Nano do Nano...Betta em desespero


passado

Recommended Posts

Bem malta, a tempo pensei num aquario para o meu quarto e acabei por comprar um Fluval Chin o qual me da um imenso orgulho olhar para ele :D tem neons uns camaroes e uns caracois :D

No entanto o que me traz aqui é um burrice da maior especie, um dia fui comprar uns Neons e onde os comprei tinham um betta no mesmo aquario, pensei bom este é social, vamos levalo, e assim fiz, pois bem estragos nao fez muitos apenas limpou em 3 semanas 3 neons dos mais pequenos....entretanto fui a Portugal (neste momento estou a viver fora de Portugal) e comprei um Marina Cube de 3L para meter o Betta ele ja la esta, com mudança de agua diaria ate ter tudo como deve ser, pois bem queria saber um aquecedor bom e discreto para meter, a Marina recomenda o Marina C10, que acham? e em relaçao a flitos? nao existe nada fraquinho que faça apenas a circulação da agua?

 

Em relaçao ao que vou meter vou meter algumas plantinhas e umas pedrinhas e o Betta que ja la anda, as vezes contente outras vezes nem por isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o betta não precisa de filtro. Se fizeres trocas de água regulares (1/4 da água plo menos 1x por semana) é o que basta para ele ser feliz.

No entanto 3 L para um betta é muito pouco.se pudesses fazer um upgrade da casita dele pelo menos para os 5 L já era melhor.

E sim, esse termóstato é razoável para as funções que pretendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pouco? :( possas então as marca lança um Marina Cubus Betta Kit, pensei de ser o suficiente :(

Vou então avançar a compra do aquecedor que me parece mesmo essencial, que o bichinho por vezes anda apatico e tudo...

 

Relativamente á comida, doulhe a que tenho ou convem dar mesmo para bettas?

 

É este:

 

13485_cubus_prd_int.jpg

Editado por passado
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 litros é pouquito para eles :) com 5 no mínimo ficam mais felizes e vais conseguir apreciar melhor a beleza única da espécie. e com água quentinha vais vê-lo todo feliz.

 

podes dar-lhe comida típica de peixes tropicais e complementar com comida de bettas. Eles tem um sistema digestivo sensível e deves variar a alimentação (duas comidas diferentes no mínimo, o ideal será 3)

alimenta-o 3 a 4 vezes ao dia sempre bocados bem pequenos. e dá-lhe uma ervilha cozida uma vez por mês (laxante natural que vai manter limpo o sistema digestivo do betta).

deixa um espelho à frente do aquário uma vez por dia durante uma hora para ele treinar a sua exibição.

 

bem, estas são as recomendações que me lembro por agora. Estás à vontade para perguntar mais :) não sei se será sorte mas calhou-te a bióloga do BettaPortugal dar com o post ;P

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe muito obrigado :D

 

Vou amanha então procurar aqui por Madrid ver se encontro alguma loja que tenha o que preciso, relativamente ao tamanho infelizmente por agora vai ter de ficar assim, embora pequeno sempre foi um investimento...

 

Relativamente ao areao uma vez que vou colocar plantas, estava a pensar naturais de facil manutenção como tenho no outro, tipo Eleocharis parvula, existe algum que aconselhe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o areao de rio é bom para as plantas de fácil manutenção. se queres optar por algo mais pró o JBL manado nessa litragem absorve bem fertilização líquida.

quando conseguires por favor faz um upgrade à casinha do betta. podes depois utilizar esse naninho para apurar camarões por exemplo.

 

já agora tens fotos do betta?

 

se quiseres podes inscrever-te no fórum BettaPortugal onde encontrarás muita informação sobre a espécie. (e encontrarás muita ajuda também)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto ainda nao tenho, o desgraçado anda sempre "fechado" pois esta a ser mal tratado, e como quem procura encontra, apartir de amanha ver se lhe melhoro as condiçoes de vida, mesmo numa pequena casa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mostra depois, nem que seja por mp que eu ajudo-te a identificar o tipo de betta que tens. desafio-te a ir mesmo ao bettaPortugal, vais gostar na certa :)

os bettas são uma espécie maravilhosa e muito esperta :)

se precisares de mim já sabes onde me procurar

para ele se abrir coloca-lhe o espelho. se ele não se abrir com o espelho acautela-te para problemas nas barbatanas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sempre que vejo o nome "betta" num post entro logo...tal é a minha paixão por este belíssimo peixe.

ouve/lê os conselho da susana em relação ao betta, eu assim o fiz e neste momento ele está lindo, brilhantes e já noto o crescimento em 2 meses.

vê o video que fiz comum espelho a frente do aqua... faço isto quase todos os dias... por vezes até quando chego perto do aqua ele "afronta-me" mas depois volta ao seu passeio pelo aqua.

 

 

 

 

em relação ao aqua, pelas dimensões poderias ter optado por uma caixa vodafone (quem não tem arranja nos foruns por 5€) para mais tarde poder evoluir para um aqua maior... mas ao menos é melhor do que a minha primeira casinha para ele que foi um globo... mas também ja vi em algumas lojas cubinhos para bettas com 10x10x10 cm... cabe o betta... e não nada, rebola...

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entristece-me julius que confundas a minha boa vontade e orgulho no que alcancei com prepotência e que queiras comprar guerras com quem discorda de ti.

Vou optar por ignorar tudo o que dizes pois desiludes muito. Peço-te apenas que vejas o esforço a que me dedico para ajudar muita gente no forum. Nao sou o einstein eu sei mas tenho conhecimentos e um diploma que o comprova. Acima de tudo tenho muito esforço, muita paciência e muita dedicação à aquariofilia.

 

Mas para que estou a falar? Fala com quem me conhece, fala com quem já me pediu ajuda e eles dir-te-ão como sou.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tópico moderado pela Equipe de Moderação. Motivo: respostas moderadas em nada contribuem para o desenvolvimento da questão inicial.

 

Peço a todos que respeitem as opiniões dos restantes membros. De outro modo seremos obrigados a aplicar as sanções previstas nas Regras.

 

 

Atentamente.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana, nao lendo o que se passou, posso dizer-te que fazes bem em ter esse orgulho e em ajudar o pessoal, a aquariofilia é um meio complexo e quem o entende deve fazelo transparcer ao "publico" de forma simples como tu fazes, certo é que antes de te encontrar tinha um betta fechado, doente, e que pouco mais ia durar, e agora tenho um betta contente, que vem ao vidro quando me ve, esta no seu ambiente.... :D

 

Continua e ignora :D

 

um grande obrigado :DVoltando ao topico:Rogerio Gomes, eu lembrei-me do cubo mas como o tinha de preparar, e o tempo era muito escasso, obtei por comprar um destes, apesar de tudo vaime ser util para manter uns camarões, pois como tenho garantido um aquario de 100L vou fazer um comunitario nele (embora esteja a pensar num reef, mas acho que vou obtar por ganhar mais esperiencia e o reef ficar para quando tiver mais estavel a nivel financeiro e habitacional) e assim passar o betta sozinho a um de 20L :D

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana, nao lendo o que se passou, posso dizer-te que fazes bem em ter esse orgulho e em ajudar o pessoal, a aquariofilia é um meio complexo e quem o entende deve fazelo transparcer ao "publico" de forma simples como tu fazes, certo é que antes de te encontrar tinha um betta fechado, doente, e que pouco mais ia durar, e agora tenho um betta contente, que vem ao vidro quando me ve, esta no seu ambiente.... :D

 

Continua e ignora :D

 

um grande obrigado :D

 

Um membro acusava-me de vaidade e prepotência e de não saber o que dizia :( (que já foi prontamente moderado pelo administrador david)

eu faço isto com a maior das boas vontades e sobretudo alegro-me com os sucessos de quem ajudo...custa ler coisas assim

 

Como vai o menino? vir ao vidro é sinal de que já conhece o dono :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que falam aqui em Bettas, deixo-vos com uma história passada este ano na Avisan em Santarém!

 

uma determinada loja, daquelas generalistas que costumam ter cadelas com ninhadas em gaiolinhas minusculas, aves completamente em stress a arrancar penas e peixes que dá dó!!

 

farta de passar pelo stand e ver bettas lindissimos em sacos de plástico inapropriados (não eram daqueles com microporos que permitem as trocas gasosas), com um fundinho de água e sem oxigénio... fui ter com o senhor e perguntei-lhe se os bettas mortos eram mais baratos, porque se continuasse a tê-los assim dentro daqueles sacos era como eles iam ficar!!

 

desculpem o off topic! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um membro acusava-me de vaidade e prepotência e de não saber o que dizia :( (que já foi prontamente moderado pelo administrador david)

eu faço isto com a maior das boas vontades e sobretudo alegro-me com os sucessos de quem ajudo...custa ler coisas assim

 

Como vai o menino? vir ao vidro é sinal de que já conhece o dono :)

 

Caro amigo "passado", dsc mas vai ser off topic...

 

Susana não ligues a esses comentários... Continua a ser como és. Graças a tua boa vontade e conhecimentos consegui manter vivos os meus 3 habitantes que estavam quase a ir para o esgoto da companhia. Hoje tenho o meu Betta lindíssimo, vem ao vidro, de vez em quando vem ao vidro e "abre-se todo"... os Neons estão mesmo brilhantes.

Um muito obrigado pela ajuda que me deste.

 

Voltando ao tópico

 

 

Susana, nao lendo o que se passou, posso dizer-te que fazes bem em ter esse orgulho e em ajudar o pessoal, a aquariofilia é um meio complexo e quem o entende deve fazelo transparcer ao "publico" de forma simples como tu fazes, certo é que antes de te encontrar tinha um betta fechado, doente, e que pouco mais ia durar, e agora tenho um betta contente, que vem ao vidro quando me ve, esta no seu ambiente.... :D

 

Continua e ignora :D

 

um grande obrigado :DVoltando ao topico:Rogerio Gomes, eu lembrei-me do cubo mas como o tinha de preparar, e o tempo era muito escasso, obtei por comprar um destes, apesar de tudo vaime ser util para manter uns camarões, pois como tenho garantido um aquario de 100L vou fazer um comunitario nele (embora esteja a pensar num reef, mas acho que vou obtar por ganhar mais esperiencia e o reef ficar para quando tiver mais estavel a nivel financeiro e habitacional) e assim passar o betta sozinho a um de 20L :D

 

quando o colocares no aqua de 20L, oferece-lhe um gps... loool... vai ter tanto espaço que se vai perder... looool. mas experimenta colocar um espelho em frente ao aqua... vais ficar impressionado com o que ele faz... grava um video e coloca aqui pa malta ver :)

 

cumps

Editado por Rogério Gomes
assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Rogério :) como disse, com os vossos sucessos me alegro, com eles ganho mais força e vontade de continuar a ajudar :)

 

só tenho a dizer Rogério que o teu betta está LINDO! ;)

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana tenho uma duvida, por acaso nunca tive bettas pois acho pena colocar um peixe sozinho num aquário pequeno apesar de que a minha mulher me chateia a cabeça que quer um e um dia vou ter que lhe fazer a vontade.

Bom passemos a duvida, em relação ao espelho, o facto de lhe estares a mostrar o reflexo de ele próprio que é um macho não lhe estará a fazer stress? Não seria mais eficaz ter outro aquário com uma fêmea como se faz no caso dos canários em que se coloca a fêmea separada para cativar o pássaro para a procriação? Claro que nem todos estão dispostos a arranjar outro aquário mas na minha opinião seria mais eficaz.

Atenção não sou entendido em bettas só estou indo por uma lógica natural, posso estar enganado.

Mais uma coisa lembras-te de te ter falado de fazer um ecossistema fechado auto-suficiente com camarões e plantas? Pois bem acabei por mandar vir de Espanha e deve chegar pra semana depois posto imagens para compartilhar com o pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou curiosa para ver esse ecossistema fechado e ver como se comporta :) dá novidades

 

Quanto aos bettas. o espelho ou a vista de outro macho deve ser feito 1 hora por dia para que o betta treine as suas barbatanas. Sem este treino ele perde a força muscular e a agressividade típica da espécie. mas atenção que é uma hora por dia, evitando assim stress exagerado.

Quanto a juntar com fêmeas isto só deve acontecer com intenções de reprodução ou será a fêmea a morrer de stress

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:oops: Obrigado Susana :dance: :dance:

 

mas axo que neste momento vou ter que lhe dar dieta outra vez... enquanto a comida esta a tona come tudo o que puder, enquanto os neons esperam que comece a descer... e anda a comer demais e ta "inchado"... 3 dias de ervilhas cozida e mais nada :mad: :mad:

 

 

Susana tenho uma duvida, por acaso nunca tive bettas pois acho pena colocar um peixe sozinho num aquário pequeno apesar de que a minha mulher me chateia a cabeça que quer um e um dia vou ter que lhe fazer a vontade.

Bom passemos a duvida, em relação ao espelho, o facto de lhe estares a mostrar o reflexo de ele próprio que é um macho não lhe estará a fazer stress? Não seria mais eficaz ter outro aquário com uma fêmea como se faz no caso dos canários em que se coloca a fêmea separada para cativar o pássaro para a procriação? Claro que nem todos estão dispostos a arranjar outro aquário mas na minha opinião seria mais eficaz.

Atenção não sou entendido em bettas só estou indo por uma lógica natural, posso estar enganado.

Mais uma coisa lembras-te de te ter falado de fazer um ecossistema fechado auto-suficiente com camarões e plantas? Pois bem acabei por mandar vir de Espanha e deve chegar pra semana depois posto imagens para compartilhar com o pessoal.

 

Boas Geada

 

pelo que me foi indicado, e a Susana até nem foi a 1ª a dizer para o fazer, isso excita o Betta uma vez que vê ali outro e tenta "lutar" pelo território... uma vez que é um peixe independente, que não gosta de opositores, não deve de ter muito mal estar sozinho. se fizeres uma pequena pesquisa no google vais encontrar imensos sites que falam dos Bettas.

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.