Recommended Posts

Publicado

alguém me pode ajudar? Só me iniciei muito recentemente na aquariofilia e nunca me deparei com uma situação destas.

Cheguei agora mesmo a casa e fui ver o meu aqua. Deparei-me com o meu peixe limpa vidros morto, junto a uma planta completamente coberto em bolor (imagem).

foto1.JPG

Ontem à noite estava tudo bem com o aquário e com o peixe também aparentava estar tudo bem (estava agarrado à parte de tras do aqua como de costume). Apenas tenho notei que ele ultimamente andava menos activo.

Alguém me pode ajudar com a medida urgente que tenho a tomar para não afectar os restantes peixes? E já agora o que poderá ter provocado esta situação e possivel resolução.

Agradeço já a vossa ajuda.

Publicado:

Duvido....Ouch, mas espero que leia....que a foto mete impressão m_loipo.

Descreve o teu aquário em termos de equipamento, fauna e flora

Tens testes de agua? Se sim fá-los e posta os resultados :)

Publicado:

Restante setup do aquario e parâmetros da agua é preciso para que possamos ajudar

Aquario 60cm x 45

Bomba

Esponja biológica

Filtro API size 2

Areao grosso (+-2mm diametro)

Substrato debaixo de camada de 2-3cm de areao

Decoração:

1 tronco

Flora:

2x Limnophila/eustralis

2x valisneria

3x ophiopogon japonica

2x "couves"

Fauna:

3x falsos neons

1x siamese algae eater

1x limpa vidros

Parametros da água no domingo (22/01/2012)

Temp: 25,5ºC

pH: 6.0

ºdKH: 1.6

ºdGH: 4.48

Amónia: 0 mg/L

Nitritos: 0 mg/L

Nitratos: inferior a 5 mg/L

Publicado:

Os filtros da api são um bocadinho maus. De que cor esta a agua no geral?

A água está transparente.

Publicado:

já te descobri o problema e não vai ser fácil digerir. :S as ophiopogon japonica não são plantas de aquário (erradamente vendidas como tal) e passado uns tempos em aqua começam a libertar compostos propícios ao crescimento de fungos. Aqui o melhor conselho que te posso dar é que as retires, faças uma valente tpa e penses num filtro melhor (o filtro da api em caso de doença não te vale de muito pois são muito fracos na filtragem)

Publicado:

Susana, eu vi, li e aprendi! :)

lembrava-me de ter lido aquele nome científico nalgum lado como espécie má para aquários e tristemente (para este user) verifiquei que estava correcta. não sei se haverá já tópico de espécies de plantas a evitar em aqua...era uma coisa útil

Publicado:

lembrava-me de ter lido aquele nome científico nalgum lado como espécie má para aquários e tristemente (para este user) verifiquei que estava correcta. não sei se haverá já tópico de espécies de plantas a evitar em aqua...era uma coisa útil

Por falar nisso, estou à espera de um UVC. Que se lixe os fungos LOL

Publicado:

Podes ser tu a fazê-lo :)

Eu dou o apoio.

Se precisares de te apoiar, eu dou-te a mão para não caires :)

que querido XD

tenho de começar esse tópico pelo visto com este caso. Amanhã reúno já a lista das plantas do livro que o meu namorado arranjou há já uns tempos (dão um bom começo)

quanto ao uvc torna-se uma muleta por vezes quando elimina os sintomas (fungos, bactérias, etc) mas não as causas. olha o que aconteceria no caso deste user se tivesse uvc. nunca descobriria que tinha plantas a dar-lhe cabo do aquário

Publicado:

Obrigado pela ajuda, as Japonicas já sairam e estou a mudar 25% da água.

Publicado:

fungos. mais conhecidos pela doença do algodão ou saprolegniose num estado muito avançado.

Doença do algodão?

Humm......

Duvido....mas os biologos/as podem saber mais... :)

Para mim é um fungo normal (saprolegnia sp.), vulgar, nada a ver com a doença do algodão (columnaris).

Quanto a evitar novo aparecimento, usa algum sal, 0,5g/L antes das TPAs.

Ajuda a manter os fungos fora do aqua. De resto TPAs. Quanto ao filtro pode ser fraco mas com a fauna que tens bastam quase só as plantas.

A propósito, há quanto tempo tens o aqua montado?

PauloA :character0050:

Publicado:

Doença do algodão?

Humm......

Duvido....mas os biologos/as podem saber mais... :)

Para mim é um fungo normal (saprolegnia sp.), vulgar, nada a ver com a doença do algodão (columnaris).

Quanto a evitar novo aparecimento, usa algum sal, 0,5g/L antes das TPAs.

Ajuda a manter os fungos fora do aqua. De resto TPAs. Quanto ao filtro pode ser fraco mas com a fauna que tens bastam quase só as plantas.

A propósito, há quanto tempo tens o aqua montado?

PauloA :character0050:

Tenho o aqua à um mês (prenda de Natal).

Publicado:

ai Paulo o que dá eu não gostar muito dos nomes comuns :P já li o nome doença do algodão associado às duas (saprolegnia e columnaris) mas mais vulgarmente encontro-o associado à primeira.

E valha-me o nome científico XD (saprolegnia)

Publicado:

Tenho o aqua à um mês (prenda de Natal).

ouch, aqui adicionas mais um problema, falta de ciclo do azoto (lê sobre isso aqui no fórum)....quando colocaste os peixes?

Publicado:

ouch, aqui adicionas mais um problema, falta de ciclo do azoto (lê sobre isso aqui no fórum)....quando colocaste os peixes?

1ºDia - água;

1ª semana - Só plantas

2ª semana - Só os 3 falsos neon

3ª semana - comedores de algas

4ª semana - camaroes

Publicado:

esse ciclo não foi muito bem feito e a imunidade dos peixitos sofreu com isso.

como fazes a limpeza do filtro e com que regularidade?