Tempo entre fertilização e absorção


Belfrager

Recommended Posts

Viva

É o meu primeiro post pelo que farei apenas uma breve introdução antes de colocar a questão que gostava de vos por.

Tenho mantido aquários nos últimos trinta anos embora de forma intermitente. Tenho durante uns anos, descanso, volto a ter..

Sempre gostei de aquários plantados e neste meu regresso decidi começar a fazer a transição para o "High Tech". Para isso montei um pequeno set up de 50cm/30 L onde utilizo o método que sempre utilizei (peixes como fonte de macro nutrientes e doseamento com ferro e micronutrientes) e calmamente começar a ganhar experiência com variações de dosagem de macros e micros, métodos de corte das plantas, etc. Após esta fase tenciono montar um aquário que tenho de um metro então com t5s, CO2 pressurizado, substratos férteis, EI, etc.

 

Bom, cá vai a questão.

Faço 30% TPA aos domingos e doseio de seguida com Ferropol (ferro + micronutrientes). Tenho notado claramente que segunda e terça as plantas de caule crescem digamos que a um ritmo normal. Na quarta e quinta há um nítido "burst" no crescimento para sexta e sábado tudo voltar à normalidade...

 

Isto é normal por causa de um certo "delay" entre o doseamento, a absorção e respectivo reflexo no crescimento?

Posso / devo aumentar a dose de fertilização e esperar um crescimento mais continuo?

Ou isto deve-se às plantas estarem limitadas por carências de outros factores (macros, CO2)?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se não notas problemas nas plantas, então não alteres nada no teu esquema de fertilização.

Pensa nas plantas como elas fossem um ser humano. Tu quando comes algo, a menos que seja de rápida absorção (tipo açúcar refinado) não ficas logo com a energia disponível. Tens primeiro que digerir os alimentos, transportar os nutrientes para as células, e só depois é que podes usar as coisas.

Após fertilizares a coluna de água, não podes esperar que a absorção por parte das plantas seja imediata. E obviamente, tudo isto é bastante mais complexo, pois tens de ter mais factores em consideração. As próprias plantas têm reservas, por exemplo.

Daí que tal como comecei este tópico, se não notas problemas ao nível das plantas nem a nível de algas, continua a fazer as coisas como tens estado a fazer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as plantas estão óptimas. Escolhi três espécies com diferentes velocidades de crescimento, Hygrophila polisperma, (rapídissimas, tenho que as cortar semanalmente) a Bacopa um pouco menos rápida e a mais lenta a Althernanthera (penso que reinicki).

Quer estas quer a Cryptocorine e o Microsorium Vendelov nas zonas com menos luz estão com bom crescimento.

 

A Althernanthera é um pouco propensa a ganhar algumas algas de filamento nas ultimas folhas junto à luz quando estas deixam de crescer mas tenho a coisa resolvida introduzindo de 15 em 15 dias um par de caracóis amarelos (pomacea qualquer coisa) durante dois dias. Ao terceiro dia tiro-os porque começam a virar-se para as folhas mais tenras da Hygrophila. Algumas algas que vão aparecendo no vidro também são comidas pelos caracóis, geralmente nem chego a ter que as retirar manualmente.

 

Considero isto mais ou menos normal porque tenho alguma tendência para carregar um bocadito no bio load, ou bem que a coisa tem peixes ou bem que não tem biggrin.png' alt=':biggn:'>

Quando passar para o CO2 terei que ter mais atenção com isto.

 

Acho que seguirei o teu conselho e não farei alterações no doseamento.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais