Alternanthera Rosaefolia - Carência Potássio


pmpg98

Recommended Posts

Boas,

 

Acho que olhando para a minha Alternanthera penso verificar que tenho uma carência de potássio.

 

Junto uma foto para saber da vossa opinião e também como faço para colmatar esta deficiência.

 

Aqua : 100x40x50

Fert : 3ml diários de TPN+ e 5ml semanais de Excel

CO2 pressurizado : devem estar para ai umas 4/5 bolhas, mas ainda tenho de lhe arranjar uma outra posição que me parece que a circulação do CO2 não é a melhor.

T5 4x39W com 8h de fotoperiodo em que são 5h de 2x39 e 3h de 4x39

 

Foto geral

 

DSCN6047.JPG

 

Planta

 

DSCN6114.JPG

 

DSCN6115.JPG

 

Como é que aumento o nivel de potássio se essa for a carência? fazendo uma solução com cloreto de Potassio? acham que consigo comprar numa farmacia?

 

Já agora restante flora e fauna:

 

Flora:

Aponogeton boivinianus

Eleocharis Acicularis

Staurogyne

Microsorum pteropus "Windlov"

Anubia Barteri

Vallisnerias mini-twister

Valisnerias perfection

Rotala rotundifolia

Heteranthera zosterifolia

Hemianthus micranthemoides

Rotala Macandra

Myriophyllum mattogrossense

Limnobium laevigatum

Alternanthera Rosaefolia

Proserpinaca Palustris

 

Fauna actualmente com ictio :( [áqua a 29 e ontem levou com sal, que já observo melhoras]:

2xCrossocheilus siamensis (SAE)

1xOtocinclus affinis

1xNeritina pulligera

9xPomacea Bridgisi (Amarela)

3xPomacea Bridgisi (Azul)

5xCaridina multidentata (Camarões Amano)

5xHemigrammus rhodostomus

2xPuntius titteya (barbo cereja)

4xPuntius tetrazona (barbo tigre albino)

2xMikrogeophagus ramirezi

2xColisa chuna

 

Obrigado por toda a ajuda...

 

Pedro Gil

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho alguma forma de verificar os niveis de potassio e se essa é a carência?

 

É que não queria estar a gastar € num fert de potassio e depois ser outra coisa qualquer.

 

Obrigado a todos

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Não me parece que isso seja falta de potássio, pois a haver essa carência afectaria todas as plantas e não apenas a alternanthera. Desconfio da temperatura da água, a maioria das plantas não se dá com tempertaturas muito altas.

 

De qualquer forma se precisares de um pouco de KCl, manda MP.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amigo,

 

Obrigado pela ajuda, eu por acaso só tirei a foto a Alternanthera mas todas estão um bocado assim, acabei por comprar Flourish Potassio, porque estava nas dúvidas dos pós e vou começar a colocar 7ml 2x por semana, mas não sei se é pouco...

 

Além disso não tenho teste de potassio :(

 

Vamos ver se se aguentam, com os maus tratos que lhes estou a dar :(

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso não tenho teste de potassio :(

Nem existe tal teste pá bang

Tem cuidado com os 28º, tás nos limites tanto para os amanos quer com algumas das plantas, se quiseres eu faço-te o favor de albergar os amanos até restabeleceres a temperatura normal nyah

Bom ano Pedro :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nem existe tal teste pá bang

Existe, sim senhor... a Elos tem, por exemplo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Luis,existe tal teste da elos

 

Popular in the realm of carbon dosed aquarium filtration, Potassium is largely ignored by ‘other aquarists’ and rightfully so. Often referred to by its German name Kalium, or simply K, to date not a single Potassium kit has earned widespread use or significant long-term popularity. Potassium is typically measured by the amount of precipitate that is formed in the test solution–the resulting turbidity is proportional to the potassium levels. Think cloudy water–these have proven very difficult to read for most users.

The new Elos Potassium test will also be based on turbidity—however, Elos has told GBD for a K test, it’s as user friendly as they come. http://glassbox-design.com/2010/elos-potassium-phosphate-test-kit/

 

 

 

Portanto Pedro, abre ai os cordões à bolsa para poderes testar o potássio http://www.elos.eu/carrello/

 

Podes tambem procurar por esta marca

http://www.fishvet.c...um_test_kit.htm

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado,

 

Infelizmente tenho mesmo de manter o aqua nos 29º :( problemas com o ictio é isso ou também vão os peixes por isso plantas e amanos vão ter de aguentar-se espero eu...

 

Quanto ao Potassio, como não tenho testes vou experimentar dosear um pouco de fertilizante só com potassio para ver se as plantas se endireitam... a outra hipotese era baixar um pouco o CO2...

 

Neste momento estou a por:

5ml TPN+ por dia

5ml Excel por semana

6ml Potassio 2x por semana

 

A ver como isto tudo se aguenta... Depois se calhar começo a estudar os pós para ver se economizo umas massas :)

 

António agora ando com duas femeas ovadas, se calhar devias pensar na criação :) se estiveres para ai virado :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais