Estarão doentes ou andaram à pancada?


Nuno Antunes

Recommended Posts

Bom... hoje fui visitar os meus peixitos e reparei em algo de muito estranho nos machos cynotilapia...

 

Os dois machos mais dominantes (o dominante e o segundo na hierarquia) estão com manchas brancas na pele e têm os focinhos que parece que andaram a raspar em pedra.

Não é ictio, isso tenho a certeza pois as marcas são demasiado grandes e demasiado concentradas.

 

Fico na duvida se as marcas serão de eles terem andado à pancada ou se será algum tipo de fungo/doença a atacar.

Pessoalmente aponto mais para a primeira opção pois os machos estão muito agressivos hoje, sempre com cores de "guerra" e tenho alguns peixes meio amedrontados, escondidos entre a vegetação.

Alguns peixes têm barbatanas ripadas e o haplochromis, que é o principal adversário dos cynotilapia tem uma barbatana lateral ripada.

 

Se for pancada estou com um problema sério... é que ando à procura de fêmeas cynotilapia há já algum tempo e não consigo encontrar... são sempre de sexo indefinido e não posso arriscar a ter ainda mais machos :wink:

 

Ficam as fotos.

Se for doença (pessoalmente se for não faço ideia do que seja) depois movo o tópico para o forum de doenças.

Apontei as marcas nas fotos para ser mais fácil.

 

Macho dominante:

Pic_3722_19.jpg

2º na hierarquia:

Pic_3722_20.jpg

Pic_3722_21.jpg

 

Para já só os cynotilapia apresentam estas manchas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

provavelmente andaram a pancada, não tenho a certeza...pois eles lutam boca a boca, e seria muito estranho aparecerem manchas nesse sitio...

Mas alguem mais expert em CA´s que te ajude... :wink:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Nuno

Afirmo com 99% de certeza que são ferimentos causados por combates,

pois tambem tenho o mesmo problema com 2 machos de Astatotilapia latifasciata e com 2 Mbunas que me foram vendidos como Sprangerae,

mas penso que serão femeas de Cynotilápia (CUBUÉ ?) e já os ví a morderem-se nos flancos(tem cicatrizes iguais aos teus).

Cumps

Antonio Siva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Isso de certeza que foi da luta entre eles.

Nuno vais ter que arranjar casa nova para um deles senão qualquer dia podes perder um ou até os dois, por vezes as lutas são de tal forma que um morre logo e o outro como fica muito ferido morre mais tarde.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... o meu receio estava certo... andaram mesmo à pancada e o pior é que parece que não foi só entre eles, mas também com os outros. Ao que parece e apesar de no inicio estar tudo bem e de já se ter passado mais de 1 mês sobre a altura em que os comprei, agora aconteceu o click e "rebentou o inferno" como dizem os ingleses.

 

Além dos cynotilapia, o macho haplochromis Ch 44 tem as barbatanas laterais ratadas, uma das fêmeas haplochromis tem uma barbatana um bocado tocada também.

 

E pela reacção geral do restante da comunidade a coisa está preta pois nunca os vi escondidos e ariscos e hoje estão assim.

Estou a ver que vou ter de tomar medidas mais urgentes e talvez separar a bicharada para já... e pensar em refazer a comunidade passando talvez a mono-espécie para evitar estes problemas.

 

Enfim... por hoje vai passar mas estou a ver que vou ter que me desfazer de alguns animais e quase que iniciar do zero.

Já suspeitava que isto pudesse vir a acontecer, mas como andavam calmitos, andava descansado. Desfazer-me deles é que não vai ser fácil. São várias espécies e há sempre o problema dos possiveis hibridos :arrow:

 

Raio dos bichos, tanto tempo juntos sem chatices e agora é que haviam de se lembrar de me virarem o aquário de patas ao ar :D

Mas pronto... ciclideos são assim... um momento está tudo bem e a seguir passam-se da tola e desatam todos à pancada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe ... não é drama Nelson.

 

Já estou habituado a pequenas picardias entre os meus peixes, do género "sai do meu território", mas desta vez parece ser um pouco mais que pequenas picardias.

Neste momento as coisas continuam um bocado confusas.

 

Tenho diversas espécies no aquário e será esse o meu principal erro, mas esse erro já vem de trás, fruto da minha nabice inicial, aliada à falta de escolhas por aqui na minha zona :)

 

O meu pequeno inferno, a virar ringue de batalha está assim neste momento:

 

- Os machos cynotilapia 80% das vezes estão em cor de combate e a perseguirem-se.

- O macho haplochromis ch44 (que era supostamente um haplochromis obliquidens, e como tal compativel com as fêmeas) aproveita todos os momentos para se enfrentar com os cynotilapia, com as fêmeas astatotilapia (haplochromis obliquidens) e com os Maylandia greshakei albinos.

- O pseudotropheus sp, não pode ver os greshakei à frente que os persegue impiedosamente pelo aquário.

- O macho labidochromis, porta-se bem mas defende o território perante os cynotilapia de forma bastante violenta.

 

Os unicos que neste momento não se chateiam com ninguém são o synodontis e o maylandia "mix"... este ultimo talvez pelo seu tamanho...

 

Eu precisava mesmo de organizar o aquário que isto está uma salgalhada de espécies, mas trocar peixes por aqui é impossivel... dilemas de morar em zonas onde a aquariofilia ainda é um hobby periférico.

 

Gostava de organizar isto para ficar com cynotilapia, labidochromis e haplochromis ch 44. Um trio de cada espécie para um aquário de 250L não está mal.

Mas para isso tenho que encontrar quem me fique ou troque os restantes exemplares da "colecção".

- 2 maylandia greshakei albinos (peixes iniciais)

- 1 pseudotropheus sp (peixe inicial)

- 1 maylandia "mix" (peixe inicial)

- 2 astatotilapia latifasciata (fêmeas)

- 2 machos cynotilapia afra "white top" (tal como tu comprei os meus... e vinham disfarçados... azar dos diabos)

 

Vou ver o que se passa nos proximos dias... se a rebaldaria continuar terei que tentar ver se resolvo o problema, nem que tenha que dar todas as espécies acima mencionadas... ou então já sei que os vou encontrando mortos.

 

E pronto... aí está como as asneiras feitas no inicio, nos vêm "assombrar" bastante tempo depois.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nem por isso Nelson :(

 

Continuam todos à pancada mas por enquanto não há mortes, felizmente.

 

Ontem aconteceu-me um desastre... o fundo de poliuretano soltou-se :!::!:

Ainda por cima ao soltar-se levou as mangueiras das bombas para fora e causou uma inundação:!:

Felizmente eu estava em casa e apercebi-me a tempo de evitar males de maior, mas se não estivesse ia ter problemas sérios.

 

Ando a ganhar coragem para me desfazer dos meus bichitos... já estão comigo à bastante tempo e custa um bocadito :?

Possivelmente vou dá-los a quem os queira.

 

Se der vou trocar as femeas astatotilapia por fêmeas ch44 e os 2 machos cynotilapia por 2 fêmeas.

Já pensei em ir aí a baixo a Lisboa falar com o Rui e ver se dá para trocar mas é dificil arranjar tempo para ir aí.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais