Mini Lago de Jardim


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Deixo umas fotos para comentarem do meu lago, agora já com habitantes, depois de ter estado quase 5 semanas a ciclar.

 

Lago da Gardena de 260l, mas deverá ter menos uma vez que não o tenho cheio.

Ph 7,5

Filtragem:

Duas bombas de 1200 litros/h cada e outra de 300 litros/h para o filtro UV

Filtro externo com argila expandida, esponjas de pedreiro e bastante lã filtrante da Sera.

 

 

Comentem à vontade. O projecto não está terminado pois ainda está muito "artificial", mas a minha patroa até gosta do artificial :S, vamos ver o que vai dar. Agradeço a este fórum toda a ajuda que me deram, nas minhas questões anteriores e de algumas que colocarei depois das fotos que se vão agora levantando.

 

 

a_1.jpg

 

b_1.jpg

 

c_1.jpg

 

d_1.jpg

 

e_1.jpg

 

f_1.jpg

 

g_1.jpg

 

h_1.jpg

 

i_1.jpg

 

j_1.jpg

 

l_1.jpg

 

m_1.jpg

 

n_1.jpg

 

o_1.jpg

 

p_1.jpg

 

q_1.jpg

 

r_1.jpg

 

Nestas últimas dá para ver que já serve também de bebedouro de passarinhos.

 

Aproveito para levantar uma questão que apesar de ter tido sorte, gostava de perceber.

 

A água que meti no lago tem um ph de 6 (água da torneira). No entanto depois de ter ciclado está com ph de 7,5.

 

no filtro tenho lã, esponjas e argila espandida. O que me está a elevar o ph da água? Será a argila?

 

Um abraço a todos, e qualquer comentário / crítica que possam fazer será muito bem vindo.

Editado por blacksun81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. parabéns pela iniciativa, pelo que percebi é o teu primeiro lago? nota-se que tas mais á vontade com os aquários... pelo menos estas a ir pelo raciocínio de um aquário,mas lembra-te que um lago não é um "aquário grande"... se tivesses um lago de 10 000 l então tinha um filtro do tamanho de hoje e amanha. digo isto porque com Duas bombas de 1200 litros/h cada e outra de 300 litros/h para o filtro UV, .(2700l no total por hora para 100 e tal litros de agua???),tenho ouco mais que isso num lago de 6500l

 

Por exemplo:

 

P7260025.jpg

neste lago ,meu, tenho a volta de 500l de agua e uma bomba de 800l/h que bombeia agua para um simples pote de 80litros de plástico e que está cheio de cacos de tijolo. posso adiantar-te que já suportou 7 peixes adultos de 15cms.agora esta somente com criação, e nunca tive agua turva, sempre cristalina. Se bem que apanha poucas horas de sol e nunca por inteiro.e tem a ajuda,imporatante, das plantas ,sombrinhas chinesas, que so se vê os caules na foto.

 

quanto ao ph...os carassius auratus (espécie que ai tens),vulgar peixe vermelho, gostam de ph alcalino, 7,5, 8 mais ou menos. agua acida não lhes faz bem. e até estranho agua da rede publica chegar a tua casa tão baixa!?

 

porque não enches o lago ate á borda?ele já leva pouca e assim perdes uns 50l de agua que ainda faltam.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, este apanha umas 6 a 7 horas de sol por dia, e nota-se bem o UV a trabalhar, pois no rebordo do lago o fundo está verde, enquanto no lago em si não há verdete, talvez o facto de encher mais fosse melhor realmente. Já agora gostava de saber se costumas fazer TPA's ao teu lago e que percentagem de água costumas mudar? Aproveito para questionar como devo alimentar os meus Cometas? Que comer comprar? neste momento estou a dar-lhes uma da laguna, precisamente esta

 

goldfish-amp-koi-fish-food.jpg

 

Mas acredito que possa não ser a mais indicada. Outra questão, costumas tapar o lago durante a noite no inverno? É que acho que por estes lados a água vai chegar a temperaturas proibidas... Quanto à litragem real tenho que medir mas até acredito que as bombas não façam mais que os 1800 litros reais, no entanto parece que é demais, talvez daqui a uns tempos tente trabalhar com menos uma bomba. Em relação ao PH é um problema da zona onde estou, pois esse problema está até indicado no site da camara municipal :S

E sim, é o meu primeiro lago, agradeço os teus comentários e já agora se puderes responder às minhas indecisões melhor.

Editado por blacksun81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de estar a ganhar asgas no rebordo pode ser por ter uma altura de agua baixinha na parte onde faz degrau e aquece demais nessa zona de verao,com o sol.se fosse eu enchia ate a cima o lago.

 

quando tinha peixes adultos mudava a agua de vez em quanto(metade) . quando ficava meio turva ou assim. agora que so tenho criação ,so mudei metade uma ves este verao e limpei-o completamente antes da primavera,quando não tinha peixes , mais para eliminar larvas de libelula(que comem peixes pequenos).

 

com essa quantidade de agua secalhar podes mudar metade da agua 1 x por mes ou 2 nos meses de maior calor,de inverno não vale a pena porque chove e a agua transborda.. depois vais vendo como é necessario.

 

se ai fizerem tar ,temperaturas negativas ou perto de zero ,a agua pode congelar a superficie...mas se manteres algumas das bombas a trabalhar,em principio não congela facilmente. numca tive problemas com o frio ,mas tambem estou no algarve. em principio os peixes resistem a agua com temperatura negativa, mas sempre podes abrigar o lago um pocado nos meses piores de frio,

 

quanto a comida...comen tudo o que caiba na boca :P insectos ,minhocas ,larvas comida de farelo ou granulado (menor de 3mm) ,essa marca parece boa, normalmete ,se só comem granulado tenta que tenha uma percentagem de proteina superior a 38%,ha granulados que não valem nada.. . sempre que poderes da-lhes alimentos vivos,insectos,minhocas,ate larvas que ha a venda para alimentação dos passaros. etc..

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de estar a ganhar asgas no rebordo pode ser por ter uma altura de agua baixinha na parte onde faz degrau e aquece demais nessa zona de verao,com o sol.se fosse eu enchia ate a cima o lago.

 

Ok, com esta explicação fiquei mesmo convencido, as próximas fotos já vão ser de lago cheio, vou encher com calma, vou adicionar uns 60 litros por semana.

Quantos às restantes respostas vou seguir à risca e obrigado.

Aproveito para te dizer, que gosto bastante do aspecto natural do teu lago, tá simples e bonito, faz-me olhar para o meu e parece uma lago de brincar :S.

 

Tks ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, parece que fiz "asneira" ao encher o lago.

Tal como disse fui enchendo gradualmente o lago.

Ontem (16 Outubro) acabei de o encher, e ontem foi quando a água atingiu o rebordo que tinha o verdete,

Pensei que não houvesse problema por não limpar o verdete, mas o que é certo é que após encher ontem pelas 23h a água estava e ficou cristalina.

Hoje de manhã pelas 8h, tenho a água muito amarela :S. Será que foi do verdete? o que se passou? e o que devo fazer? Será prejudicial ao peixes? O filtro dará conta do recado?

 

Ajudas e partilha de opiniões precisam-se.

Obrigado.

Editado por blacksun81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas . Não penso que seja preocupante, os peixes até gostám de ter acesso a algumas algas ,faz parte da dieta deles.

Possivelmente a agua ficou turva devido a alguma sujidade que estava na parte baixa, não te preocupes, como já tinha referido,não deves comparar um lago com um aquario ,no qual a agua tem de ficar cristalina para ver o peixes.

 

Se a cor da agua provem das algas ou alguma ligeira sujidade os filtros tratam disso em 1 ou 2 dias, lembrate que um peixe num lago com a agua verde das algas cresce muito mais rapido que num com agua cristalina,devido a terem mais alimento.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a cor da agua provem das algas ou alguma ligeira sujidade os filtros tratam disso em 1 ou 2 dias, lembrate que um peixe num lago com a agua verde das algas cresce muito mais rapido que num com agua cristalina,devido a terem mais alimento.

 

Pois, efectivamente agora os kinguios passam a vida na zona do rebordo do lago onde antes não tinham acesso.

Dá ideia que há ali muita matéria para eles se alimentarem. Efectivamente passados 2 dias já vejo o fundo do lago, ou seja o filtro está a fazer a sua função. Curioso que a tonalidade da água no primeiro dia era amarela e agora 2 dias depois passou a verde. Acho que vou limpar o filtro este fim de semana para dar uma ajuda, imagino que a lã filtrante deva estar "em lodo". Este fim de semana já tiro umas fotos. Para mostrar como está.

Durante a semana não é fácil, pois agora já saio de casa ainda de noite, e chego a casa também de noite.

 

Tks. tmaster. Tens sido uma inspiração, com os teus coments.

Editado por blacksun81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aproveito para já para dizer que de um momento para o outro passei a ter a família toda a respirar na tona da água. E como aprendi com todos vós, efectuei uma limpeza na lã filtrante do filtro, que já estava com verdete, e 24 horas depois já tenho a malta toda normal. Com o temporal que tem estado por estes lados o filtro ficou bem sujo e foi isso que me contaminou a água. uma TPA de 20% e uma limpeza no filtro, e estão todos calmos. De seguida meto umas fotos com o lago cheio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma mais recente, depois de uma limpeza aos filtros. Amanhã já chove e bem, logo a TPA será concluida automaticamente :P

Ou seja para já só retirei uma percentagem de água, uns 15%. Agora vamos ver como o São Pedro se comporta amanhã.

 

DSC07298.JPG

Editado por blacksun81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem cuidado com a la no filtro que entope com facilidade.

 

Pois, com facilidade mesmo, com o tempo que tem estado, tenho que limpar o filtro todas as semanas. Estou a pensar em tapar o lago, pelo menos parcialmente para evitar ter que lavar tão frequentemente o filtro, talvez tapando a zona maior e deixando a descoberto a zona onde tem as quedas de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Melhor que filtros uv , etc ,sao umas plantinhas que funcionam 5estrelas , no meu caso tenho um lago com uns 800 litros , com uns 30 peixes nasceram quase eles todos aqui , pois de inicio eram so 3 . Mas nao tenho nada de bombas , apenas tenho plantas e esta sempre tudo em ordem ;)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Ora deixo mais um relato, da minha pequena experiencia como "laguista". Há cerca de 5 semanas apercebi-me que tinha a familia toda com manchas pretas pelo corpo, uns nas estremidades da cauda, outros nas barbatanas, outros na parte lombar :S. Ia morrendo de tristeza quando me apercebi. Como tinha que fazer alguma coisa bem rápido coloquei o esha 2000 no lago. Ora o resultado que noto agora passadas 5 semanas é que... todos os habitantes estão totalmente recuperados à excepção de um deles que está a demorar mais tempo a desaparecer as manchas. Só que e aqui vem a parte má... morreram todas as algas que tinha no lago. Tinha o lago revestido de uma pelicula de algas onde eles adoravam "penicar tipo galinhas" e que morreu toda e agora todos os dias tenho algas mortas à tona da água que vou retirando.

 

Acredito que houvesse alguma forma mais bem pensada de ter agido, mas foi o que deu.

Aceito sugestões para uma próxima futura vez (que ela não venha).

 

Abraço a todos.

Editado por blacksun81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, deixo umas fotos actuais do lago com uma nova aquisição que fiz ontem. Um nenufar.

Agradeço comentários e cuidados que deva ter com esta bela planta aquatica.

Um abraço a todos.

 

 

fotonenufar1.jpg

 

 

fotonenufar3.jpg

 

 

fotonenufar4.jpg

Editado por blacksun81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...