Sal grosso no aquário ?


Recommended Posts

boa noite pode parecer estranho mas após ter ido fazer uma visita a casa de um produtor de discos regional e bem sucedido fiquei surpreso com a forma como realiza os tpas aplicando uma quantidade significativa de sal cada vez que muda a agua.. gostaria de saber se isto é normal se nao tem qualquer impacto .. e se alguem ja experimentou ? eu proprio presenciei a técnica mas até agora tem-me feito alguma confusão ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a bastante pessoal a fazê-lo...previne de varias doenças e aumenta a condutividade fazendo desta forma com que os Discus cresçam melhor.

Certamente não o viste a introduzir sal nos cubos de criação, apenas nos aquas de crescimento certo!? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim por acaso foi apenas nos de crescimento ... mas entao num plantado com varias espécies tanto de fauna como de flora de 120L deitar por exemplo uma colher de sopa tem o mesmo efeito após um tpa? eu nao conhecia a tecnica mas parece resultas visto a beleza dos discos ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Freitas

Sal mas marinho,nunca o sal de minas,para deitar no aquário

deluis uma colher de sopa,em água do aquário,eu até acho que

e uma colher de sal por cada 50 litros de água,mas o melhor

e esperares por outras opiniões.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , ai esta uma coisa que eu não sabia , para não abrir outro tópico se me pudessem responder a três perguntas agradecia . 1ºSal de cozinha normal ou próprio para aquários?2ºQual o objectivo ?3º- Só e bom para discus ?

Obrigada

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo 1 colher de chá por cada 10 litros de água de sal marinho refinado. Nunca tive problemas, nem doenças :)

Mas faço-o só de duas em duas TPA's.

O sal não evapora e como tal não podemos esquecer que mesmo que haja menos água devido à evaporação, o sal está lá!!!

Cuidado com o níveis ;)

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que observei era sal de cozinha...já agora qual o impacto e diferenças de marinho e convencional ? e tiago o principal objectivo e mesmo eliminar doenças e isso ...

Editado por Pedro Freitas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge Ferreira_4282 tendo em conta o que mantens, o que dizes tem valor zero para a questão, tirando os pobres dos neons.

 

 

Discus coloridos é relativo, tendo em conta que a maioria dos discus são selecções com o codigo de cores geneticamente modificado, pelo que a cor é indicativo de pouco, não será indicativo nem de bem estar, nem de comunicação de ciclideo (os naturais usam as cores como forma de comunicação).

 

Sal não é recomendado em peixes de água doce, nem em peixes de água salgada se pode usar sal de cozinha, tal não é saudavel e há uns quimicos nocivos para os peixes.

 

 

A vantagem é que previne o aparecimento de fungos, outras doenças e dá fome ao bicho, mas saudavel não é, e pode também ser uma causa de morte de algum peixe que não resistiu ao tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal como disseram ajuda a tratar fungos.

 

Mas na realidade o milagre do sal deve-se a outro factor, ao deslocarmos o peixe da loja para casa mudamos os parâmetros da agua e essa mudança pode ser fatal em questão de dias (Não estou a falar do ph), uns habituam-se outros não e acabam por morrer e se usarmos sal reforçamos a regulação osmotica do peixe diminuindo as baixas.

Se forem peixes selvagens ainda mais aconselhável é o uso de sal, mas cuidado com o sal que usam.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse aspecto é interessante. Mas levantei a pestana com a ultima frase.

 

Aqui um artigo que me parece bem fundamento a falar desse aspecto (adaptação/regulação osmotica) e outros (doenças e picos de amónia), mas termina não recomendando para grande parte dos casos.

 

http://www.algone.co...water-aquariums

 

A concentração de sal necessária para ter efeitos contra doenças chega perto da salinidade de um aquário de água salgada e tem que ser durante bastante tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que esta a ser dito chego a conclusão que : o sal na introdução de novos peixes pode ser benéfico , mas nas tpa´s não tem assim tantos benefícios . certo ?? eu pessoalmente uso o sal de cozinha algumas vezes no tratamento dos meus peixes (oscars) e apesar de saber que não é o sal ideal tenho tido bons resultados .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

manuel2009had, os ciclideos falam. tenho um acará amarelo que me pede comida. Ele olha para mim e abre e fecha a boca um par de vezes a pedir comida. LOL.

 

Para ciclideos americanos, uso Esha 2000 para uma manutenção espaçada, especialmente para a questão dos fungos. Resulta bem, especialmente para as espécies mais sensiveis e os peixes naturais respondem com mais cor.

 

Recentemente só equacionei o uso de sal num caso de um ciclideo africano submisso que depois de ter ficado um pouco em mau estado e naquele aquario nao podia usar Esha 2000 pois tenho lá neritideos e uma helena. O peixe respondeu bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge Ferreira_4282 tendo em conta o que mantens, o que dizes tem valor zero para a questão, tirando os pobres dos neons.

 

Pois, mas não sabes o resto que mantenho.

Peço desculpa por ter tentado ajudar, quando há aqui um "professional" como o senhor.

Disse algo de errado?

Chego à conclusão que o senhor anda a ver é os posts das outras pessoas para implicar (já não é o primeiro nem o centésimo onde arranja guerras).

Mas vou-lhe dar uma lição de educação de borla: para "falar" assim comigo ou com qualquer outra pessoa, é cara a cara, não é nas teclas. E pode trazer o papa e a mamã!

Ups, não pode trazer, eles é que ainda lhe pagam a água e a electricidade para o seu (deles, que foram eles que pagaram) trabalhar!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao era para ficares ofendido, e ainda por cima com esse tipo de resposta. Ninguém te queria ofender. Não fales de pessoas que não conheces, quer em termos de constituição fisica, quer financeira, quer em familia... pois a tua imaginação está muito desfazada da realidade.

 

 

Sem parecer prepotente, concerteza sei bem mais que tu, demonstraste isso antes. Falta de educação demonstraste agora. Não sei tudo concerteza, pois há muitas variáveis na vida. já li vários livros a respeito, várias opiniões fundamentadas, tenho vários aquários, centenas de peixes, muitas dezenas de espécies, e outro tipo de fauna de experiencia. Ha volta de 100 espécies diferentes devo ter mantido e mantenho, ou mais. Não sou biologo, mas já excerci investigação, pelo que tenho essa caracteristica de pesquisa, que também uso aqui. é por ver que tens muita pouca experiencia, é que se calhar respondi de forma que pareceu um pouco rispida, quis editar por temer interpretares mal, mas o forum está com problemas. Ajudar é bom, mas com fundamentação, logo sem prejudicar as pessoas e animais.

 

os outros peixes que tens são viviparos num aquário de 10L, e querias lá meter umas 3 anemonas e um peixe palhaço. Isto é como dizem os ingleses "self-evident". Um viviparo é muito diferente de um discu. Ou tens lá um discu, para quem queria meter TRES anemonas num aquário de 10L, bem que poderia por lá tres discus também, se calhar com as condições que irias dar, seria menos problemático. Não te persigo de forma alguma, nem tenho nada contra ti. Apenas sei disso porque tentei ajudar-te noutro topico.

Editado por Quo
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu uso sal no meu aquário mas muito raramente! Há um ano tive um escalar com um fungo na boca e não conseguia comer. Coloquei-o num aqua à parte e fiz tratamento com sal. Uma semana depois já estava comer, devagarinho mas comia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que entendi do tópico, sal no aquário, não é bom, mas pode ser usado para forçar o crescimento, pois aumenta o metabolismo.

mas não é só isso que esta em discussão a pessoas que dizem que também compensam noutras ocasiões como as tpa´s . Esperemos que os que o costumam fazer nos digam da sua experiência .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este assunto já foi discutido noutro forum e acabou-se por não chegar a conclusão nenhuma em concreto porque nem todas as pessoas tem a mesma opinião, por vários factores diferentes de pessoa para pessoa.

Certo é que podes usar o sal, obviamente que é sempre aconselhável e sempre que possivel usar o marinho em vez do tradicional sal grosso, a diferença é que o marinho te vai trazer apenas benefícios, porque está preparado para isso enquanto que o grosso traz-te os mesmos benefícios mas não só porque contem impurezas que não vão fazer bem aos peixes. Obviamente que não é nada que te mate um peixe se for usado em casos excepcionais como um tratamento ou método de prevenção para chegada de novos peixes.

Se a intenção é usar constantemente como por exemplo o caso do senhor em questão para ajudar no crescimento acho que se deve usar o marinhos sem duvida.

Esta é a minha opinião, e se disse algo que não está correcto peço desculpa e gosto sempre que me chamem atenção para melhorar cada vez mais! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

Noto alguma confusão a respeito do sal ou melhor, do adicionamento de sal nos aquários de peixes de água doce.

Dá a impressão que os meus caros amigos o veneram como a solução, aliás, como o milagre dos milagres no que toca ao combate de doenças ou invasões fungicidas mas não, o cloreto de sódio (NaCl), o sal, é eficaz sim no combate aos parasitas que possam estar na água do aquário ou, porventura, já alojados em algum portador.

De facto, o sal já é utilizado no tratamento ou desinfectante há muito tempo na aquariofilia de água doce e porquê?

Porque qualquer ser aquático que viva na água doce, isto é, que viva em água sem qualquer quantidade de sal, muito dificilmente consegue viver em água salgada o mesmo acontece aos animais que vivem em águas salgadas, não sobrevivem muito tempo em águas doces, embora haja excepções naturais mas não no aspecto da aquariofilia que estamos a falar.

O sal que se deve utilizar e também por ser económico financeiramente, é o vulgar sal de cozinha, o grosso, o que é proveniente das nossas tradicionais salinas marinhas, que é o mais natural, isto é, que, para além do seu composto, vem acompanhado com outros elementos importantes, como por exemplo: Iodo, Magnésio, Cálcio e etc. Agora, e para quem tenha a mania da diferença, pode-se utilizar o sal ou o cloreto de sódio específico que se vende nas lojas de aquariofilia, claro está, desnecessariamente.

O sal refinado, como li por aqui, não deve ser utilizado na aquariofilia, pois, já é um sal adulterado pelos fabricantes, onde os outros elementos essenciais foram, na sua grande maioria, retirados quimicamente e aplicados outros para lhe dar aquele aspecto de grão universal e solto. O mesmo se aplica, não pelas mesmas razões, ao sal proveniente do sal-gema, o das minas.

O adicionamento de sal nos aquários de crescimento, por exemplo: de Discos, é somente colocar alguns desses elementos que mencionei, o Magnésio, o Cálcio em águas provenientes de sistema de filtragens, osmose por exemplo, essenciais para o crescimento saudável dos alevins. Li, em algures, que a adição de água do mar à razão de 2% em água de osmose ainda faz um efeito melhorado, terá que ser é extraída de um local seguro, sem poluição.

Escusado será avisar que, há certas espécies, tanto de peixes como de plantas, menos resistentes ao Cloreto de Sódio que outros, como tal deve-se ter certos cuidados na sua aplicação, sempre que possível em aquários para esse fim e deve ser feito gradualmente.

 

Só um off-topic, deixem-se de guerras, estamos numa altura em que todos temos que ser tolerantes e unidos, a fim de ultrapassar esta crise, de uma maneira mais soft.

 

 

Cumprimentos,

  • Votar + 1

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

finalmente algo constructivo .. já agora na natureza penso estarem presentes várias moleculas de sais ... isto pode nao ter muita relação com "peixes" mas ha uns tempos tive uma prova de downhill no algarve estavam 42ºgraus .. para repormos e hydratarmos ha mesmo um sal especializado nas farmacias em que se toma juntamente com uma dosagem de agua especifica ... por esta logica penso que o tal sal utilizado pelo criador de discos nao so tem um impacto anti bacteriano como contribui para um bem estar geral no aquario ... iniciei o processo da utilização de sal nao em todos os tpa´s mas somente 1 vez mensal ... e posso dizer que tudo esta a decorrer com normalidade ... espero que o topico tenha ajudado .. obrigado a todos os que ajudaram com conhecimentos e opiniões ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.