Primeiro aquário plantado


Kryptoon

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Este foi o meu primeiro aquário plantado, que foi feito para servir de "creche" para alevins.

Eu tenho um aquaterrário, com 2 tartarugas bebés e 5 platys, só que a vegetação é toda artificial, entretanto decidi começar a fazer um aquário de raiz para os pequenos alevins.

Gostava que me dessem algumas opiniões em relação ao que devo fazer e ao que não devo.

 

 

SETUP:

 

• Aquário : 30 - 20 - 25 ( 15L )

• Filtro : Filtro Mochila (comprado no chinês)

• Iluminação: Ainda em execução

• Substrato : Substrato fertil (Humus de Minhoca) + areia do rio

• Aquecimento : Termóstato 100w

• CO2 : Caseiro mas ainda com algumas alterações a fazer

• Temperatura : 25 ºc

• Fertilização : -

• Tronco : Zambujeiro tratado por mim

• Rocha: Não sei qual é a pedra, mas é parecida com o xisto

 

PARÂMETROS DA ÁGUA:

• PH : 6.8

 

FAUNA :

• 13 alevins de Platy

 

FLORA:

• Musgo de java (Vesicularia dubyana)

• tenho outra planta mas não sei o nome

 

dscf3994e.th.jpg

dscf3995.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Uma importante indicação que tenho a fazer é a seguinte: o musgo de java requer muita iluminação como tal deve ter em atenção à sua iluminação ( enter 0.6-1 W/L).

 

Quanto ao pH: deve estar acima dos 7.

 

Adeus,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo de java requer muita iluminação?

Não sendo um expert, não concordo. O musgo de java é bastante resistente, adaptando-se a quase todos os tipos de condições. Acho que até no fundo de um poço cresce :)

 

O aquario é muito pequeno, vai obrigar a muita muda da agua.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois de facto o musgo de java quase às escuras que cresce

 

não sei se esse substrato fértil será o mais indicado não tenho lido sobre a utilização dele em aquários e a transferência de nutrientes para a coluna de água

 

30cmx20cmx15xm=900cm (cúbicos) isso são 9L e não 15

 

9L- areão - tronco - = 7L (+/-)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois de facto o musgo de java quase às escuras que cresce

 

não sei se esse substrato fértil será o mais indicado não tenho lido sobre a utilização dele em aquários e a transferência de nutrientes para a coluna de água

 

30cmx20cmx15xm=900cm (cúbicos) isso são 9L e não 15

 

9L- areão - tronco - = 7L (+/-)

 

Em relação ao tamanho tb estou de acordo. E 7L vais ter que fazer várias tpas... Em relação ao húmus jpospr vê este tópico. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73968&pid=1099290&st=100entry1099290 também estou virado para isto para o meu projecto de plantado.

 

Cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rogério obrigado pela dica

 

Em relação ao número de TPA's por causa do tamanho do aqua, não concordo, tudo tem de estar dimensionado, flora, fauna, filtro, dessa forma as TPA's serão as mesmas, o problema dos aquas mais pequenos é caso haja um desequilibro ele dá-se mais rapidamente é só isso

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, acho que vocês confundem o termo "sobreviver" E "viver". Mais não digo.

 

Onde fundamentas o teu argumento? Existem muitos aquários pequenos perfeitamente equilibrados e em excelente condições

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Uma importante indicação que tenho a fazer é a seguinte: o musgo de java requer muita iluminação como tal deve ter em atenção à sua iluminação ( enter 0.6-1 W/L).

 

Quanto ao pH: deve estar acima dos 7.

 

Adeus,

 

Boas,

 

 

Uma importante indicação que tenho a fazer é a seguinte: o musgo de java requer muita iluminação como tal deve ter em atenção à sua iluminação ( enter 0.6-1 W/L).

 

Quanto ao pH: deve estar acima dos 7.

 

Adeus,

Pois, acho que vocês confundem o termo "sobreviver" E "viver". Mais não digo.

 

Boas...

 

Onde se apoia para dizer esse tipo de informação?? Que musgo de java em especial, precisa de um racio de luz de entre 0.7 e 1 w litro ??

 

Já agora tambem o porque do sobreviver? ...

 

Quer dizer que musgos mais " dificieis" tais como o Musgo Flame, ou o musgo Christmas, que eu tenho no meu aqurio necessitam de quanto??

 

As minhas calhas da Blau de 18W PLL , não devem de chegar de certeza... mas olhe, que lá os musgos desenvolvem, e desenvolvem bem...

 

Mas pode ser que tenha alguma dica para me dar...

 

 

Kryptoon quanto ao aquario realmente e segundo as minhas contas tem cerca de 15L brutos, que se descontar o areao , pedras e tal deve de dar algo na ordem dos 12L ..

 

30*25*20 / 1000 = 15L

 

quanto ao humos.. Bom, não sou o maior fã ... , e para que substratos fertil, se não tens plantas de caule?? .. :naughty: :naughty: ..

 

de resto, gosto, umas anubias e tal, e fica no ponto..

Tal como o CO2, para que?? ... Musgos?? ... :medieval_mace:

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30cmx20cmx15xm=900cm (cúbicos) isso são 9L e não 15

 

9L- areão - tronco - = 7L (+/-)

 

Altura 25 :) 30x20x25 :) só esse pequeno pormenor dá logo mais uns litros, mas efectivamente não o torna muito maior :)

 

É o que dá não ler tudo :) desculpa João não queria chover mais no Molhado...

 

Quanto aos musgos tambémm sou da vossa opinião, não precisam de muita luz, mudei para o meu Nano(maternidade) que alberga uns red's para não serem papados no "Dado" um bocado de Xmas moss e ele está a desenvolver-se bastante bem :) tem um candeiro daqueles do IKEA gamado ao meu puto que não dá muita luz de certeza :) mas até arranjar uma solução definitiva vai ter que dar... e os musgos e o windlov estão lá todos satisfeitos e a crescer...

 

Pedro

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

Acho que já não há muito a dizer o Wesley_boy disse tudo... :naughty: e tenho muito a aprender com ele, já tive a oportunidade de ver os aquários dele e estão espectaculares.

Como sabes Wesley, ainda não sei bem que plantas colocar, visto isso, coloquei substrato fértil e CO2, pois ainda quero lá colocar outras. E este meu primeiro projecto também serve de aquário de "testes" não pondo a fauna em risco pois faço as medições dos níveis com regularidade e as TPA's.

Já agora mais uma pergunta, será que alguém me sabe dizer o nome da planta que tenho lá??

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, acho que vocês confundem o termo "sobreviver" E "viver". Mais não digo.

 

Bem não estamos propriamente a falar de um animal com sistema nervoso. É apenas uma planta. E, como toda a gente te vai dizer, não precisa de quase luz nenhuma para viver ou sobreviver. Porque será que os musgos crescem sempre em zonas de sombra???

 

 

Já agora mais uma pergunta, será que alguém me sabe dizer o nome da planta que tenho lá??

 

Parece-me uma hygrophila. Se for será mais apropriada para o plano posterior.

 

Apenas um comentário - se é para ser um aquário de criação penso que não deves injectar CO2. As crias são regra geral mais sensíveis e pode-te sair caro...

Para além disso, as plantas que tens não necessitam de CO2.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tens toda a razão só que eu como já tinha feito o co2 caseiro quis aproveita-lo, e como esta regulado para deitar uma quantidade muito pequena deixei ficar e já tenho os alevins lá há quase uma semana e está tudo bem.

Em relação à planta, obrigado, já tinha colocado um tópico na secção das plantas só que só tive uma resposta e assim tenho a confirmação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Noites,

 

Comecei com este hobby no principio do ano, e cada vez estou mais interessado nele, gostava que me dessem uma opinião sobre este aquário que que uso como maternidade de alevins...

O que está na foto foi tudo feito por mim desde o aquário ate ao suporte para a lâmpada

Cumprimentos a todos...

 

SETUP UPGRADE:

 

• Aquário : 30 - 20 - 25 ( 15L )

• Filtro : Filtro Mochila (comprado no chinês)

• Iluminação: Lâmpada com 6w

• Substrato : Substrato fértil

• Aquecimento : Termóstato 100w

• CO2 : Caseiro mas ainda com algumas alterações a fazer

• Temperatura : 25 ºc

• Fertilização : -

• Tronco : Zambujeiro tratado por mim

• Rocha: Não sei qual é a pedra, mas é parecida com o xisto

 

PARÂMETROS DA ÁGUA:

• PH : 7.2

 

FAUNA :

• 26 alevins de Platy

 

FLORA:

• Musgo de java (Vesicularia dubyana)

• Cabomba Caroliniana

• Bacopa Caroliniana

• Ludwigia repens

• Lemna sp. (Lentilha de agua)

• Staurogyne repens

• Hygrophila polysperma

 

 

dscf4008l.th.jpg

dscf4006s.th.jpg

dscf4002.th.jpg

Editado por Kryptoon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não se nota muito o crescimento, a não ser o musgo que cresce de dia para dia, e como tive de fazer umas alterações retirei o CO2 caseiro que já recoloquei, por isso agora devo notar a diferença no crescimento, em relação ao filtro não me parece ser muito mau, mas como é um aquário pequeno acho que faz um bom trabalho...(digo eu)

Em relação há iluminação, acho que é pouca mas com a alteração que vou fazer a luz vai ficar mais centralizada para o aquario pois vou colocar por cima uma tampa de alumínio. Como podes ver aquele suporte não é muito usual, foi feito por mim, eu trabalho em serralharia civil e tudo quanto é acessórios em ferro faço num abrir e fechar de olhos é só puxar pela imaginação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a lâmpada que está lá só tem 6w, e se colocar por cima a tampa em alumínio, continua com a mesma luz mas com melhor aproveitamento da mesma? Achas que é melhor manter assim? Eu não vou acrescentar luz só vou mesmo fazer um melhor aproveitamento da que tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de uma opinião tua, tenho um aquário com platis, e gostava de acrescentar mais 2 ou 3 especies, sendo uma delas guppys, o aquario tem 54l e tenho lá 5 platys o que poderei acrescentar mais?

Editado por Kryptoon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.