discu nao come,está escuro e tem uma guelra fechada


BMike

Recommended Posts

boas pessoal

 

tenho 6 discus(juvenis/adultos) num aquario de 300 litros a mais ou menos 8 meses e teem andado sempre bem,a comer bem,etc...

a alguns dias reparei que um deles(o mais pequeno)fica muito parado atras duma rocha e reparei que tambem mal comia.

pois o que eu fiz apenas foi aumentar mais um pouco a temperatura e nao verifiquei nehumas melhoras.

hoje reparei que ele tem uma das guelras fechadas,mas a respiraçao esta normal(nao esta ofegante)

estive a pesquisar um pouco,pois é a primeira vez que um peixe,neste caso um disco adoece.

entao o que consegui pesquisar é que parece que seja parasitas nas guelras e tambem vi que parece que o melhor ou dos melhores tratamentos é o formol em doses adequadas.

venho pedir a vossa opiniao sobre isto,para eu nao começar a fazer tratamentos inadequados a doença,visto que de medicamentos(doenças)nao tenho experiencia nenhuma.

cumprimentos

Editado por BMike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião usar formol num comunitário é sempre uma experiência arriscada. Eu experimentaria um medicamento de largo espectro, tipo Sterazin, que dá para os parasitas das guelras e também controla os intestinais. O ideal, claro, é ter um aquário-hospital onde o tratar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TºC 29ºc

PH. 6.8 a 7

GH 6 DGH

KH 3 DGH

no3-5

no2-0

 

para mim o mais importante é manter os niveis sempre na mesma,sem grandes oscilaçoes.

Editado por BMike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então nada te garante para já que sejam parasitas....pode ter uma infecção bacteriana

 

 

eu aconselhava-te a começares pelo tratamento de sal e um bom anti-bacteriano (até porque se se vier a revelar parasitas evitas as infecções secundárias decorrentes)

 

o discu como se comporta perante os outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tirei dum site

Vermitose de Guelra: Respiração acelerada (ofegante) podendo uma das guelras se fechar totalmente; poderá aparecer fios de muco transparentes pendurados nas guelras; movimentos bruscos na cabeça; animal fica como se estivesse querendo tossir ou vomitar

 

 

fonte

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=187700&pid=1081367&st=0entry1081367

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim,ele esta a maior parte do tempo escondido atras da rocha vulcanica ou entre os ramos do tronco.

ele ignora os outros e vice versa,mas houve uma altura em que ele levava alguma porrada dos outros,apenas um parecia que o defendia.

ele tem a respiraçao normal,conforme referi a pouco e ja esta assim a uns 10 dias,mas apenas hoje vi que ele tem a guelra colada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omnipur ou baktopur da sera, os meus preferidos

 

quanto ao sal e devido à temperatura adiciona cerca de 3 colheres de chá para 50 litros de água

 

Utiliza sal de aquário se conseguires, se não utiliza sal grosso com o mínimo de tratamentos químicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok susana,o omnipur ou baktopur deve ter designado a forma de usar e quanto tempo de tratamento e quanto ao sal,quanto tempo faço isso.

meto so no primeiro dia?

desde já obrigado pela ajuda que me estas a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

pelo menos a mim estas a ajudar,visto que nao percebo mesmo nada sobre tratamentos.

agora vamos ver se ajudamos o discu tambem,pois eu espero que sim e conto com isso.

:)

ate agora nunca perdi nenhum peixinho e espero nao perder.

digo isto nao só para o discu como para os outros,porque para mim teem todos o mesmo valor...

mais uma vez obrigado pelas dicas susana.

eu vou dando noticias do discu.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou-me a valer dos meus conhecimentos para te ajudar :) e o bichinho claro :)

 

Vai-me mesmo dando notícias e atento se vires filamentos brancos nas guelras avisa logo (os tratamentos para vermes são agressivos e na minha opinião só devem ser feitos com a certeza do diagnóstico)

 

Se vires que os tópicos andam a ficar atolados manda pm.

 

e boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém fazeres o tratamento num aqua hospital. Não te esqueças de subir a temperatura para os 30º. O problema que dizes não deve ser mais que a rejeição do grupo a esse discu. Ele tem necessidade de se esconder dos outros para evitar continuar a apanhar porrada. Uns dias no aqua separado dos outros e uma boa alimentação deve ser suficiente para o discu recuperar rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

sim,eu vou andar atento,podes ter a certeza.

alguma alteraçao eu aviso.

amanha de manha vou comprar tanto o sal como o anti-bacteriano para começar logo o tratamento.

depois digo-te como esta a correr tudo.

muito obrigado pela atençao susana.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de colocares sal, que mais peixes tens?

O sal pode ser fatal para algumas espécies, atenção....

Abraços e boa sorte com o tratamento!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e é muito mais do que a rejeição pelo grupo. Já há infecção à mistura

Qual infecção? Opérculo fechado? Os discus mts vezes fecham um opérculo... e se o discu tem uma respiração normal e se não há sinais de parasitas... não estou ver que tipo de infecção possa ser. Pela experiência que tenho, o que eu faria era estar atento à sua alimentação, verificar se o opérculo continua fechado, comportamento e possiveis sinais de parasitas. Caso o discu não se alimente e continue a ser massacrado pelo grupo, retirava-o para um aqua e apenas me preocupava com a sua alimentação, dando-lhe vitaminas extras com o granulado. Não há necessidade de submeter o discu a qualquer tratamento.

Mas o mellhor era tb colocar ums fotos do discu, para se poder analisar correctamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais