ninho betta


Visitante

Recommended Posts

O meu betta está sem fazer ninho à 3 semanas mais ou menos.Já pus a fémea para ver se o excitava ,mas nem com ela e as suas listas o excitam.O que se passa com ele?Poderá ter haver com a água?Também já a mudei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para conseguires a reprodução de betas, aconselhava-te a fazer a experiencia com 5 ou 6 casais e aí podes tu mesmo ver as diferenças entre indivíduos. Aliás, deverias tentar fazer a reprodução de novas espécies sempre com alguns casais isolados em simultâneo. Eventualmente o estimulo para fazer a fêmea Betta desovar é subir a temperatura quando a mudas para o local de postura. Uma alimentação abundante em alimento vivo também ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já consegui a reprodução deles dois e o problema não é na fémea mas sim no macho que não constroi ninho.A temperatura que tenho é a normal para reprodução ,27c.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta meter outro macho no mesmo aquario mas separado (dentro de uma jarra transparente).

às vezes eles precisam de ter concorrência para "trabalharem" direito.

tens é que ter cuidado para eles não se pegarem através do vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Experimenta, se tiveres hipótese, colocar um pouco do ninho de um outro Betta. Tira com uma colher de sopa com cuidado. Talvez dê! Eu sei que os incentiva, mas nunca experimentei! No meu caso, quando eles não querem, não querem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Olá Filipe,

Muitas vezes os anabantídeos, tem dificuldades em fazer o ninho porque a agitação da água à superfície não permite a formação de uma camada de gordura à superfície.... alguns de vocês já a devem ter viisto..... o meu conselho ( foi o q eu fiz) , é que reduzas a velocidade do filtro e que ponhas a saída do filtro o mais para baixo do nível da água possível.... passado uns dias vais começar a ver que as bolhas dos bettas já não rebentam (devido à existência da tal camada que eu referi......), e começas a ver o ninho a ganhar forma.

 

 

Abraços,

Hugo :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu também ando a tentar fazer criação de betas, arranjei um aquário só p eles e coloquei apenas um termostato, uma vez que me disseram q n seria necessária bomba de ar nem filtro. Arranjei um femea que pus dentro de uma maternidade no aquário e um macho q deixei "à solta".

Resultado... mal o pus lá ele andava como um doido a mostrar-se e a femea ficou c listas verticais, apartir daí pufff!!! Estão os dois quietinhos cada um p seu lado... agora n sei o que hei-de fazer!

 

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tirei varias crias de betas e no começo tive o mesmo problema com o ninho. Consegui resolve-lo da seguinte maneira:

Penso que existão alguns fatores básicos para ele fazer um ninho bom:

1- temperatura ideal (28graus)

2-agua limpa

3-aquario sem movimentação e tampado !

4-fêmea para excita-lo

5-esconderijo seguro para construção do ninho (metade de um suporte de isopor para lata de cerveja )

6-boa alimentação antes da reprodução

 

Se mesmo assim não funcionar tente:

1-colocar um pouco de agua do aquario da fêmea no de reprodução

2-transferir a fêmea para o aquario de reprodução por alguns segundo para excitar o macho

3-Colocar um aquario com outro macho perto do de reprodução

4-colocar um pouco de ninho de outro macho (umas 2 colheres)

 

Mas se nada disto funcionar podem ser duas coisas, o macho não sabe contruir ninhos (ou é pessimo nisto) , incompatibilidade do casal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isabel para que haja a reprodução a fêmea tem que estar com a barriga cheia de ovos , como o ovopositor á mostra (ponto branco no ventre) , apresentar listras verticais , o macho já tem de ter construido o ninho , além de o casal tem compatibilidade!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me a intormição na conversa sobre Bettas.. mas não posso deixar de vos interrogar sobre um problema de consciencia que me tem acompanhado desde o primeiro dia que vi um Betta.

 

É normal entrarmos numa loja da especialidade e encontrarmos Bettas em minusculos jarros de vidro. Não têm filtro, muito menos bomba de ar e nem sequer um termostato. Bom.. se esse fosse o maior problema, de facto encontram-se sempre em pequenos jarros, todos bonitos, mas que nem sequer têm espaço para o pobre animal curvar-se!

É sabido que os Bettas são peixes labiritinto e por isso têm a capacidade de respirar "ar". Tambem sei que estes peixes são muito resistentes e aguentam um largo espectro de temperaturas, mas o que me provoca alguma revolta é o espaço confinado onde vivem, provavelmente uma vida inteira! Sei que estes peixes não nadam muito mas.. alguma coisa devem nada, nao? Quanto mais nao seja para dar umas cambalhotas! Nestes "elegantes" jarros.. ou recipientes (?!) os animais nem sequer conseguem agitar uma barbatana!

Expliquem-me uma coisa... como é que se dá de comer a um peixes destes? E o que dão?? A agua nestas jarras é tão pouca que rapidamente se deteora, mudam a agua de 6 em 6 horas?!

Bem sei que estes peixes vivem, inclusivé, na lama, e por isso nao precisam que a agua seja totalmente cristalina, mas....

Parece-me, de certa maneira, abusivo da parte dos lojistas, nao? Será que assim vendem mais Bettas? Será pelas jarras de vidro? Estes peixes realmente são muito bonitos mas daí a sacrificá-los a um espaço de 5 ou 7 centimetros?!

Espero que não seja o vosso caso e que deiam algum espaço para que este animal, ja num habitat construido por nós, se sinta o melhor possivel!

Só assim ele se reproduzirá, só assim ele terá um aspecto saudável e viverá muitos anos!

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente Mephis é uma crueldade fazer isto com os bettas eles não vivem naquele espaço e sim sobreviem apenas!

Sou a favor de pelo menos 5l para um betta adulto , pois este precisa nadar se exercitar , comer e ter agua limpa. Só que em aquarios de bettas não pode haver aerador ou filtro como voçê citou pois estes só causam estress ao peixe que gosta de agua sem movimentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisso concordo penamente, fui à exposição de aquariofilia que estava na batalha este fds e meteu-me dó ver uma quantidade enorme de betas, cada um num copo (aquilo nem chegava a ser um copo!) em q o peixe até estava enrolado sobre si mesmo pois n tinha espaço ao menos p estar direito.

 

Realmente penso q quem quer fazer reprodução não há-de ter os peixes nesta condição, no meu caso tenho um pequeno aquário de uns 15l, bem sei que não é muito mas ao menos como só lá está um casal eles têm espaço de sobra para nadar. O que acontece é que o macho está paradinho no canto dele e nem sequer come! Eu sei que estes peixes não são de nadar mt de qq maneira acho que assim tb é demais! Ou então é por eu estar habituada a betas bem mais activos, talvez por estarem num aquário comunitário e este por estar sozinho com a femea.

 

Quanto à femea o ponto branco confesso que não sabia e não reparei, mas sei que ela ficou com as listas verticais assim que viu o macho... mas agora é como digo... está cada um no seu canto, ambos paradinhos e praticamente sem comerem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui à exposição de aquariofilia que estava na batalha este fds e meteu-me dó ver uma quantidade enorme de betas, cada um num copo (aquilo nem chegava a ser um copo!) em q o peixe até estava enrolado sobre si mesmo pois n tinha espaço ao menos p estar direito.

 

:shock::?:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:

Tenham dó!!! Não façam isso com os vossos animais!!!!! :x

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ppl!

 

Neste momento tenho alevins de Bettas com exactamente 2 semanas e fiz assim:

1º - Tenho os Bettas todos separados e intercalados com fêmeas, ou seja, 1 macho, 1 fêmea, 1 macho, etc... Isto com o intuito de excitá-los. Água a 28º sempre.

2º - Tenho um aqua à parte para a reprodução com 20 l. e 10 cm de altura, que contém unicamente um pedaço de esferovite num dos cantos, um termóstato (28º), e metade de uma garrafa de 1,5 l. furada para que a água não arrefeça, no centro do aqua.

3º - Coloco o macho (que no seu aqua já começava a apresentar sinais de querer construir o ninho) no aqua de reprodução e a fêmea (com o ponto branco e listas verticais) na garrafa.

4º - Quando o macho já tiver construído um ninho grande (8 cm diâmetro - 1 dia de trabalho), junto-lhe a fêmea e controlo a forma como eles se dão.

5º - Se ao fim de 4 horitas eles não começarem os abraços, convém retirar a fêmea, durante 2 horas e depois voltar a colocá-la.

 

Nota: Se a fêmea regeitar o ninho, ou seja, vá lá debaixo do ninho, olha e vai-se embora, isto durante várias vezes, é porque não gostou e o macho, mais tarde ou mais cedo vai atacá-la. Não convém insistir, vale mais colocar uma outra fêmea.

 

6º - Depois de começar a desova, deixa-se estar a fêmea durante cerca de 24 horas, se antes de passar as 24 horas o macho atacar consecutivamente a fêmea é porque ela já largou os ovos todos e então aí retira-se imediatamente a fêmea.

7º - Ao fim de aprox. 36 horas nascem os alevins.

8º - Deixar o macho durante 3 dias com os alevins e a partir desse dia alimentá-los com infusórios (eu alimentei com JBL Nobil Fluid com 10% de artémia e não se deram mal) e ligar uma pedra difusora a deitar muito pouco ar, de forma a não causar ondulação na água.

9º - Alimentar 3 vezes ou dia.

10º - Ao fim de 1 semana, começar as mudanças de água parciais (30% para já) todos os dias ou dia sim, dia não. Convém ser com um tubo fino e com uma pedra difusora na ponta do tubo que está dentro do aqua.

11º - Ao fim de 2 semanas começar as mudanças parciais de água (70% ou mais) todos os dias.

12º Ao fim de 3 semanas desligar ar bomba de ar para que os alevins criem o labirinto.

 

Espero que os meus se desenvolvam.

Espero que os vossos também.

 

Em relação aos copos, é uma estupidez. O Betta é um peixe lindíssimo para ser tratado daquela forma. Mas, se repararem, a culpa não é de quem os tem nos copos, é de quem os aconselhou a pô-los, os Media. Lê-se isso em todo o lado.

Não compreendo! Acredito que nas zonas tropicais ele consiga aguentar, mas em Portugal as temperaturas são muito baixas e os Bettas ressentem-se da água fria. Só tenham os peixes que possam ter, se não puderem ter, escolham outro animal que sinta bem a sofrer. Talvez o seu espelho!!!!!!!!!!

 

Boa sorte a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha esposa gosta muito dos Bettas e fica realmente revoltada quando os vê nos ditos "copos". Como tal decidiu comprar um aquário de 50cm e em conjunto temos lido algumas coisas para tentar recriar um ambiente que seja do agrado deles, com vegetação ambudante e esconderijos (principalmente para a(s) fêmea(s))

 

Ora gostava de aproveitar para vos questionar o seguinte:

 

O nosso objectivo é colocar um betta macho com duas fêmeas, não com um intuito claro de reprodução, mas de equilibrio, para que o betta não esteja sozinho. Já li que com apenas uma fêmea, o macho vai andar sempre atrás dela não lhe dando descanso, daí as duas e os esconderijos. Mas a reprodução não poderemos evitar, e então de vez em quando lá teremos de retirar a(s) fêmea(s).

 

Este é o nosso intuito. Acham possível, ou seja, conseguiremos tê-los a conviver?

 

Obrigado.

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!

 

Eu não aconselho a fazeres isso! O que irá acontecer é, se o macho começar a fazer o ninho vai escolher uma fêmea para depositar os ovos. Após a desova todos os habitantes do aqua (incluindo as fêmeas) serão inimigos a "abater".

O melhor que tens a fazer é ter só o macho e peixes de outras espécies que não sejam muito vistosos, pois todos os que mostram e passeiam a sua beleza, o Betta vai atacá-los, pois para ele, só ele é que é bonito, o resto é alvo a abater.

 

Para reproduzir tens que ter, pelo menos 3 aquas: 1 para o macho, outro para as fêmeas (este pode ser comunitário, porque as fêmeas são, geralmente, inofensivas) e outro para a reprodução.

 

Espero ter ajudado! Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal,

 

Onde e como fazes a separação que dizes Macho, femea, Ect...

 

fêmea (com o ponto branco e listas verticais) na garrafa

 

Desculpa a minha ignorância mas podias me explicar esta tua afirmação melhor??

 

Tb estava interessado em fazer uma reprodução de Betas de momento só tenho feito de Escalares e espero brevemente fazer de Discus tb.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jony!

A separação dos machos/fêmeas é feito num aqua inventado feito por mim que está dividido da seguinte forma (pode ser díficil explicar sem foto ou desenho, mas vale sempre a pena tentar):

- As medidas são 60x30x20;

- Dividi o aqua ao comprido 10/20 cm com uma malha em plástico rijo;

- Na parte que ficou com 10 cm pus o termóstato e um filtro, pois os Bettas não necessitam de aeração;

- Na parte dos 20 cm dividi com vidro em 6 partes (10 cm cada / 3 litros cada);

- Em cada divisão coloco um macho ou uma fêmea intercalados, para se poderem ver.

 

Espero que estejas a ver o esquema, é fácil, o termóstato convém estar deitado.

 

Em relação ao outro ponto. A fêmea quando está pronta a desovar apresenta-se com um ponto branco junto ao anûs que é perfeitamente vísivel e com listas verticais junto ao ventre. Estas listas são provocadas pela abertura das escamas quando ela está carregada de ovos.

No aqua de reprodução coloco essa fêmea dentro da meia-garrafa de 1,5 l. para o macho construir o ninho que depois irei soltar dentro do mesmo aqua para largar os ovos.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,

 

Eu estava a pensar separalos mas era +/- como eles têm nas lojas, mas com separações bastante maiores pelos menos com a capacidade de um litro cada.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas será que vais, com o teu método, conseguir aquecer a água. Convém teres os Bettas a 28º. É a temperatura ideal. É por isso que tenho o fundo falso para conseguir com um só termostato aquecer todos os separadores.

 

Pensa bem antes de elaborar um aqua para os Bettas, pois eles têm várias condicionantes, nomeadamente, estarem separados. Não convém ter muitos.

 

Estou agora a planear outro para colocar os possiveis filhotes, com a mesma caixa para filtro e termóstato, mas desta vez, no centro do aqua para conseguir obter mais compartimentos.

 

Se tiveres ideias geniais gostava que partilhasses comigo, porque é complicado conseguir instalações para muitos Bettas.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que dá para fazer algo engraçado e com menos aquas e tlv um só para tudo.

 

è uma questão de pensar e elaborar.

 

De momento estou a pensar criar um aqua para reprodução de Discus ou Escalares.

 

Tudo depende de algumas negociações.

 

Acerca dos Bettas era uma questão de falar, pois eu ainda nunca investi em bettas.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais