Luis27 Publicado Fevereiro 21, 2005 Publicado Fevereiro 21, 2005 viva pessoal.. algo estranho está a acontecer no meu aqua...os escalares estão a morrer da noite para o dia e o problema é que sintomas nem os ver.. eles apenas ficam escondidos no dia anterior e depois aparecem mortos. o aqua em questão é este: tinha cerca de 10 escalares...restam poucos!! Outro factor estranho é que tenho outros peixes (neons, corydoras, barbo, peixe vidro) que não morrem... se alguem puder ajudar, força.. Parâmetros da água (que não se alteram há meses): Ph 7,5; Gh 6; Nh4 0; No2 0; No3 40mg/l. Tpa's semanais no minimo.... A única alteração que introduzi recentemente foi fornecer comida congelada ( mas previamente descongelada) de vários tipos tal como artemia, larva, ...(uma mistura que traz em separado vários tipos de comida - tropical..?? não me lembro do resto) durante uma semana pois tinham acabado os flocos...será que dei muita proteina? a comida traria algum rpoblema? (mas e os outros peixes...que n morrem??) toda a ajuda á bem vinda... cumprimentos e obrigado[/url]
Vlad Publicado: Fevereiro 21, 2005 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Os escalares tinham perda de escama, ventre inchado? Uma coisa que me aconteceu quando comecei a usar comida congelada foi (até ter acertado com as quantidades) picos de amónia e consequentemente nitritos. Nunca aconteceu nada na altura, já lá vão uns meses. De facto é estranho o teu caso. Boa sorte. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Luis27 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2005 não apresentam perda de escamas; Quanto ao ventre inchado...parece-me que nada de especial; Teria de ser muito inchado não é? Eles escondem-se um pouco, perdem aquela energia habitual à procura de comida e depois no outro dia pimba, já eram...(mas é tudo mto rápido) obrigado pela resposta...aguardo mais comentários
Regal Publicado: Fevereiro 21, 2005 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Boas Luis, Os Escalares eram todos provenientes do mesmo local? À quanto tempo os tens? Estás a fazer injecção de CO2? Se sim, faz medições de O2 dissolvido. Estão a ficar doentes logo após as TPAs? Vêm ao cimo de água tentar obter oxigénio?
Luis27 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2005 viva.. não, os escalares são de sitios diferentes mas já coabitam há cerca de 3 meses; alguns já tinham cerca de um ano outros 4 meses; Não injecto co2; quanto à mudança da agua, as mortes começaram antes da muda semanal. Mas eu até repouso a agua durante uma semana. Não andam ao de cima nem respiram ofegantemente. é como eu disse, parece tudo normal, mas no dia seguinte já cairam mais dois ou três... Não apresentam sinais exteriores de doença.. isto tá complicado...
prates Publicado: Fevereiro 21, 2005 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Olá Luis, Se não apresentam sinais exteriores é bem mais complicado. Em desespero de causa, experimenta usar o esha2000!!! Dá para muitas coisas, desde parasitas a problemas de pele. De tempos a tempos é o unico que resolve problemas com os meus guppies, que mais nenhum resolveu até à data!! São três dias de tratamento! e boa sorte...
Regal Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Assim sendo, há algumas hipóteses, mas esporádicas, poderá ser parasitas internos, problemas de osmoregulação ou hidropsia.
Luis27 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2005 viva pessoal. hoje não constatei mais mortes (restam 4/5 escalares), pode ser que a coisa tenha passado...entretanto vou seguir o conselho do Prates e ministrar o esha 2000. Só por curiosidade, o ventre inchado seria indicativo de que doença? obrigado ao pessoal
nunomiguel Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Só por curiosidade, o ventre inchado seria indicativo de que doença? Ventre inchado+escamas levantadas = Hidropsia Ventre inchado+nadar desorientado = problemas na bexiga natatória Ventre inchado = possível acumulação de gás nos intestinos (por exemplo derivado á fermentação de certos alimentos (flocos/granulado) no estômago do peixe) ou outro problema provocado por bactérias (orgãos inchados devido ainfecção bacteriana...)... Não sei se me esqueci de algo... Cumprimentos, Nuno
Regal Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Concordando com o anterior, também pode ser parasitas intestinais!
Recommended Posts