Carlos Conde Publicado Novembro 28, 2011 Publicado Novembro 28, 2011 Boas Vou montar um aquario e gostaria de saber quais as plantas que posso manter sem utilizar botijas. sem serem de plastico ..lol Ob Cumps Carlos Fiquem Bem
7ubal Publicado: Novembro 28, 2011 Publicado: Novembro 28, 2011 Boas, Existem mais plantas de baixa manutenção do que talvez possas pensar, é apenas preciso pesquisar um pouco. Assim de repente surgem à cabeça os musgos anubias e fetos. Todas elas agradecem o CO2 mas conseguem evoluir bem sem terem de receber injecção de CO2. E o que é válido para o CO2 é válido também para a luz e fertilização. Depende mais do teu gosto e da forma como estás a planear o layout. Podes começar por fazer pesquisa nos parâmetros pretendidos (neste caso, baixo CO2) em alguns sites como este: http://www.aquascapingworld.com/plantpedia/
Carlos Conde Publicado: Dezembro 1, 2011 Autor Publicado: Dezembro 1, 2011 O site bastante confuso, para quem nao conheçe nomes e especies de plantas. Se escolher so um item , n apareçe nada.... ob na mesma Carlos Fiquem Bem
vitorfranco Publicado: Dezembro 1, 2011 Publicado: Dezembro 1, 2011 aqui tens muito por onde escolher: Musgos Feto de Java Hygrophila polysperma Rotala Rotundifolia sp. Green Ceratophylum demersum Bocapa monnieri Hydrocotyle leucocephala Cryptocoryne wendtii Cryptocoryne Balansae Najas guadalupensis Anubias barteri Anubias barteri 'marble' Anubias barteri v. 'glabra' Anubias nana Anubias barteri v. 'coffeefolia' Cryptocoryne retrospiralis Cryptocoryne spiralis Anubias barteri v. 'nana golden' Anubias barteri v. 'nana narrow leaf' Anubias barteri v. nana 'petite' Cryptcoryne becketii Pelia Bacopa - Bacopa caroliniana Bolbitis heudelotii Ceratophyllum submersum Cryptocoryne aponogetifolia Lotus- Nymphaea pubescens Vallisneria natans Vallisneria americana Vallisneria asiatica Egeria Densa Aegropila Cladophora Eleocharis parvula Marsilea hirsuta e quadrifolia Lemna minor Vallisneria spiralis 'Tiger' Echinodorus bleheri Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
Ricardo A. Domingues Publicado: Dezembro 1, 2011 Publicado: Dezembro 1, 2011 Só uma vez me aventurei a usar um sistema de CO2 caseiro mas depois desisti. Plantas que tive e cresceram muitíssimo bem sem CO2: Hygrofila corymbosa, Egeria densa, cabombas, ceratophylum demersum, Anubia nana, Feto de Java, Sagitaria subulata, HZ, Musgo de Java, Ludwiga repens (apesar de ser uma planta com tons vermelhos, as quais pede mto CO2, sempre se desenvolveu bem só com luz e substrato fértil por baixo do areão). Actualmente deixei um aquário abandonado em casa dos meus pais, só com luz (60w para aqua de 180L), a Sagittaria subulata dominou toda a frente do aqua. Ricardo Domingues
antonionobre Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Olá Carlos, Mantive durante muitos anos um aquário plantado, apenas com uma boa iluminação e adubação de fundo. Naquele tempo, ainda não havia os adubos que há hoje, e a mistura era quase caseira. Composta por terra vegetal para vasos, turfa e bolas de argila. Foi o meu primeiro aquário de plantas. Não me lembro que espécies de plantas tinha, mas sei que se mantiveram durante muitos anos, muitas delas, reproduziram-se. Era essa a ideia. O grande problema desse aquário, era a cor da água, turvava com muita facilidade. Hoje, é tudo mais simples e mais limpo. Houve uma grande evolução e ainda bem. Estou a montar um aquário de plantas neste momento, e não vou usar o CO2. Penso que para se ter um bonito aquário plantado, a principal regra é ter paciência, para acompanhar o crescimento das plantas. António
Recommended Posts