m_loipo Publicado Janeiro 24, 2012 Publicado Janeiro 24, 2012 alguém me pode ajudar? Só me iniciei muito recentemente na aquariofilia e nunca me deparei com uma situação destas. Cheguei agora mesmo a casa e fui ver o meu aqua. Deparei-me com o meu peixe limpa vidros morto, junto a uma planta completamente coberto em bolor (imagem). Ontem à noite estava tudo bem com o aquário e com o peixe também aparentava estar tudo bem (estava agarrado à parte de tras do aqua como de costume). Apenas tenho notei que ele ultimamente andava menos activo. Alguém me pode ajudar com a medida urgente que tenho a tomar para não afectar os restantes peixes? E já agora o que poderá ter provocado esta situação e possivel resolução. Agradeço já a vossa ajuda.
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Restante setup do aquario e parâmetros da agua é preciso para que possamos ajudar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Restante setup do aquario e parâmetros da agua é preciso para que possamos ajudar Se vem aqui fazer o primeiro post dele... achas que sabe o que é isso? The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Duvido....Ouch, mas espero que leia....que a foto mete impressão m_loipo. Descreve o teu aquário em termos de equipamento, fauna e flora Tens testes de agua? Se sim fá-los e posta os resultados
m_loipo Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Restante setup do aquario e parâmetros da agua é preciso para que possamos ajudar Aquario 60cm x 45 Bomba Esponja biológica Filtro API size 2 Areao grosso (+-2mm diametro) Substrato debaixo de camada de 2-3cm de areao Decoração: 1 tronco Flora: 2x Limnophila/eustralis 2x valisneria 3x ophiopogon japonica 2x "couves" Fauna: 3x falsos neons 1x siamese algae eater 1x limpa vidros Parametros da água no domingo (22/01/2012) Temp: 25,5ºC pH: 6.0 ºdKH: 1.6 ºdGH: 4.48 Amónia: 0 mg/L Nitritos: 0 mg/L Nitratos: inferior a 5 mg/L
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Uiiiiiiiiiiiiiii, peço desculpa The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
m_loipo Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Esqueci-me do camarão e da camaroa...
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Os filtros da api são um bocadinho maus. De que cor esta a agua no geral?
m_loipo Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Os filtros da api são um bocadinho maus. De que cor esta a agua no geral? A água está transparente.
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 já te descobri o problema e não vai ser fácil digerir. :S as ophiopogon japonica não são plantas de aquário (erradamente vendidas como tal) e passado uns tempos em aqua começam a libertar compostos propícios ao crescimento de fungos. Aqui o melhor conselho que te posso dar é que as retires, faças uma valente tpa e penses num filtro melhor (o filtro da api em caso de doença não te vale de muito pois são muito fracos na filtragem)
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Susana, eu vi, li e aprendi! The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 fungos. mais conhecidos pela doença do algodão ou saprolegniose num estado muito avançado.
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Susana, eu vi, li e aprendi! lembrava-me de ter lido aquele nome científico nalgum lado como espécie má para aquários e tristemente (para este user) verifiquei que estava correcta. não sei se haverá já tópico de espécies de plantas a evitar em aqua...era uma coisa útil
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Podes ser tu a fazê-lo Eu dou o apoio. Se precisares de te apoiar, eu dou-te a mão para não caires The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 lembrava-me de ter lido aquele nome científico nalgum lado como espécie má para aquários e tristemente (para este user) verifiquei que estava correcta. não sei se haverá já tópico de espécies de plantas a evitar em aqua...era uma coisa útil Por falar nisso, estou à espera de um UVC. Que se lixe os fungos LOL The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Podes ser tu a fazê-lo Eu dou o apoio. Se precisares de te apoiar, eu dou-te a mão para não caires que querido XD tenho de começar esse tópico pelo visto com este caso. Amanhã reúno já a lista das plantas do livro que o meu namorado arranjou há já uns tempos (dão um bom começo) quanto ao uvc torna-se uma muleta por vezes quando elimina os sintomas (fungos, bactérias, etc) mas não as causas. olha o que aconteceria no caso deste user se tivesse uvc. nunca descobriria que tinha plantas a dar-lhe cabo do aquário
m_loipo Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Obrigado pela ajuda, as Japonicas já sairam e estou a mudar 25% da água.
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 de nada vai-te mantendo atento ao resto da fauna e avisa se vires alterações
alfapa Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 fungos. mais conhecidos pela doença do algodão ou saprolegniose num estado muito avançado. Doença do algodão? Humm...... Duvido....mas os biologos/as podem saber mais... Para mim é um fungo normal (saprolegnia sp.), vulgar, nada a ver com a doença do algodão (columnaris). Quanto a evitar novo aparecimento, usa algum sal, 0,5g/L antes das TPAs. Ajuda a manter os fungos fora do aqua. De resto TPAs. Quanto ao filtro pode ser fraco mas com a fauna que tens bastam quase só as plantas. A propósito, há quanto tempo tens o aqua montado? PauloA
m_loipo Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Doença do algodão? Humm...... Duvido....mas os biologos/as podem saber mais... Para mim é um fungo normal (saprolegnia sp.), vulgar, nada a ver com a doença do algodão (columnaris). Quanto a evitar novo aparecimento, usa algum sal, 0,5g/L antes das TPAs. Ajuda a manter os fungos fora do aqua. De resto TPAs. Quanto ao filtro pode ser fraco mas com a fauna que tens bastam quase só as plantas. A propósito, há quanto tempo tens o aqua montado? PauloA Tenho o aqua à um mês (prenda de Natal).
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 ai Paulo o que dá eu não gostar muito dos nomes comuns já li o nome doença do algodão associado às duas (saprolegnia e columnaris) mas mais vulgarmente encontro-o associado à primeira. E valha-me o nome científico XD (saprolegnia)
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Tenho o aqua à um mês (prenda de Natal). ouch, aqui adicionas mais um problema, falta de ciclo do azoto (lê sobre isso aqui no fórum)....quando colocaste os peixes?
m_loipo Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 ouch, aqui adicionas mais um problema, falta de ciclo do azoto (lê sobre isso aqui no fórum)....quando colocaste os peixes? 1ºDia - água; 1ª semana - Só plantas 2ª semana - Só os 3 falsos neon 3ª semana - comedores de algas 4ª semana - camaroes
SusanaPaço Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 esse ciclo não foi muito bem feito e a imunidade dos peixitos sofreu com isso. como fazes a limpeza do filtro e com que regularidade?
Recommended Posts