àguas turblentas no lago Tanganika?


Puer

Recommended Posts

Sempre li que a maioria das águas do Tanganika tinham corrente e que as espécies endémicas preferiam a água com alguma turbulência.

MAs será mesmo assim? Pela minha experiência parece que até preferem águas mais paradas (mas não estagnadas).

O que vos dizem os vossos peixes?

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tambem chamados de Goby cichlids: Eretmodus, Spathodus e tanganicodus, vivem mesmo na area de rebentação das ondas do lago contra as rochas, em aquário precisam de águas bastante oxigenadas.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre li que a maioria das águas do Tanganika tinham corrente e que as espécies endémicas preferiam a água com alguma turbulência.

MAs será mesmo assim? Pela minha experiência parece que até preferem águas mais paradas (mas não estagnadas).

O que vos dizem os vossos peixes?

Ora bem, quando estamos a falar de um lago maior que portugal e que se asemelha mais a um pequeno oceano do que propriamente a um lago no seu conceito habitual, não faz sentido colocar essa questão dessa forma, mas sim que espécies vivem a onde e se gostam ou não de águas paradas ou estagnadas, já que como podemos constatar que existem espécies que vivem junto da costa, mesmo nas zonas de rebentação, outras junto das rochas e outras em águas abertas e/ou profundas.

Por exemplo o caso dos eretmodus vivem mesmo na zona de rebentação e logo precisam de água bastante movimentada e oxigenada e no caso das frontosas que vivem a muitos metros de profundidade não precisam de muita corrente, áliás até estão melhor em águas calmas, já que no seu meio natural não haverá grandes correntes à profundidade que vivem.

Cada espécie é unica e temos que ver como ela vive no seu meio natural e se gosta ou não de água movimentadas.

 

No caso dos conchiculas, sendo estas espécies que vivem em águas relativamente calmas, não precisam de muita corrente, mas também como são peixes que raramente sobem do meio do aquário para cima se tivermos corrente à superfície, o que convém sempre, não os encomoda muito :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, depende da espécie...:lol:

Creio que os Brichardis e os Daffodil preferem água nem muito parada nem com muita corrente. Afinal eles são das zonas rochosas, a meia profundidade do lago.

Acho que vou moderar o débito de saída de água.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas por agora julgo que o ideal seria cortar na corrente...

 

Puer... tem cuidado ao cortares na corrente......vais concerteza afectar a filtragem e a qualidade da água, valores baixos de oxigénio dissolvido provocam uma diminuição dos valores de Potencial Redox.

 

...eu tentava antes direccionar a corrente de uma forma a que ela se espalhe, para não provocar uma corrente continua.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais