Recommended Posts

Vivas,

 

O título e sub-título dizem tudo, tenho usado porque é recomendado, mas questiono o "porquê" da sua utilização...

 

Alguém pode esclarecer SFF?

 

Brigados,

 

:sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devido a força da gravidade, as saidas dos tubos ficam a baixo do nivel da agua, logo sugaram a agua toda.

 

ou seja imagina por exemplo o tubo ligado a bomba de ar, tas a enviar ar no tubo de um nivel inferior(bomba) para dentro do aqua que esta a um nivel superior, se faltar a luz o ar deixara de ir da bomba para o aqua, e o tubo sugará a agua do aquario para a bomba de ar.

 

entendes?

 

cumps

 

Duilio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Houve uma altura que se tivesse uma válvula anti retorno tinha evitado uma mini inundação cá por casa....

Basicamente, e como disse o psycodream, por meio da forca de gravidade evitam que aconteça o chamado efeito sifão...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Obrigado a ambos, #psycodream# peço desculpa, pois deveria ter sido mais explícito, não uso bomba de ar, as válvulas em causa estão montadas num áqua de 30 L com CO2 caseiro, e a outra (que retirei) num áqua de 90 L com CO2 pressurizado.

 

#Susana#, não percebi: "em caso de falha do quê" ??

 

Antecipadamente grato pelos V. esclarecimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "Captain",

 

Eu percebo o valor das válvulas, nunca sei é se em caso caso de pressão excessiva, elas vão desprender por cima ou por baixo..., daí o questionar da sua utilidade...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás,

 

Se pensarmos em pressão, presumo que vão desprender sempre por cima, dado serem válvulas anti-retorno, logo... :naughty:

 

Cada vez mais confuso :doofywave:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pressão do CO2? Ou da coluna de agua?

Já tive uma em vidro, que não desprendeu.... Rebentou xD lolol dificilmente desprendem.... O tubo de CO2 ou de silicon começa a ressequir e é como ficasse colado...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a generalidade nao desprende de todo se forem bem adaptadas a uma tubagem adequada :)

 

 

Pressão do CO2? Ou da coluna de agua?

Já tive uma em vidro, que não desprendeu.... Rebentou xD lolol dificilmente desprendem.... O tubo de CO2 ou de silicon começa a ressequir e é como ficasse colado...

Abraço

 

lol.....minha nossa, abençoado plástico digo eu XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O perigo do retorno coloca-se em especial para aquarios muito cheios, em que a agua fica apenas e 1 ou 2 cm do rebordo do vidro. Se o motor do ar for bastante potente, e o difusor do ar estiver velhinho (quase entupido), no caso de haver uma paragem na bomba, a pressão do ar no tubo mais a pressão da agua, fazem com que eventualmente a agua suba pelo tubo do ar, ultrapassando a superficie da agua, e depois pelo efeito sifão, até o tubo ficar a seco. Acredita que já me aconteceu (há largos anos). Actualmente não uso valvulas porque acho que estrangulam o fluxo. Opto por dar uma margem maior no desnivel da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.