Dicas sobre glossostigma


fish

Recommended Posts

Eu n sei mesmo o que fazer, preciso de umas dicas!

Plantei a glossostigma há uma semana, mais coisa menos coisa, e n consigo fazer com que esta começe a «ganhar terreno». Volta q n volta dá umas folhas, mas os meus escalares fazem o favor de mas comerem :twisted: .

Contudo, infelizmente depois de 4 anos de companhia o escalar que comia a planta morreu. Portanto a planta agora tinha obrigação de crescer, mas cresce mto pouco. n sei o q fazer. A iluminação é de 2x36w e as medidas do aquário são 60x30x30, tem adubo sólido, no areão, e líquido (Flourish da Seachem). Será que tenho que por um sistema de injecção de CO2?

 

Mto Obrigado

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começando...

Acho que a planta que plantaste tem outro nome que aquele que referiste. Creio que estavas a falar na Glossostigma elatinoides....certo?

Referes que a plantaste à uma semana.Uma semana é pouco para avaliar o comportamento da planta no teu aquário. Tens de lhe dar tempo para se ambientar ...Passadas duas semanas (quase) de certeza vais notar diferenças visíveis, só tens de esperar....

Contudo:

 

 

Glossostigma elatinoides is much in demand in Japanese-inspired aquariums. It is one of the smallest aquarium plants, and thus a good foreground plant. A difficult plant demanding a lot of light. Grows upwards if light is poor. Make sure larger plants do not overshadow it. When planting in the aquarium small clumps (approx. 1/8 pot) should be placed at intervals of a few centimetres to :twisted: the plants grow together more quickly. CO2 addition and soft water promote growth significantly.

 

como tal a introdução de Co2 (com os devidos cuidados) é uma grande ajuda....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com a luz que tens ela ja devia crescer, com CO2, em 4/5 dias ja notas a diferença.. como é que a plantaste ? como diz a tropica ? eu planto nó a nó (ou 2 a 2 quando começa a doer as costas). repara que ao dividires os pés ela vai compactar bem mais rapido..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era impossivel plantar a planta nó por nó só por um motivo, pq a planta vinha plantada numa armação de metal que não podia ser removida pq senão partia as raizes da glosso. A srª da loja disse-me para a plantar mesmo assim que n havia problema. Desculpa-me mas o que é que é a tropica? É um site sobre plantas?

Os pés que as vezes se soltam eu aproveito e volto a prende-los, e eles de facto crescem, e aparecem umas folhas mas parece-me que vai levar uma eternidade a cobrir todo o fundo do aquário, mas tb, tempo há de chega e sobra :) . O que é que acham que eu deva fazer mais para facilitar o crescimento?

Já agora pus o CO2 caseiro a funcionar já á uma semana, alterações: nada.

 

Mto Obrigado

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à tropica é uma empresa produtora de plantas e podes consultar neste site informação acerca das plantas que eles comercializam : http://www.tropica.com/default.asp

 

Quanto ao facto de a planta que adquiriste vir numa rede, desconheço esse sistema, mas imagino que essa armação de metal possa ser cortada com uma tesoura por exemplo...será? O melhor que tens a fazer é arranjar uma maneira de cortar isso e depois plantares pé por pé , bem espalhada pelo local que queres que a planta se propague. Se tiveres oportunidade de dar uma olhadela pela Aquário Magazine deste mês vem uma descrição pormonorizada acerca da planta e da sua "plantação"...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já dei uma vista de olhos na aquario magazine deste mês, mas não dizem nada quanto aos parâmetros ideais para a glossostigma. Procurei noutros sites ajuda para compreender melhor a planta e conseguir que ela tire partido das condições que lhe ofereço, mas é bastante difícil (não é por acaso que dizem que a planta não é para principiantes mas vou ser persistente).

Já fui ao site da tropica, já tenho mais ou menos uma ideia de como lidar com ela.

 

Obrigado

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não subscrevo a tua afirmação de ser uma planta difícil. Se é uma planta de tapete não pode ser difícil pois precisa de se "reproduzir " em quantidade não é?... Será difícil para quem não tenha as condições ideiais para ela , que não creio passam por temperatura ou ph, mas antes por quantidade de luz...e citando a Tropica :"A difficult plant demanding a lot of light". Ter glosso com menos de 0.75w/ l é quase condenar a planta à morte; plantá-la "à sombra" de outras plantas é condená-la a crescer em altura...

Uma consideração geral:

- quem quer ter plantas todas "bonitinhas" tem de se mentalizar que as plantas têm determinadas necessidades e que passam, por exemplo, por co2, nutrientes e luz . Se co2 e nutrientes é fácil a solução , não se pense que as lâmpadas que,normalmente, acompanham os kits de aquário chegam para a maioria das plantas...porque não chegam! è preciso investir-se nesse aspecto fazendo upgrade à iluminação, porque se se pretende dar as melhores condições para os peixes , também tem de se dar as melhores condições para as plantas, caso contrário cada dia que passam poderão estar um passo mais próximo da morte...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais