ajuda na decisão de um tubo extensor macro


Recommended Posts

boa noite =)

 

eu tenho uma canon 450D com uma lente 18/55mm canon e também tenho uma 70/300 mm sigma e esta tem a opção de macro entre 200 e 300...

a minha dúvida é se devo comprar um extensor macro ??

é que o macro da sigma para certos pormenores ainda fica muito longe ...

 

ajudinha plz???

 

 

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Antes de mais nada, a 70-300mm faz no máximo uma ampliação de 1:2. Para os mais picuínhas, não se pode chamar a isso macro-fotografia (apenas a partir do 1:1).

Segundo, por serem objectivas zoom têm muito más prestações a nível de imagem. Isto comparando com objectivas de extensão de focagem fixa (em inglês: prime lenses). Mais facilmente te safas com uma 50mm f/1.8 e um extensor de 12 ou 20 mm do que acoplando um extensor a qualquer uma dessas objectivas. Ao usares um extensor, estás a comprometer a qualidade em termos de imagem de uma qualquer fotografia.

 

A menos que uses flash (que nunca deve ser o da máquina), pouco ou nada ganhas ao usar um extensor para fotografar o que quer que seja. Só se usares um tripé, e quiseres fotografar coisas que não se mexam.

 

Se quiseres começar a brincar no fabuloso mundo da macro-fotografia, com o material que já tens posso-te aconselhar a comprar, pela seguinte ordem: um tripé, um flash com possa ser accionado remotamente (há vários no mercado, bem mais baratos do que se pensa), uma objectiva de focal fixa tipo a 50mm f/1.8 e extensores, e finalmente, se o bichinho tiver pegado, uma objectiva macro dedicada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo o que o Luis disse, possuo ambas as objectivas que tu tens, e possuo também tubos extensores, e devo dizer que o resultado fica muito aquém de uma lente de macro dedicada.

Não sei qual é o teu orçamento, mas dá uma espreitadela na Nikkor 55mm micro f2.8 AIS ou a Nikon 105mm AF Micro, ambas excelentes objectivas. Pessoalmente já experimentei a Nikkor 55mm micro f2.8 AIS e fiquei muito agradado, com a prestação dela, e a qualidade de imagem é do melhor que já vi, uma das melhores objectivas que já experimentei até hoje, e olha que é bastante barata actualmente, embora eu esteja com dificuldade em encontrá-la nova=S A unica desvantagem da 55mm que experimentei é a ausencia de AF, o que pode ser tramado para quem nao se sinta á vontade com objectivas manuais.

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva,

 

E os aneis inversores, já alguem experimentou?

Sei que, naturalmente, se perde o autofocus, e o controlo da exposição, mas pelo preço que é, acho que vale a pena experimentar.

 

Em tempos, quando tinha canon, tive uma coisa chamada novoflex, aquilo era basicamente um anel de inversão que permitia manter o autofocus, exposição e controle de DOF. Não sei se ainda existe, mas sei que era carote... apenas compensa quando se tem muitas lentes com o mesmo tamanho, que era o meu caso.

 

De qualquer maneira, mandei vir um simples da Amazon (unico sitio onde encontrei um de 77mm) para experimentar.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim o novoflex penso que ainda é produzido. Ainda no outro dia li um artigo sobre isso. Quanto á questão de aberturas e autofocus perdiadas com anel reversor, realmente é verdade... Se estiveres a trabalhar com objectivas digitais...

Pessoalmente apoós ter comprado Nikkor 55mm micro f2.8 AIS passei a usar o Ânel, e mantive tudo, porque é uma objectiva manual...É complicado para quem só tem experiencia com automáticas como eu, mas vale a pena, especialmente com a Nikkor 55mm micro f2.8 AIS....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya! A lente é de macros, mas eu quero tirar ainda mais dela=P A lente tem um racio de 1:2, com o anel consigo ratios maiores, permitindo-me aproximar ainda mais... Também pensava assim como tu, mas depois o antigo dono desta objectiva e vi que realmente o raio da coisa funciona na perfeição ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não me levem a mal, mas a minha opinião, é que ao invés de estar a comprar um novoflex, acho que ficam mais bem servidos com uma prime lense com um anel extensor com contactos para controlo de diafragma e AF. Isto pelo mesmo preço... claro está.

 

Dá para fotografar com o novoflex? Dar dá, até porque ele controla AF e diafragma, mas vamos pensar um bocado:

 

- Andar a montar e desmontar coisas na máquina faz com que o sensor ganhe sujidade mais facilmente. Atenção que com um tubo extensor, temos igualmente que montar e desmontar a objectiva do corpo da máquina.

 

- Mais importante para mim, a que distância é que temos de trabalhar para conseguir ampliações minimamente jeitosas? Se calhar, para a mesma ampliação, temos de estar mais perto do motivo do que utilizando apenas um tubo extensor.

 

- O tubo extensor não ocupa praticamente espaço nenhum entre o corpo e a objectiva, tornando o manuseamento da última, muito mais fácil (focagem manual e/ou zoom).

 

Esta é a minha maneira de ver as coisas. Acho que pelo preço do novoflex, mais facilmente compraria uma 50 f/1.8 e um extensor de 12mm com controlo de AF e diafragma. Por já ter trabalhado com objectivas macro dedicadas, talvez até juntasse mais uns trocos, e partiria directamente para uma 60mm Macro que já faz 1:1.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apenas referi o novoflex, porque dá para uma grande quantidade de lentes. Até pode ser visto como uma vantagem... com o preço de uma lente, transformas todas as outras em macro. Naturalmente que não é uma macro dedicada e isso pode fazer diferença em alguns tipos de trabalho.

 

Em tudo o resto 100% de acordo.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

PS - outra grande desvantagem... só dá para canon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais