200 litros de invertebrados


wally

Recommended Posts

boas

 

-Neste momento tenho

aquario 100*40*50

2 t5 36 w

jbl e901

jbl mandao misturado com silica

co2

e alguma fauna e flora que agora nao interessa.

 

O que ando a pensar é fazer um plantado a serio a puxar para o aquascaping,

Pelo que tenho lido preciso de mais 2 t5 39w e um substrato a serio.

Eu ando a pensar em ada power sand 5kg e akadama devido ao peço senao ia para new amazonia.

Quanto a flora quero parvula blixya japonica e rotala sp greene umas altas para traz que ainda nao decidi

 

Queria que os mais entendidos me ajudassem para ver se a iluminaçao chega e se o substrato e o mais adequado.

Quanto a faunda quero apenas camaroes e uns neons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um equívoco. O que tu precisas é de um substrato fértil.

O Manado (que eu uso no meu 180L) serve perfeitamente como substrato inerte para o plantado e para os inverts.

Sugiro, por questões de custo, o JBL Aquabasis Plus como substrato fértil.

 

Nota que um plantado a sério pressupõe fertilizações o que pode ser fatal para muitas espécies de camarões.

Sem correres riscos, a única opção são os Red Cherries...

 

Boa sorte com isso. Ando há uma série de tempo a pensar se não faço um mega-aqua de inverts do meu 180L...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o meu manado tá cheio de silica, tenho de mudar, fértil quero o power sand, ainda tou a pensar em humus de.minhoca mas acho k vou para o Ada.

sim eu.sei k tenho de.ter cuidado mas quero tentar

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário tem 180 litros brutos, se vais fazer um plantado com flora exigente necessitas de uma média de 1 Wat por litro, logo precisas de 180 watts.

Se vais fazer um plantado com flora low tech então 90 watts são suficientes.

Neste caso para a primeira opção se tens duas T5 com 36 w cada uma, e vais meter duas t5 de 39 w cada uma isso dá 150 w no total, é pouco.

Se vais apostar em flora conforme já foi dito, e se queres mesmo entrar em plantados a serio, então convém apostares numa boa iluminação com lampadas entre os 6500 k e os 10000 k.

O problema são os invertebrados, com CO2 e fertilizações é sempre um risco.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"fauna e flora que agora nao interessa"

"ando a pensar é fazer um plantado a serio"

"só quero parvula blyxia e sp green"

 

Pensa bem no queres fazer.

Vai-te poupar tempo e dinheiro.

 

E fica mais fácil para a malta do fórum te poder ajudar tb ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 200 litros brutos.

 

Para esse aquário uma luz de 120 watts já faz muita coisa , supondo que os 40 cms são a profundidade. Quanto maior a litragem menor os watts por litro.

 

As plantas não Têm regras especificas de luz, para além de que cada planta é diferente . O meu conselho é veres as plantas que queres e depois então pensares na luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 150 watts de luz já deves conseguir manter a maior parte das plantas no hobby , desde que tenhas um bom substrato fértil, bem isolado por um bom interte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja me decidi em quase tudo, falta pouco para completar as minhas ideia e avançar para o projecto.

o tapete será de parvula porque é mais facil de tratar e tem um bom efeito, o unico receio é como a parvula é um bocadinho alta nao ver os meus camaroes.

Depoi blyxia japonica e sp green. quando disse depois mais alguma flora é porque ando a pensar nalgumas plantas com folhas grandes mas ainda n decidi qual.

a fauna é com crystal red e bee umas ampularias e uns neos ou cardinais.

Eu virei me para o fertil da ada por ser bom e 2 sacos de 2l acho k chega, fica em 50 euros, ou entao humus de minhoca que ontem vi 10 l por 3.5 euros mas pelo que li tenho de acrescentar nutrientes ao humus por isso prefiro nao arriscar.

 

Sim os 40 sao de profundidade e os 50 de altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi uma coisa, estas a planear tudo para que as plantas prosperem, se queres um aquário para camarões primeiro tens de pensar em criar boas condições para os camarões e só depois pensar nas plantas.

Assim estas a montar a casa pelo telhado..

 

Isto vai ser um aquário dedicado a camarões ou um aquário com camarões para enfeitar?

É que se vais fazer um plantado com peixes e camarões não faz sentido o tópico estar na área de montagens de aquários de invertebrados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quero dar as condiçoes ideais para os camaoes, os camaroes primeiro depois as plantas.

No entanto pelo que li os camaroes gostam de aquarios plantados.

Meti aqui o topico não para informar mas sim para me ajudarem, nao sou inconsciente ao ponto de fazer as coisas para nao dar condiçoes aos vivos que la meter. Sou humilde e quero aprender o maximo possivel para fazer uma coisa como deve de ser. Espero contar com a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, então peço as minhas desculpas, claro que vais ter a nossa ajuda, é para isso que aqui estamos ;).

 

Não ha nada que diga que os camarões gostam de aquários plantados, se observarmos os seus habitats, raramente existem plantas.

 

Porem se pudermos ter um aquário bonito, bem plantado e com poucas exigências melhor, até porque não convém andar sempre a remexer num aquário de camarões, é montar e deixar estar. Podes criar um aquário bonito sem plantas exigentes, se usares plantas fáceis como musgos, anubias, fetos, cryptos e muitas outras, não precisas de substrato fértil, o manado que tens chega bem. Se queres fazer um tapete tens a Marsilea hirsuta que é bastante fácil e com um efeito muito bonito, quando compacta.

 

A questão de quereres colocar peixes é simples, praticamente todos os peixes comem camarões, os adultos podem escapar à boca dos neons, mas a maior parte dos pequenos serão comidos, um camarão tem uma esperança média de vida de um ano e meio e os Crystal Red não são lá muito fáceis de reproduzir..por isso convém que penses duas vezes em colocar ou não peixes.Se quiseres camarões e peixes mais vale apostares em heteropodas.

 

O Co2 vai ser caseiro ou pressurizado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho co2 pressurizado, o querer por neons era so para dar um pouco mais de cor.

 

vou pensar melhgor no que fazer entao, vejo que um aqua do tamanho do meu acaba por ser "desperdicio" para camaroes.

tenho um outro com as medidar 40x25x25 se calhar vou por ai antes e deixar o grande para um plantado mais exigente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais