pjvf Posted October 27, 2011 Share Posted October 27, 2011 (edited) Boas, Tenho duas ou três estrelas do mar como da imagem. serão asterinas ? São bem maiores do que as que tenho visto. já tem quase 1.5cm de diametro. +- 1 moeda de 1euro Obrigado pela ajuda. Edited October 27, 2011 by pjvf <!----> Link to comment Share on other sites More sharing options...
cjorgene Posted October 30, 2011 Share Posted October 30, 2011 Boas, Tenho duas ou três estrelas do mar como da imagem. serão asterinas ? São bem maiores do que as que tenho visto. já tem quase 1.5cm de diametro. +- 1 moeda de 1euro Obrigado pela ajuda. Olá pjvf Se bem que raras,volta e meia aparecem asterinas desse tamanho,também as tenho. Um abraço Cjorgene Link to comment Share on other sites More sharing options...
SusanaPaço Posted October 31, 2011 Share Posted October 31, 2011 Parece-me uma asterina mesmo. Cuidado com a remoção que elas também se podem reproduzir por partição, regenerando os braços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Quo Posted February 1, 2012 Share Posted February 1, 2012 Susana, tenho evitado responder a esse comentário desprovido de qualquer nexo, por medo de parecer rude. Mas nunca vi um pequeno comentário com um pequeno paragrado tão ignorante e ao mesmo tempo alarmista, que surpreenderá e amedrontará novatos, mas que irá chocar (devido à ignorancia) quem sabe alguma coisa. A questão das asterinas não tem a ver com partipação, mas a reprodução em numeros significativos, a maioria são pequenas, detritivoras e inofensivas (com impacto positivo no aquário) e a sua estadia nos aquários tem dois lagos de opinião, os que apoiam pela beleza do bicho e diversidade que trás ao ecossistema e os que são contra, por se reproduzirem bastante (nada a ver com a partição) e haver suspeitas de algumas espécies (casos raros) em que são problema para os corais. Daí o alarmismo de alguns e que transportaste para o caso em que ao remover se irá particionar... a sério!!!???? E, mais provas de desconhecimento é que "se parece com uma asterina", é evidente que é uma asterina, mesmo não se conhecendo a espécie, é algo facilmente perceptivel. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Conceição Posted February 19, 2012 Share Posted February 19, 2012 Tal como a Susana disse, a propagação por fragmentação é possível, se bem que raramente acontece. A grande maioria das estrelas do mar fragmentam-se libertando uma perna que passa a criar um novo núcleo e as suas pernas. A maior parte das Asterinas comem restos de comida, animais mortos, algas e coralina. As que costumam vir na Rocha, infelizmente, comem corais, dai o alarmismo. Na minha opinião, removia as mesmas antes que passe para uma praga. MEGA ARQUIVO Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts