Tropica PLANT SUBSTRATE


correiabastos

Recommended Posts

Boas, tens várias opções agora depende daquilo quer queiras gastar.

 

Desde Akhadama, Elos Terra, JBL Manado e os Aqua Soil da ADA, tens muito por onde escolher.

 

Posso-te dizer que já usei da Elos e da JBL e fiquei bastante satisfeito com os resultados.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já agora aproveito o tópico para continuar a questão... mas eu fiz o contrário, ou melhor, irei fazer.

 

Vou comprar 3L de ADA Aquasoil Amazonia e queria saber o que pôr por baixo. Estou indeciso entre o que o correiabastos comprou e entre o substrato sugerido pela própria marca (PowerSand M 2L).

 

Em termos de preço: Tropica 5L = 17 € e PowerSand 2L = 25€...

 

Venham sugestões...

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O power sand apesar de excelente precisa de ser compensado com alguns nutrientes que rapidamente perde, é mais um substrato de perefeccionista que exige alguns cuidados extra onde vais acabar por gastar mais dinheiro. Em termos de manutenção/preço ficas melhor com o tropica PSIQUICO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

verdadeiramente não precisas de por nada por baixo do Amazonia. Ele já é fértil quanto baste. Tem atenção que se usares o Amazonia tens que fazer TPAs todos os dias na primeira semana e depois ir espaçando com o tempo. Isto porque liberta amónia no início. De resto, é o substrato de eleição para plantados.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele é óptimo pois é dos substratos mais estáveis para um aquario mas por exemplo num aquario medido regularmente verifiquei que perdeu o ferro em apenas 4 meses. Alias a ada vende normalmente o substrato e os aditivos separadamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas?

 

Pelo que li, o Amazonia é inerte, por isso no saco até faz publicidade ao PowerSand, o qual deverá ser colocado por baixo do Amazonia. Sendo inerte, iria servir apenas para as plantas enraizarem e não para crescerem.

 

Seja como for, já me tentaram convencer a manter só o inerte e a pôr bolas da JBL para as raízes absorverem, as quais duram cerca de 1 ano.

 

Agora fico um bocado baralhado.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana,

 

O amazónia é sobretudo azoto (nitratos e amónia) e fosfatos. De resto não leva quase mais nada. Para além disto tem uma boa capacidade de troca iónica pelo que com o tempo ajuda a "guardar" alguns nutrientes no substrato.

 

Ferro (e micros) e potássio tens que dar via fertilização líquida (Steps e K).

 

Não confies nos testes de Ferro. Eles não têm capacidade para medir o Ferro na sua forma quelatada pelo que até podes ter 1000 ppm de ferro que não serve de nada às plantas.

 

Abraço.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois gm :) mas fiz mesmos os testes ao próprio substrato com amostras pequenas retiradas de vários pontos do aquario. Revelou-se que o ferro que originalmente tinha perdeu-o todo :) felizmente é apenas um aquario decorativo de pequenas dimensões :P melhor para as minhas costas nestes testes de que me lembro :P (ah, e nada como meter caloiros em aula pratica de química a aprenderem a detectar os nutrientes de solos - de aquario e da boa velha terra de agricultura - e assim ver os resultados do Aqua )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas?

 

Pelo que li, o Amazonia é inerte, por isso no saco até faz publicidade ao PowerSand, o qual deverá ser colocado por baixo do Amazonia. Sendo inerte, iria servir apenas para as plantas enraizarem e não para crescerem.

 

Tenho a certeza. O Amazonia não só tem nutrientes como ainda te baixa o pH e gH.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondemdo ao PSIQUICO, as plantas tendem a vingar melhor em substrato fértil do que com as bolas da jbl, aliás porque assim vais criar pontos de ancoragem e as plantas vão derivar para as bolas em vez de teres a plantação igualmente distribuída :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso sempre desfazer as bolas em pedaços e colocá-las num perimetro afastado do caule das plantas, talvez num raio de 3 a 5 cm, dependendo do tamanho da planta.

 

GM, baixar o PH e GH soa-me muitíssimo bem, pois n queria utilizar químicos para reduzir o PH.

 

Sendo assim, irei usar apenas o Amazonia no início, e algum tempo depois introduzo as tais bolas em bocados espalhados, de forma a garantir que não haja falta de nutrientes.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Não sendo eu um expert na matéria, deixo apenas a minha opinião baseada na experiência que tenho vindo a adquirir.

Já utilizei substratos férteis e inertes com base fértil e também já utilizei tetra initial sticks. Penso que primeiro que tudo a questão que se coloca é que tipo de plantado se pretende. Hi-tech ou Low-tech?

Se Low-tech, então aconselho-te tropica + ADA Amazonia. Com TPA's 1 vez por semana e adição de micros da tropica (sem CO2 e Luz 0.5W/l).Se high-tech, então Pawer Sand + aditivos + Amazonia. Com TPA's diárias durante a 1ª semana, passando de 2 em 2 dias na 2ª semana e 1 vez por semana a partir da 3ª semana. Fertilizantes ADA Brighty K + Setp 1 e a partir do 3º mês step 2 (com CO2 e luz 1W/l). Estes exemplos funcionam (aquarios de 60 litros). Aconselho a fazer bem logo do inicio do que ir gastando dinheiro para tentar remediar ou corrigir as situações.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais