Areia e paredes do aqua a ficarem castanhos


BárbaraDias

Recommended Posts

Olá, boa tarde a todos!

Iniciei-me hoje aqui no site e uma vez que sou uma novata nestas coisas da aquariofilia gostava de vos colocar uma dúvida...

Montei o aqua no final de Dezembro, pus o anti-cloro bem como o produto para iniciar o ciclo e uns dias depois, talvez uma semana depois, comprei os peixinhos, sendo que não me quis aventurar muito. Fiquei-me por 3 femeas guppy, 2 machos guppy, 2 peixes-lápis e 1 corydora panda.

Têm vindo todos a morrer até hoje, sobrando-me apenas 1 guppy macho e os dois peixes-lápis.

Entretanto a areia do aqua bem como as paredes têm vindo a ficar castanhas e não sei do que será. Na semana pasada fiz limpeza, aspeirei, limpei as paredes, as plantas (artificiais), coloquei anti-cloro e um produto da tetra para a água ficar mais cristalina...

O que poderei estar a fazer mal? Ajudem-me!

Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar sê muito bem vida.

 

Lamento informar que é natural os peixes estarem a morrer.

Pelo que me apercebi o ciclo não foi bem feito e nunca se coloca tantos peixes de uma só vez no aquário.

 

Para podermos ajudar, coloca aqui o setup do teu aquário com as características do filtro, resistência, luz, etc

Umas fotos também ajudam.

 

Vamos lá ver se te conseguimos orientar :)

 

Cumps

Jorge Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por só responder hoje, mas com exames fica complicado vir acompanhar o fórum...

Pois, provavelmente trata-se de asneiras minhas. O que é facto é que cada vez está mais verde e castanho!

Ora, o aquário é de 30litros, o meu filtro é interno, da Aquapor - 50-200l/hora, tenho um térmostato da Boyo a 26 graus e a iluminação é a que vinha com o aquário, uma lâmpada de 13w...

No fundo tenho areia, que está no estado que já referi...

Precisa de saber algo mais?

Nõ sei como se põe fotos :/ mas vou tentar descobrir e adicionar!

Muito obrigada pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda,

 

O aqua apanha luz do sol? Mesmo que indirectamente?

A luz do aqua fica ligada quantas horas por dia?

Que quantidade de comida deita aos peixes? Cai muita no fundo?

 

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Muito obrigada.

Sim, podemos considerar que sim, pois está ao lado da janela, que tem cortinas grossas mas deixa passar claridade... a luz fica sensivelmente 12horas ligada (durante o dia), e quanto à comida, são flocos da Tetra e nunca ponho muita, embora agora só com três habitantes haja tendência a cair alguma no fundo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente castanho no fundo e verde nos vidros indica muita luz e poucas TPAs.

Se o aqua apanha claridade, reduz o tempo de luz ligada. Liga só ao final do dia.

 

A areia é mesmo dficil de limpar mas os vidros é fácil.

Podes tambem comprar (arranjar/pedir/etc.) plantas verdadeiras que ajudam a "limpar" a água.

 

Que areia é que colocaste? Antes de colocar lavaste a areia?

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo conselho, até a conta da luz deve agradecer e a família fica mais feliz :D eheh...

Desculpa a ignorância, mas como dise, sou novata nestas andanças, TPAs o que significa? Tenho de fazer algo mais?

A areia é branca e foi comprada na loja em que comprei o aqua. Antes de a colocar lavei-a com água corrente da torneira.

Relativamente às plantas... requerem muita manutenção ou são realmente uma boa aposta? Que espécie aconselhas?

Levarei muito tempo a recuperar o estado normal do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto não fizeste o ciclo de azoto correctamente o que de uma forma simples traduz se em teres colocado animais numa atmosfera imprópria para eles.

Com as lampadas ligadas 12 horas, ainda por cima com um aquário instavél e a levar com a luz solar, é natural que as algas proliferem e que essas manchas castanhas de que falas sejam provavelmente diatomáceas.

 

TPAs - significa Trocas Parcias de Água,basicamente é retirares uma percentagem de água e colocares nova água da torneira com anti cloro.

Com isto estás a retirar água que se encontra com sujidades das fezes e de detritos e a meteres limpa, quase como uma golfada de ar novo entendes?

Normalmente isso faz se uma vez por semana com 20 a 25 % do total de água do aquário. Se o tem 30 litros, retiras 7 litros;)

Nunca uses nenhum recipiente que tenha sido lavado ou usado com detergentes.

 

O teu aquário não pode estar a levar com luz directa do sol, terás que o mudar de sitio, mas para isso não o mudes com ele cheio de água senão ficas com o compartimento onde ele está cheio de vidros, água e afins.

Retira a água quase toda, muda-o de sitio e volta a encher.

 

A luz do aquário deve rondar as 8H diárias, mas se estas com problemas de algas, para já regula para 6horas.

Nos chineses encontras por 2 euros no máximo, uns relogios que ligam e desligam a luz automaticamente, compra um que dá bastante jeito.

Quanto a temperatura, podes descer isso para 24 a 25 graus, a 26 estas a acelarar o metabolismo dos animais e não em parece ser o necessário.

Outra coisa, mete pouca comida ok?

 

Qualquer dúvida a malta vai respondendo sempre que puder.

 

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Luz do sol no aquário dá sempre algas com fartura :)

TPA significa Troca Parcial de Água. Existem muitos tópicos sobre isso aqui no fórum, basta pesquisares.

Aproveita e lê também sobre o ciclo do azoto.

Para já não compres mais peixes nenhuns.

Para as fotos lê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122&pid=1066691&st=0entry1066691

Plantas podes apostar em plantas de baixa manutenção (low-tech)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas com ciumes é? Também queres que te faça um lol.

 

 

Um (testamento) como é lógico.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelas dicas! Realmente sei das trocas parciais de água :P não sabia é que as chamavam assim. Já aprendi qualquer coisa!

Ok, vou regular a temperatura e tratar de por esses conselhos em marcha porque está com mau aspecto!

Vamos lá ver se com esta ajuda já me safo. Qualquer coisa contacto-vos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeira coisa a fazer: tirar o aquário desse local

Segunda coisa a fazer: um "grande" TPA (cerca de 30%) com uma valente aspiração do fundo

Terceira coisa a fazer: comprar um anti-algas

 

Os substratos brancos são bonitos, mas nota-se tudo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yap, tal como eu tinha suspeitado tu tinhas diatomáceas;)

Também se notam algas esverdeadas no vidro.

 

Se me permites vou te sugerir algo ok?

Eu no teu lugar, em vez de ter plantas artificiais, metia plantas naturais, as mesmas ajudam te a equilibrar a água e sendo que vão competir com as algas no consumo de nutrientes, fazem com que a probabilidade de te aparecerem algas seja menor.

A tua iluminação deve rondar as 8 horas diárias, se bem que se colocares plantas de fácil manutenção, podes perfeitamente regular para 6 horas;)

Não ligues ao que o Jorge disse sobre o substrato branco, eu tenho um igual ao teu e adoro, ele também queria ter um igual ao nosso mas como não tem fica com ciumes ehehehhehe.

Mas sim, sendo branco nota-se mais facilmente;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tinha referido isso no meu primeiro post pq? Eu falei lhe em retirar de lá o aquário.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :)

Já vi as vossas sugestões e vou tratar disso hoje mesmo!

Quanto às plantas, gostava de seguir esse conselho também, até por fica bem mais bonito... vamos lá ver o que se consegue arranjar!

Coitadinho do meu aqua, parece que se converteu a algum clube de futebol... lol enfim. Obrigada pelas dicas. Vou dando novidades e se surgirem dúvidas contacto-vos ;) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://img836.imageshack.us/img836/7122/20120127225208.jpg

 

Depois da limpeza de hoje, de o mudar de sítio, de aplicar o anti-algas e já com duas novas plantas (verdadeiras), assim está ele!

Espero que se mantenha...

Apenas há a referir a morte do meu último guppy após as limpezas :( restam-me dois peixe-lápis... quando acham que posso trazer novos habitantes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barbara As elodeas vinham presas com um chumbo correcto? É assim que elas devem ficar no aquário, se as enterrares tal como fizeste elas não conseguem ir buscar os nutrientes da coluna de água e acabam por morrer.

Altera isso o mais depressa possível.

 

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a novos habitantes, eu esperava para ver como se vão comportar esses lápis com as alterações.

Visto que houve uma grande troca de água e colocaste um químico (anti-algas) o ideal será deixar o aquário "ciclar" um pouco.

Penso que daqui a mais 2 ou 3 semanas poderás ir incluido mais fauna, mas sempre as poucos, um peixe de (no máx) 3 em 3 dias visto que o aquário é pequeno.

 

Espero ter ajudado.

 

JF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Só hoje pude ver as vossas recomendações...

Julius, as elódeas vinham numa espécie de vaso e o rapaz da loja disse-me que podia deixar o vaso em cima da areia ou enterrá-lo... fará mal?

Jorge, obrigada pela informação, vou então esperar um pouco antes de trazer novos habitantes. Até agora os lápis lá andam, a nadar contentes...

Em termos de algas também parece ter melhorado com a mudança de local, as 6h diárias de luz e a limpeza efectuada...

Cumprimentos ;) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais