DIY - PARA TPA`S


Recommended Posts

Boas, alguém sabe onde posso arranjar 2 bombas de agua de baixo débito, (tipo 2, 3 lts/hora)?

Estava a pensar montar um equipamento automático caseiro para as tpa`s.

O esquema é simples:

- com uma bomba ligada a um temporizador retiro agua do aqua para um deposito.

- com a outra, (que só é accionada após a 1ª desligar, e durante o mesmo tempo, para garantir que a quantidade de agua introduzida no aquario é a mesma da retirada), também ligada a um temporizador retiro agua de outro depósito para dentro do aquário.

 

Vantagens:

- Prático;

- Não faço chiqueiro..

- o deposito que vai despejar para o aquario posso encher sem grandes cuidados e depois é so aclimatizar a agua

 

Já me esquecia os depositos ficam no terraço pelo que na sala passam dois tubos devidamente desfarçados.

 

O que acham desta ideia?? foi baseada num topico que li no forum, (mas penso que este sistema é mais simples, embora não tão completo). :shock::shock: criticas e sugestões agradecem-se..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem pensado. Acho que tens de ter cuidado com as bombas que escolhes por duas razões:

 

- se os depositos estão no terraço, acima do aquario, a água que vais colocar, pelas leis da gravidade, vai fazer o efeito de sifao. A nao ser que a bomba controle isso.

 

- a bomba que vai retirar a água tem de ter força suficiente para bombear a água lá para cima, ou seja vai ter um debito muito grande.

 

Corrijam-me se estiver errado.

 

De qualquer maneira é uma boa ideia e mais simples que a discutido no outro tópico.

Cumprimentos Moita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

é uma ideia, mas tens que ter em atenção uma coisa, imagina que por alguma razão o temporizador da bomba que retira a água se avaria, mas o que enche não :D

ficas com um aquario de muitos mil litros, mas com menos uma divisão na casa :wink:

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o que eu estava a pensar fazer era:

-Montar 2 aquas (50L aproximadamente cada).

-Um bomba esvazia o aqua e que depois mando-a fora, e outra que ponho agua semanalmente(tratada, ja com os parametros ideais...) que vai enchendo. :D

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Para tentar controlar a quantidade de água a mais talvez desse para montar um sistem de bóia tipo autocolismo mas a cortar a corrente ás bombas, assim nunca existiam excessos, só ficava com o problema de debito e sifão.

 

Espero ter ajudado.

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.