Mais um iniciado cheio de duvidas


tat

Recommended Posts

Boas,

 

TAT a nível de manutenção de salgados, o tempo que irás gastar será mais coisa menos coisa o mesmo que gastas em água doce.

Eu passei para salgados a coisa de um ano e se no inicio andava com receios agora já é tranquilo.

Os salgados não são o bicho de 7 cabeças que muita gente pensa, é preciso estudar e dedicar se, mas isso já tu fazes em água doce;)

É um pouco mais complicado disso não tenho dúvidas e se entrares numa de meter corais duros então é bem mais, por isso aconselho te a no inicio teres apenas corais moles que não necessitam de tanta exigencia e dedicação da nossa parte.

A nível de comparações é como os plantados de low tech de água doce onde não necessitas de tanto acompanhamento.

Vais notar uma grande diferença e eu notei e bem, é nos preços dos vivos, os animais são bem mais caros, mas por outro lado são mais bonitos e são bastante mais viciantes.

Já pensaste se vais fazer TPAs com água do mar ou com água de osmose ou da torneira?

 

EU iniciei me com um nano de 60 litros e apos dois meses comprei um de 100:) O que tens chega te perfeitamente para começares este mundo maravilhoso dos salgados.

 

Outro conselho que te posso dar e que eu felizmente tive quem me desse logo no inico é a comprares metade do total da rocha que irás meter, viva e a outra metade morta de forma a poupares dinheiro e passado uns meses vais ver que está toda maturada;)

 

 

Grande abraço e dá notícias

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos.

 

Relativamente á agua, estou a pensar agua de osmose + sal.

Estou a pensar repor de forma automatica agua de evaporação, com o osmolator da tunze.

 

Estou a juntar guito, e a planear o projecto de forma calma e ponderada.

Temos tempo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pah a nível de Tpas tens 3 hipoteses com prós e contras

 

Água do mar

 

Mais natural e já com o PH dentro dos parametros aceitaveis, no entanto pode vir com pragas ou porcarias que não te interessam minimamente.

Cheguei a fazer TPAs com água do mar e a conta disso tinha o aquário carregado de ictio o que me levou no espaço de uma semana 80 e tal euros para o lixo em peixes. O ictio em agua salgada não é pera doce como na água doce por isso muito cuidado com ele.

 

 

Água da torneira

 

Processo mais barato que os restantes, é so colocar sal e anti cloro e siga, mas como já sabes as algas chatas começam a aparecer.

 

 

Água de osmose

 

Obriga te a fazer um bom investimento mas de todas é a mais segura tal comona água doce.

 

 

Já tens ideias do tipode vivos que vais querer?

 

Eu no teu lugar apostava de inicio em corais moles como já te disse e em peixes fáceis de manter.

 

Tens algumas opções que eu testei no inicio e que me pareceram bem fáceis de manter e te aconselho

 

Donzelas - Yellowtailed Blue Damselfish - aconselho meteres apenas uma para não dar barulho.

 

Palhaços - Ocellaris Clownfish - Mete um casal são lindissimos

 

 

Não te esqueças que ao repor a água evaporada deves apenas repor água sem sal visto que no processo de vaporação apenas a água é evaporada permanecendo a mesma quantidade de sal dentro do aquário.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Atenção à água utilizada. A água da torneira não deve ser utilizada. O problema nem é o cloro, pois o mesmo evapora quase todo assim que sai da torneira. O problema é mesmo a quantidade de PO4, NO3, SI.....que são maus.

A água do mar deve ser feita com precaução, evitar zonas propensas a poluição e evitar alturas de chuvadas e marés vivas.

Eu pessoalmente utilizo osmose + sal dado que é mais facil de controlar os problemas da água. Faço isso em casa e nas manutenções que tenho. Aqui não existe problemas de metais pesados, doenças, algas.... A adição do sal à água de osmose faz com que fique equilibrada a nível de pH, CA, MG.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estiveres a pensar numa osmose é melhor comprares um TDS inline... assim tens os TDS de entrada e de saída para ficares com uma ideia do estado da osmose.

 

Quanto ao esquema de manutenção que apresentas parece-me bem... eventualmente podes decidir fazer TPA semanalmente.

 

Fizeste muito bem em comprar esse livro... é uma excelente fonte de informação para quem começa e até mesmo para aquariofilistas mais avançados. É claro que muitos dos métodos que lá aparecem não vais utilizar, mas é sempre bom saber o porque de não optar por esses métodos em deterimento de outro. Quanto mais informações tiveres menos andas à deriva neste hobby... acredita.

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estiveres a pensar numa osmose é melhor comprares um TDS inline... assim tens os TDS de entrada e de saída para ficares com uma ideia do estado da osmose.

 

Quanto ao esquema de manutenção que apresentas parece-me bem... eventualmente podes decidir fazer TPA semanalmente.

 

Fizeste muito bem em comprar esse livro... é uma excelente fonte de informação para quem começa e até mesmo para aquariofilistas mais avançados. É claro que muitos dos métodos que lá aparecem não vais utilizar, mas é sempre bom saber o porque de não optar por esses métodos em deterimento de outro. Quanto mais informações tiveres menos andas à deriva neste hobby... acredita.

 

Boa Sorte

 

Mas se comprar um TDS inline, não vou conseguir ler o TDS da agua do aquario, ou de qualquer outra agua.

A portabildade oferecida por uma pen TDS, não é uma vantagem importante?

 

Relativamente ao livro, é de facto muitissimo completo. É uma referencia. Ainda estou no capitulo 3, no inicio. Vai-se lendo devagar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O TDS inline é prático para leituras imediatas de ambas as águas, mas limita bastante a nível de portabilidade. Mas atenção, as águas a medir são sempre osmose, dado que as águas salgadas têm sempre valores mais altos. O importante é mesmo medir o TDS da água de osmose, principalmente a água a ser usada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O TDS inline mais encontrado à venda é este http://www.tdsmeter.com/products/dm1.html ... e posso garantir-te que é bom.

Mas como disse o Pedro não há qualquer interesse em medir TDS que não estejam relacionados com a água de osmose.

Mesmo que queiras medir o TDS em outra água qualquer também consegues... é só mergulhares o "T" na água a analisar. É claro que não é tão portátil como os outros mas também tem a vantagem de analisar o TDS de toda a água que é produzida e de toda a água que entra na osmose.

 

Por exemplo... o primeiro fluxo de água que sai da osmose tem normalmente um TDS mais elevado, ou seja, se analisares esse fluxo vais pensar que a água tem TDS elevado mas se analisares todo jerrican de água não vais detectar esses primeiros TDS elevados (porque eles vão estar diluidos)... com o inline sabes o TDS de toda a H20 que entra se quiseres. Outra vantagem é veres a quantidade de TDS que tens na entrada... por vezes, e principalmente em dias chuvosos, o TDS da água que entra é bastante mais elevado que em dias normais... podes verificar esse facto com o TDS inline (logo no momento) e deixares a produção para mais tarde (poupando os pré-filtros)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva eu uso daqueles medidores de caneta e de vez em quando de tempos a tempos vou vendo como ta a sair a água da osmose:

tds-meter.jpg?w=288&h=300

http://reefcentral.wordpress.com/2010/04/21/tds-meter-portugues/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais