeno foco de luz sobre os ovos para os pais os verem melhor e correu tudo bem, o ovo que provalvelmente fungou desapareceu durante a noite, provalvelmente foi limpo pelos pais, e os outros ovos estão todos bem continuam com um aspecto saudavel,os pais continuam muito atarefados a arejar a postura , bem por agora é tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso tambem se encontra nas farmácias ou devo perguntar na loja de aquarofilia que conheço? entretanto houve mais 4 ovos que fungaram mesmo com os escalares sempre de volta deles entretanto ja pus a ciclar o aqua suplente com agua do outro onde eles estão, so mesmo para estar preparado caso seja necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui o importante é fazeres tudo o que está ao teu alcance para que tudo corra bem, foi como já disse, nos meus casais um deles leva a postura até ao fim o outro come-me os ovos, o aquário é o mesmo. Sempre que passa um dia a probabilidade aumenta e também a experiência do teu casal como pais. Outra fase de os pais comerem os filhos é quando eles começarem a abanar a cauda, ainda agarrados ao saco vitelino, isto porque o movimento chama a atenção dos pais, Os pais podem colocar os ovos na boca e depois recoloca-los noutro sitio e daí pensares que ovos, ou peixes foram comidos. Não te esqueças de dar comida para evitar uma probabilidade de canibalismo. Eu crio escalares à coisa de ano e meio e cada vez que os meus casais fazem posturas aprendo alguma coisa e fico entusiasmado como se fosse a primeira vez que tenho uma postura no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem actualização da noite, ficaram brancos no total 9 ovos até agora contando com o que foi retirado por eles ontem á noite, agora e esperar para ver o que acontece durante a noite, os outros ovos continuam com bom aspecto, e os pais incansáveis, a ver se arranjo o esha 2000 para futuras proles, enfim amanha se houver alguma novidade boa eu ca a publicarei com fotos =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem fungaram uns quantos mas a boa noticia é que os outros ja eclodiram, os pais levaram alguns para as folhas da planta que tenho aqui conto 12 na planta, e pelo menos uns 20 ainda pegados ás paredes do filtro, nao vou tirar fotos agora que e para não causar disturbios, mas assim que chegue o quinto dia tiro umas e ponho aqui, entretanto ja fui buscar o esha 2000, e arranjei a artémia para ver se quinta feira meto a fazer cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são boas noticias, se os pais já andam a trocar os putos de lugar é muito bom, agora é como te digo ou tens muita sorte nos Escalares que tens ou de facto não é a primeira postura deles. Por norma as primeiras posturas não vingam, parabéns e continua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a inexperiencia deles revelou-se eles andaram a trocá-los de lugar mas quando eles caiam deixavam alguns escapar eu retirei alguns dos meninos que cairam e eles não apanharam(estavam ao pé da raiz da planta que tenho) para o aquário suplente, e não é que durante a noite desapareceram todos os que estavam ao pé dos pais.., enfim tenho 6 pequenotes no aquário suplente e até agora vão bem, os pais agora é esperar que eles façam nova postura, eu queria por fotos dos pequenos mas não consigo tirar uma de jeito vistos que eles são minusculos, a artémia vou por hoje ou amanha a eclodir qué para sabado ou domingo ter papa para eles vamos ver se isto corre bem, obrigado Raccar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes que muito provavelmente, teres andado com as mãos dentro de agua, pode ter sido fatal. Se o ambiente onde estiver os ovos não for de acordo com os pais o melhor para a postura, os próprios pais tratam de comer os ovos, tu ao colocares a mão dentro do aquário foste uma ameaça para os ovos e o resultado está visto.

Se tens 6 pequenos separados podes vir a fazê-los vingar na vida, mas o espectáculo de veres os pais a cuidar dos pequenos e veres uma nuvem de pequenos escalares a nadar à volta dos pais está perdido por agora. As posturas desde que mantenhas os parâmetros da agua bons elas vão-se continuar a dar.

 

Eu no meu aquário comunitário quando existem posturas dos escalares, não faço manutenção nenhuma só dou comida.

Para teres sempre artémia para os pequenos o melhor e teres duas criações com diferença de dois dias de diferença a fazer, assim tens sempre artémia fresca, e em abundância para os pequenos. Quando a segunda criação estiver pronta, mandas foras a primeira e começas de novo, e assim repetidamente durante um mês. as TPAs nos pequenos devem ser feitas com maior regularidade e em pequenas doses.

 

Existe por aqui no forum um Excelente trabalho de um criador de Escalares com essas indicações, assim que tiver tempo procuro, ou procura tu é um ficheiro em pdf.

 

Boa sorte com esses 6 que sobreviveram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sim talvez tenha sido asneira minha, enfim tou cá é para aprender, e com os erros aperfeiçoa-se , eu tenho pena de não poder ver os pais a criá-los, mas enfim agora é vingar aqueles 6 pequenotes, agradeço os teus conselhos Raccar, vou fazer isso então vou procurar esse documento tenho a sensação que já o vi por ai algures, enquanto andei a ver os tópicos por aqui, já agora diz-me mais uma coisa demora mais ou menos 2 semanas para haver nova postura certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim em média de 2 a 3 semanas, mas tu vais reparar logo pois eles vão começar a limpar o filtro outra vez e o ovopositor e espermoduto irão ficar á mostra.

 

Vai aqui a este tópico, e logo no inicio tens um ficheiro em pdf para descarregar, tens la tudo o que precisas de saber para reproduzir escalares, como os alimentares e esquemas das TPAs, etc.....

 

Sábes como fazer eclodir os ovos de artémia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa não ter respondido mais cedo mas não tive tempo, sim sei eclodir aliás ja está feito tenho artémia fresquinha para os meus meninos que estão muito bem de saude, eu bem que me parecia que eram 2 a 3 semanas, obrigado pelo link esse PDF vai dar jeito futuramente =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais