Pseudotropheus Esterae


rui61

Recommended Posts

Olá

 

Gostava obter a seguinte informação:

 

Tenho "supostamente" um casal destes peixes ainda novos (3 a 4 cm), mas ambos são azuis! Li em alguns sites que a fêmea é alaranjada!!! :)

 

Será que mudam de côr em adultos???

 

Desde já obrigado...

 

Cumps

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Gostava obter a seguinte informação:

 

Tenho "supostamente" um casal destes peixes ainda novos (3 a 4 cm), mas ambos são azuis! Li em alguns sites que a fêmea é alaranjada!!! :(  

 

Será que mudam de côr em adultos???

Não...na sua forma original a femea é cinza acastanhada com riscas escuras. A forma que mais se encontra no mercado é o macho azul e a femea "O" (laranja). Existem ainda as variantes "OB" tanto no macho como na femea.

 

Quanto ao supostamente....qual a fonte dos teus exemplares? é que a maior parte dos supostamente estheraes que se encontram nas lojas simplesmente são hibridos de pseudotropheus e seleções artificiais que nada têm a ver com os estheraes selvagens. Os estheraes são dos peixes mais modificados que existem no mercado devido à sua cor muito atrativa (laranja), normalmente catalogados como red zebra.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui, ........os machos de M. estherae, são em estado selvagem, maioritariamente azuis, e as femeas variam entre o azul o castanho .

Os estherae que conheces de cor laranja, não saõ mais do que variantes de cor, que foram colectadas no lago e reproduzidas selectivamente em cativeiro. Estas formas são descritas na literatura pela letra O(orange) ou OB(orange-blotched) a seguir ao nome da especie. Na natureza esta variante de cor é sobretudo observada em femeas, mas tambem tens machos da variedade (O).

Segundo A.D. Konings, estes machos encontram-se em Minos Reef,mas a sua cor é branco-rosada, a observação de machos laranja até agora não foi feita, mas não é de todo impossivel, estes poderão estar presentes mas são dificeis de identificar, no meio de centenas de femeas laranja (O)

 

espero ter respondido á tua pergunta..........

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigados...

 

Pelo que entendi, posso ter então mesmo um casal destes peixes ambos azuis!! certo??

 

Já agora, com que idade/comprimento é possível começar a diferenciar os m'bunas machos das fêmeas, e quando será a primeira postura?

 

Cumps

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez...

Rui, se tivesses fotos ajudava muito...quando o RCorreia refere que as femeas variam entre o azul e o castanho, o azul das femeas não é como o dos machos.

Os estherae de minus reef que eu tenho, o macho é azul muito claro e a fêmea é laranja, e o creuzamento entre eles dã alevins de duas cores (machos azus escuros e as femeas nascem já laranjas).

Também tenho a variante OB (tanto machos como femeas) e relativamente a estes não sei como vão sair os descendentes, ainda não me deram esse prazer, mas pelo que tenho lido existe a probabilidade de sairem a maior parte OBs e os restantes de cor normal e/ou Os (orange).

 

Se tiveres dois exemplares azuis com as mesma tonalidade de certeza que são dois machos.

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente quando referi femeas de cor azul, estas so nas populações de M.sp."estherae blueface", e o azul é diferente do do macho.

Em M.estherae, a cor varia mais entre o beige e o castanho .

 

Quando me referi a machos (O) de Minus Reef, não queria dizer que esta população era so composta por estes, logicamente que tambem tem machos de coloração normal

Pois joalmag, tambem não tenho a certeza, mas se o teu casal, é composto por dois indiduos (OB), é provavel que tenhas cerca de 75% dos alevins a manifestarem a forma (OB), alguem que perceba de genetica saberia-te concerteza dizer.

joalmag...Quando tiveres peixes disponiveis tanto (O), como (OB), e se me puderes vender alguns, avisa.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Assim já n sei... Um tem os ovinhos na barbatana anal e o outro não...

 

Se calhar são ainda pequenos para se identificar os sexos... A partir que tamanho dá para identificar? e também a partir que tamanho começam a postura?

 

Agradecia que me respondessem se for do vosso conhecimento...

 

Desde já obrigado...

 

Um abraço

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, tomei a liberdade de editar o teu link, espero que não te importes. :lol:

Tinhas 2 mudanças de linha antes da tag [/img] que impediam que a imagem fosse carregada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó João, agora também eu fiquei confuso :lol:

 

Porque dizes que não são? As cores estão estranhas mas parece-me que devido ao uso do flash, que se reparares incidiu directamente no corpo de um dos peixes.

Mas em identificação de mbunas ainda tenho muito para aprender... já agora se não são estherae, são o quê?

 

Rui, fica aqui um link que tem os perfis de espécies do malawi, entre outras.

http://www.cichlid-forum.com/profiles/cate...egory.php?cat=2

Os teus peixes estão identificados como metriaclima estherae. Não te admires com a diferença de genero.

O genero pseudotropheus está em revisão e anda tudo um bocado baralhado :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava obter a seguinte informação:  

 

Tenho "supostamente" um casal destes peixes ainda novos (3 a 4 cm), mas ambos são azuis! Li em alguns sites que a fêmea é alaranjada!!!  

 

Será que mudam de côr em adultos???

 

Não, tanto o macho como a fêmea mantêm a mesma coloração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais