Otocinclus affinis


Visitante

Recommended Posts

Viva!

 

Na galeria de peixes do aquariofilia diz que o tamanho em adulto do Otocinclus affinis é de 5 cm.

Acontece que eu tenho um com uns 10 cm.

 

Será que é erro no site ou o meu peixe não é esse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Pela imagem, é mesmo esse o meu peixe.

 

Também tenho uma corydora albina de tamanho superior ao normar (6/7 cm).

 

 

Estes peixes são os veteranos do aquário (quase 1 ano). Em determinada altura eram, além de um casal de platys, os únicos habitantes. Será que por ter o aquário sub-povoado isso fez que estes crescessem em demasia por terem muito espaço só para eles ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que muitas pessoas discordam, mas eu defendo a teoria que os peixes, tal como os outros animais, crescem o que têm de crescer, independentemente, do ambiente onde estão inseridos (um pleco cresce até não caber, mesmo em aquas reduzidos e povoados).

 

Mesmo em relação aos humanos, há muito que se vem debatando a problemática das novas gerações estarem a ficar com uma altura superior às anteriores. É um facto, mas ainda ninguem conseguiu demonstrar ou identificar razões, apesar dos diversos estudos. Mais desporto?, melhor alimentação? Até pode ser, mas até agora a genética continua a prevalecer. Com os peixes dever-se-á passar o mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois as vezes os peixes sao vendidos com nomes trocados.

o octocinculus pode ser confundido com a raposa voadora, mas esta tambem nao me parece que fique desse tamanho.

Tems a certeza de que e este peixe?

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=972

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Não é uma raposa voadora pois quando o comprei também havia desses na loja e vê-se que são bem diferentes (acho mais parecidas com o pleco)

 

Eu queria mesmo um Otocinclus e quando entrei na loja nem disse o nome do peixe; observei o aquário, apontei com o dedo e disse: quero aquele! :)

 

Quando o comprei era como o da foto nesse link e do site aquariofilia online.

 

Fouco tempo depois ficou mais gordinho e com cores muito mais claras (castanho claro), além de estar muito maior.

 

Neste link estão algumas fotos (más) do dito cujo e da corydora albina que também é maior que o normal.

 

http://www.espacoreal.net/aqua/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O teu peixe não é o octocinclus affinis, o que tu tens é um Gyrinocheilus aymonieri, e esses pode crescer até 20cm.

 

dá uma vista de olhos em http://www.zierfisch-ratgeber.de/art222.htm

 

Eu já tive um com 15cm.

 

saudações

Sérgio Leal

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sérgio!

 

E esse peixe também tam a "ventosa" na boca ?

 

Se for mesmo esse peixe então vai ficar complicado: o meu aquário é só de 60 cm (60 litros) e pelo que vi no site o minimo é de 100cm (250 litros ?).

 

Se ele continuar a crescer posso trocar por outros peixes/plantas com alguem interessado... desde que o trate bem e tenha um aquário em condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dcoragem, esse peixe que tens ai é conhecido como "Comedor de Algas Chinês" e infelizmente é vendido como sendo um "Comedor de Algas Siamês".

 

É o chamado limpa vidros clássico, e que normalmente é impingido às pessoas nas lojas de aquariofilia que não sabem muito da matéria !

 

Os "Otocinclus Affinis" não passam dos 5/6 cms e são muito pacificos, ao contrário dos "Comedores de Algas Chinesês" que podem chegar a 28cm e tornam-se agressivos para com os outros peixes !

 

Os "Comedores de Algas Siamesês" a par com os Otos são dos melhores comedores de algas , mas sendo os Otos os mais pacificos de todos !

 

Eu pessoalmente apenas uso os Otos, pois são muito giros, pacificos e não crescem !

 

Se eu fosse a ti, reclamava junto da loja que to vendeu como um Oto !

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jvidia!

 

Não posso reclamar com o vendedor porque eu é que escolhi o peixe convencido que era um otocinclus affinis...

 

Estava farto de procurar por um oto e assim que vi este na loja tão vivaço comprei-o sem pensar duas vezes.

 

Por enquanto só tem 10cm e é muito pacifico e trabalhador, quer dia quer de noite.

Quando crescer mais uns cms pensarei melhor o que fazer: ou compro um aqua maior ou tenho de o dar a alguem com condições para ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

é o mesmo ao que nas lojas chamam de limpa-vidros??

 

é que eu tinha uns 10 desses e tive que a dar alguns pq atacavam os outros e davam cabo das plantas todas.....

ANIMALWORLD

Rua Goa nº30A

Sta Iria Azoia

(junto a saida da A1)

 

www.lojanimalworld.com

 

Sérgio Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é exactamente esse que chamam de limpa-vidros nas lojas.

 

Já aqui foi dito e volto a frisar porque já tive de todos:

 

Otocinclus e SAEs (comedores de algas siameses) são os únicos que posso realmente sugerir dos vários que exprimentei.

 

A foto é realmente um gyrinocheilus aymonieri, de caras.

Embora tenhas dito que querias aquele, o lojista devia saber informar-te o nome correcto do peixe. Infelizmente 95% os nossos lojistas são totalmente ignorantes em termos de aquariofilia, limitam-se a comerciantes cujos olhos brilharam com a expectativa das margens de 300% praticadas no ramo :wink:

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais