Turfa


malteznuno

Recommended Posts

Boa noites

 

Ainda não li, ou então fiz mal a pesquisa aqui no forum de alguem quem tenha utilizado como subestrato Turfa

As minhas duvidas são por isso as seguintes:

 

Poderei usar turfa como 'subestrato'?

Tenho alguns inconvenientes?

Li aqui no Forum alguem que colocou uma rede entre o subestrato e o areão , qual o objectivo da rede?

 

 

Obrigado e até breve

Nuno Maltez

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno.

 

Eu coloquei uma rede entre o substrato fertil e o areão de forma a tentar evitar que estes dois se misturassem.

 

Quanto à utilização de turfa como substrato :twisted: referes-te a que tipo de turfa? Sinceramente não sei, mas muitos substratos "profissionais" já vêm tratados de forma a evitar que se libertem substâncias indesejadas para a água.

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é a composição da turfa de que falo:

 

turfa.jpg

 

 

Será que estes componetes todos, iram alterar as condições da Agua...

Existe algum que já tenham utilizado que tenha dado resultado?

 

 

Obrigado a todos

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando montei o meu aqua meti uma rede entre o substrato e o areão mas foi para prever o futuro para um dia mais tarde quando tiver que mexer no areão ou mesmo meter a plantas para não levantar o substrato e também serve para as plantas se agarrarem a rede mas a principal função foi mesmo a de proteger o aqua quando tiver que mexer no areão. Eu utilizei o substrato da JBL e agora tenho turfa da sera mas é no filtro.

Um abraço

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu não sei se arriscaria.. mas seria interessante saber se alguém já teve experiências com turfa

 

Depois de muita pesquisa, e de muita informação e formação, por fim cheguei à resposta final.

Esta turfa não serve, mas a turfa normal, sem aditivos é boa para colocar no substrato de um aquário, mas precisa de ser turfa sem aditivo nenhum, mesmo assim a turfa torna a água ácida e mole, o que certamente não é bom para o aquário. Agora vou tentar saber se conseguirei contornar esse problema.

 

Obrigado a todos, e fica aqui também o meu contributo

Um abraço a todos

preparação: Meter de molho e retirar o que fica a boiar...E está pronto a formar uma camada para o nosso aquario

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim a turfa torna a água ácida e mole, o que certamente não é bom para o aquário. Agora vou tentar saber se conseguirei contornar esse problema.

 

É verdade que torna a água mole e ácida, mas esse aspecto não é necessariamente um problema, depende das espécies que lhe vais introduzir :D

 

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na turfa mencionada tem indicação de Calcário Dolomitico , o que

alcaliniza a água.

Veja em nosso site em substrato

www.mascheville.com.br

 

Sim é verdade

Vou tratar de arranjar a turfa, e fazer isso...Depois digo qualquer coisa.

 

Até breve

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso turfa granulada da SERA no filtro, também ha em fibras da FLUVAL (por exemplo deve haver noutras marcas).

 

tambem ha placas de turfa para por tipo substrato.. nem sao mto caras (digo eu)

 

eu uso terra para bonsai por baixo de uma camada de barro e pregos por cima.

 

noutro akuario usei terra vegetal tipo essa que tens na foto, a unica coisa k fiz foi ferver. resultado ? bem.. até agora (e ja la vao 2 meses) 0 mortes e as plantas não se queixam.

 

cuidados: usar meias de nylon de senhora onde meti a terra (senao ela vem ca parar a cima eventualmente)

ter um aquario BEM plantado, desconfio k a terra liberte nitratos e fosfatos (o que é bom apenas em akuario bem plantados)

 

se nao kizeres inventar, vai a uma loja de akuariofilia (as de animais nornalmente n tem esse tipo de cenas) e pede turfa pa substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já iniciei a minha aventura com a turfa.

Estou a anotar as vossas ajudas, é me de muita utilidade...

Amanhã vou saltar para mais uma etapa.

Um abraço e até mais uns diazitos...

 

Obrigado

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua fica AMARELA.. aquilo a que os entendidos chamam AGUA-NEGRA ou BLACKWATER, na verdade é amarela.

 

penso que ah primeira vista pode assustar os mais desprevenidos, e pensar que algo está errado mas na verdade os peixes não se queixam.. la no sitio onde eles moram a água das chuvas ganha essa cor ao escorrer pela terra até ao rio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já fiz a experiencia com turfa dessa que mostraste na imagem, que foi comprada no AKI, e o que posso adiantar é que a agua fica muito vermelha, mesmo muito, mas depois de alguns tpa's e um mes de estar montado com algumas plantas, é que pus lá alguns peixes (ciclideos). Nao me morreu nenhum e até posso acrescentar que esteve a trabalhar mais de um ano sem muitos cuidados e com poucos tpa's, ao fim do qual desisti porque o raio da agua ficava sempre amarela, o que pode ser bom para algumas especies.

 

Espero ter ajudado.

Cumps,

Fernando Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já etá no Aquario e já tem a meia de vidro.

Já enventei uma forma para cortar a meia, pra poderem as raizes das plantas segurarem-se bem..Agora vou começar a fazer a escolha das plantas e a montagem da calha, que está em projecto...Já tenho material, depois é meter as plantas e depois encher de água...Vamos lá ver o que acontece...

Estou ancioso mas sem dinheiro...

Um abraço e Obrigado pelas ajudas..

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais