fish Publicado Fevereiro 15, 2005 Publicado Fevereiro 15, 2005 Eu n sei mesmo o que fazer, preciso de umas dicas! Plantei a glossostigma há uma semana, mais coisa menos coisa, e n consigo fazer com que esta começe a «ganhar terreno». Volta q n volta dá umas folhas, mas os meus escalares fazem o favor de mas comerem . Contudo, infelizmente depois de 4 anos de companhia o escalar que comia a planta morreu. Portanto a planta agora tinha obrigação de crescer, mas cresce mto pouco. n sei o q fazer. A iluminação é de 2x36w e as medidas do aquário são 60x30x30, tem adubo sólido, no areão, e líquido (Flourish da Seachem). Será que tenho que por um sistema de injecção de CO2? Mto Obrigado Fish
coimbra Publicado: Fevereiro 15, 2005 Publicado: Fevereiro 15, 2005 Começando... Acho que a planta que plantaste tem outro nome que aquele que referiste. Creio que estavas a falar na Glossostigma elatinoides....certo? Referes que a plantaste à uma semana.Uma semana é pouco para avaliar o comportamento da planta no teu aquário. Tens de lhe dar tempo para se ambientar ...Passadas duas semanas (quase) de certeza vais notar diferenças visíveis, só tens de esperar.... Contudo: Glossostigma elatinoides is much in demand in Japanese-inspired aquariums. It is one of the smallest aquarium plants, and thus a good foreground plant. A difficult plant demanding a lot of light. Grows upwards if light is poor. Make sure larger plants do not overshadow it. When planting in the aquarium small clumps (approx. 1/8 pot) should be placed at intervals of a few centimetres to the plants grow together more quickly. CO2 addition and soft water promote growth significantly. como tal a introdução de Co2 (com os devidos cuidados) é uma grande ajuda.... Um abraço Coimbra
AntonioFerrao Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 com a luz que tens ela ja devia crescer, com CO2, em 4/5 dias ja notas a diferença.. como é que a plantaste ? como diz a tropica ? eu planto nó a nó (ou 2 a 2 quando começa a doer as costas). repara que ao dividires os pés ela vai compactar bem mais rapido.. http://tadechuvalafora.blogspot.com
fish Publicado: Fevereiro 23, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2005 Era impossivel plantar a planta nó por nó só por um motivo, pq a planta vinha plantada numa armação de metal que não podia ser removida pq senão partia as raizes da glosso. A srª da loja disse-me para a plantar mesmo assim que n havia problema. Desculpa-me mas o que é que é a tropica? É um site sobre plantas? Os pés que as vezes se soltam eu aproveito e volto a prende-los, e eles de facto crescem, e aparecem umas folhas mas parece-me que vai levar uma eternidade a cobrir todo o fundo do aquário, mas tb, tempo há de chega e sobra . O que é que acham que eu deva fazer mais para facilitar o crescimento? Já agora pus o CO2 caseiro a funcionar já á uma semana, alterações: nada. Mto Obrigado Fish
coimbra Publicado: Fevereiro 23, 2005 Publicado: Fevereiro 23, 2005 Quanto à tropica é uma empresa produtora de plantas e podes consultar neste site informação acerca das plantas que eles comercializam : http://www.tropica.com/default.asp Quanto ao facto de a planta que adquiriste vir numa rede, desconheço esse sistema, mas imagino que essa armação de metal possa ser cortada com uma tesoura por exemplo...será? O melhor que tens a fazer é arranjar uma maneira de cortar isso e depois plantares pé por pé , bem espalhada pelo local que queres que a planta se propague. Se tiveres oportunidade de dar uma olhadela pela Aquário Magazine deste mês vem uma descrição pormonorizada acerca da planta e da sua "plantação"... Um abraço Coimbra
fish Publicado: Fevereiro 24, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2005 Por acaso já dei uma vista de olhos na aquario magazine deste mês, mas não dizem nada quanto aos parâmetros ideais para a glossostigma. Procurei noutros sites ajuda para compreender melhor a planta e conseguir que ela tire partido das condições que lhe ofereço, mas é bastante difícil (não é por acaso que dizem que a planta não é para principiantes mas vou ser persistente). Já fui ao site da tropica, já tenho mais ou menos uma ideia de como lidar com ela. Obrigado Fish
coimbra Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 Não subscrevo a tua afirmação de ser uma planta difícil. Se é uma planta de tapete não pode ser difícil pois precisa de se "reproduzir " em quantidade não é?... Será difícil para quem não tenha as condições ideiais para ela , que não creio passam por temperatura ou ph, mas antes por quantidade de luz...e citando a Tropica :"A difficult plant demanding a lot of light". Ter glosso com menos de 0.75w/ l é quase condenar a planta à morte; plantá-la "à sombra" de outras plantas é condená-la a crescer em altura... Uma consideração geral: - quem quer ter plantas todas "bonitinhas" tem de se mentalizar que as plantas têm determinadas necessidades e que passam, por exemplo, por co2, nutrientes e luz . Se co2 e nutrientes é fácil a solução , não se pense que as lâmpadas que,normalmente, acompanham os kits de aquário chegam para a maioria das plantas...porque não chegam! è preciso investir-se nesse aspecto fazendo upgrade à iluminação, porque se se pretende dar as melhores condições para os peixes , também tem de se dar as melhores condições para as plantas, caso contrário cada dia que passam poderão estar um passo mais próximo da morte... Um abraço Coimbra
Recommended Posts