Temos local de recolha de agua salgada natural no norte????


cesar_dias

Recommended Posts

Ora viva a todos.

Ao fim de algum tempo a resistir... ca ando eu com ideias de montar o primeiro salgadito.

Mas como o espaço é curto, e o bolso ainda mais... tenho que estudar bem a coisa.

 

Para além de algum equipamento dispendioso, há um que pode ou não ser necessário adquirir - Osmose inversa.

Sei que uma forma de "poupar" nisto é utilizar agua salgada natural nas TPA.

Tenho visto aqui alguns users a usar agua do já famoso Cabo Raso, que ao que parece é de boa qualidade.

 

E cá pelo norte? alguém usa agua natural? que locais têm agua de boa qualidade para introduzir no aquário?

Ou será que não poderei escapar a osmose inversa + sal sintetico?

Temos lojas por cá que vendam agua de osmose? se sim, qual o custo dessa agua?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu recolha agua na praia de lavadores em frente a casa branca a +- 10 meses e até a data ainda não tive problemas, isto para fazer as mudanças de 60lts mensais,mas para fazer a reposição da agua que ivapora é aconselhavel ser feita com agua de osmoze, mas se tens poucos€ opta por repor com agua emgarrafada 7 Fontes.

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cesar eu independentemente de os tpa's serem feito com agua natural acho que uma OI é sempre necvessária num reef. Por exemplo se quizeres adicinar kalk como vais fazer sem agua de osmose?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com água da torneira...  

claro que esta tem que ser de boa qualidade!

hummm... tem que ter um nível de TDS muito baixo. Eu diria abaixo de 30 ou 40 ppm. Onde é que temos água da torneira assim?

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

Desde já obrigado a todos.

Entretanto fiz algumas investigações, e para já tenho fonte de agua de osmose para as reposições :)

Pelo menos esse equipamento pode ser comprado bem la para o futuro, quando o aquario "crescer" #cool

Pelo preço que me deram para a agua de osmose... não vale a pena inventar com algum tipo de agua engarrafada #cool

 

Para encher o aquário é que dava jeito agua natural com alguma confiança.

Mas também já me foi dito que poderia usar da torneira, mas apenas para encher.

Mas como o aquario será de apenas 120L que com RV areia e etc... levará de certeza menos de 100L... A despeza em agua de osmose também não era nada de assustador cheers

 

Praia de Lavadores...

Pelo menos no verão passado, volta e meia via muita espuma escura a superficie... mas nunca fiz nenhum tipo de teste a agua, até porque na altura não tinha ideias de montar nada de agua salgada.

 

E já agora...

Que testes fazem a agua para verificar a qualidade da agua do mar?

Nitratos?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um "site"... penso eu que seja Instituto do ambiente ou coisa que o valha, mas so da informação da qualidade um pouco relativa BOA MÁ RAZOAVEL etc

Ainda por cima, para a mesma praia pode ter resultados de BOA e MÁ com um intervalo temporal pequeno :(

 

Dava-me jeito saber que tipo de testes rápidos costumam fazer no local para avaliar a sua qualidade.

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cesar penso que os testes a fazer serao de nitratos, nitritos, amonio e amoniaco e fosfatos. valores como o salinidade, kH e calcio serao diferentes dos valores pretendidos num aquario de recife, mas sao facilmente manipulados de forma a preencherem as necessidades do aquario.

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm... tem que ter um nível de TDS muito baixo. Eu diria abaixo de 30 ou 40 ppm. Onde é que temos água da torneira assim?

 

Em lado nenhum... o melhor resultado que obtive até hoje foram 56 ppm em Lisboa, onde supostamente a água é de boa qualidade!

 

Não poupem 200 euros numa osmose, pois de futuro vão acabar por gastar muito mais... não posso aconselhar outra coisa! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais