Rookie na aquariofilia


Recommended Posts

Boas pessoal, sou o Bruno, sou do Algarve, e iniciei-me neste novo hobby à cerca de 1 mês.

Nunca tive aquários, e numa visita à casa de um amigo a Lisboa, reparei que ele ia jogar para o lixo um aquário, e pedi-lhe para ficar com o aquário, e assim iniciei a minha aventura na aquariofilia.

Toda a montagem que fiz no aquário, foi sem ajuda nenhuma, pois não conhecia ninguém perto de mim com este hobby. Comprei algumas coisitas e fui montando o menino :P

Fica aqui o setup e espero conseguir meter as fotos lool

 

Setup:

Aquário: (40x20x25) 20L

Iluminação: 1 lâmpada 9V

Filtro: interior ELITE JET-FLO 50

Aquecimento: Termostato ELITE 50W

Temperatura média: 25-26ºC

Níveis de Kh, Gh nunca fiz nem sei o que é :(, e PH 7.5

Areia: pedrinhas do rio

Fertilizante: placas de turfa

 

Flora:

2 feto de java em metades de coco

2 anubia nana

1 tronco com musgo de java

 

Fauna:

5 neons azuis

3 corydora aeneus

2 corydora julii

2 planorbis corneus (estes vieram com as plantas só vi ao fim de algum tempo)

3 anentone helena

 

img0222mv.jpg

img0235xy.jpg

img0236s.jpg

img0238il.jpg

img0228yc.jpg

img0227uz.jpg

 

Bom não sei se está bom ou se está mau, mas é como disse foi a primeira vez que me meti nisto, e até agora acho que está a correr bem, ainda não morreu nenhum peixe lool

Como não sou muito entendido nestas coisas, se calhar as placas de turfa não foram uma boa escolha, mas pelo menos estão a resultar pois as anubias já desbrotaram.

o único problema que tenho neste momento é uma espécie de algas filamentosas que me apreceram, não sei como poderei resolver esta questão, mas pelo que ja pude lêr nos outros tópicos os planorbis corneus comem este tipo de algas, mas acho que eles não são suficientes para isso, pois elas continuam lá. Os planorbis corneus só soube que os tinha quando adquiri os anentone helena e os pus no aquario, agora vamos la ver se eles não se matam.

Pessoal peço desculpa pelas fotos, nem tinha reparado naquelas manchas de água no aquario :(.

Agradecia as vossas críticas, e alguma ajudinha dos mais experientes nalguma coisa que eu possa remediar.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu em primeiro lugar tentava colocar o termostato e o termometro num local mais discreto, ai mesmo a frente fica um bocado esquisito, na minha humilde opinião.

 

Eu não sei se é por causa do termostato mas não consigo identificar um ponto de referência no aquario, parece-me estar tudo mais ao menos ao mesmo nivel e muito cheio à frente, tens de tentar criar algum desnivel para o aqua parecer maior, um ponto de focagem.

 

A anubia é como o local te disse não pode ter o rizoma enterrado.

 

Os planorbis não sei se comem as filamentosas mas uma coisa é certa as helenas acho que não te vão deixar descobrir :)

 

Os SAE comem de certeza que comprei um agora mesmo para isso, mas crecem muito para o tamanho do teu aqua, talvez alguem possa dar uma outra sugestão...

 

Força nisso e fotos para vermos como fica...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro o meu problema é que o aquário não é assim tão grande, ele até é pequeno, mas o termómetro dá para mudar perfeitamente, o termostato é que vai ser mais difícil, porque ele até é um bocadinho grande e não vejo outro local para o colocar.

o problema de estar cheio deve-me parecer que é por causa do tronco com o musgo não?? é que comprei e ficou mesmo rés vés, ele não toca nas duas "paredes" do aquário por milímetros. Lá está um gajo mete-se nisto sem orientações e depois dá nisto :P

bom mas vou ver o que se pode fazer, e lá tenho de ir ver essas anúbias. já agora alguém que dê uma sugestão de um peixe comedor de algas mas que não cresça muito, porque como podem ver o aqua é pequeno. e outra questão, acham que a fauna está boa ou está exagerada para a capacidade do aqua?

metam mais críticas, que estou a gostar, afinal é como diz o outro: "vivendo e aprendendo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

São 20 lt brutos, mas com o areão, tronco, plantas, etc. não sei, terás talvez aí 15 lt de água.

Contabiliza 1 Lt de água para cada cm de peixe, é uma pequena regra mas grandemente importante para que os habitantes se possam sentir minimamente bem.

Assim já podes verificar se tens fauna a mais ou não.

Cumps

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

então depois de ter lido estas poucas respostas e com alguma pesquisa noutros tópicos durante o dia de hoje, e depois de muitas voltas à cabeça a tentar perceber o que iria fazer, mudei a configuração, venham de lá essas criticas, ficam aqui as fotos

como podem ver ficou diferente :)

sam0002.jpg

sam0003c.jpg

as julii são as mais fotogénicas :) deixam-se sempre fotografar já as aeneus estão sempre escondidas

sam0004b.jpg

sam0005i.jpg

sam0007mt.jpg

como podem ver mudei o termostato para o lado

sam0010vr.jpg

o filtro deixei-o praticamente no mesmo sítio, o tronco com musgo de java aproveitei para o pôr de pé e tb para esconder o filtro

sam0011r.jpg

 

pessoal foi o melhor que me lembrei, e realmente assim parece dar a impressão que não está cheio como da primeira vez.

vá quero ouvir as opiniões lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a única coisa que eu medi foi o ph que está com 7.5, tenho que comprar os outros tipos de kit para medir.

já agora, há aqui um senhor que vim a descobrir na minha terra em conversa de café, que também já teve aquários, ele disse-me que aqui a água da nossa terra é alcalina e tem muito calcário, acham que isso pode prejudicar em algo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,

 

Da noite para o dia, ficou muito melhor, agora sim há espaço :) e já não nos focamos só naquele terstato :)

 

eu a única coisa que tirava é a anfora acho que não é natural, de resto parace-me que fizes-te uma bem boa alteração.

 

Atenção ao que a Susana te está a dizer, parametros da agua para dar umas boas condições aos peixitos...

 

e depois não coloques muita população são 1cm por litro por isso não exageres...

 

Vai colocando umas fotos se conseguires um pouco mais claras os meus olhos agradecem :)

 

Bem vindo :)

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro.

Sim, realmente agora há espaço, mas até chegar à conclusão de como havia de fazer foi uma carga de trabalhos, e lá tive de ir comprar uma extensão para conseguir mudar o termostato de sítio. Eu sei que a ânfora não é natural, mas acho que houve um neón que fez lá "ninho", anda sempre lá um metido.

Quanto aos parâmetros da água, vou comprar os kits para ver como estão.

Quanto às fotos mais claras, ok, vou fazer o possível :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martins a "coisa" até não está mal! Mas como te disse e visto tu não conheceres ninguém com alguma experiência, temos que pensar sim numa coisa um pouco maior! Para principiante está muito fixe! Tal como já foi dito, as anubias fixam-se a pedras ou troncos! Tal como os musgos! O termostato é demasiado grande! Tendo o aqua 20L um de 25W chega bem! Como é menos alto, já se esconde melhor e já agora, a cabeça do termostato não deve estar mergulhada! A Canfora pura e simplesmente coloca-a na prateleira lá de casa, lol!

Por ultimo e apesar de parecer giro, esse tronco com musgo encostado ao vidro vai acabar por te dar trabalho! A sujidade vai acumular e depois irás acabar por retira-lo de sitio!

Mas pronto, domingo a gente fala melhor!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.