Escolha de lâmpadas


Recommended Posts

Boas,

 

pretendo fazer um plantado num aqua de 98L brutos e tenho uma calha 3x24W. Tenho cerca de 10L de substrato o que dá +- 88L de água.

 

Estou indeciso entre 2 conjuntos de lâmpadas:

 

1º- grolux 8500K, 6500K e 8000K

 

2º- 10000K, 6500K e 8000K

 

Alguém pode dar uma ajuda na escolha.

 

Se tiverem outras sugestões são sempre bem vindas.

 

Obrigado

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite Hugo eu se fosse a ti ia pela 1ª,

acho que para plantado é a mais correcta, está mais dentro dos espectros em que as plantas absorvem mais.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu comprei uma calha 3 x 24W que veio com lâmpadas de 10000K. Como pretendi pelo menos utilizar uma delas foi-me recomendado pelo Rui da Áquaeden que adquirisse uma de 6500K e outra de 8000K.

 

Ordem da frente para trás: 6500, 8000 e 10000.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, desde já obrigado pelas vossas sugestões. :thumbup3:

 

Estava tentado a optar pela 1ª opção depois da sugestão e argumento do Paulo SS relativamente ao espectro, que me pareceu bastante lógico e aceitável.

 

Mas o membro A.Ferreira fez-me mudar a escolha.

 

Se o Rui da Aquaeden sugeriu, é logo um factor a ter em conta face ao seu largo conhecimento em iluminação para plantados.

 

Uma vez que tenho lâmpadas de 10000K acho que vou optar pela opção 6500K, 8000K e 10000K.

 

Nada melhor que fazer o teste.

 

Grato pela ajuda e boa aquariofilia.

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Engraçado, porque é o próprio Rui da Aquaeden que aconselha para plantados temperaturas entre os 4000 e os 8000K, e é sobre eles que sempre me regi, se calhar o Rui mudou de opinião sobre os espectros, mas sendo assim tem de mudar no site dele,ora vê aqui.

 

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_6.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota:

 

Ele sugeriu assim porque eu queria aproveitar pelo menos uma das três lâmpadas de 10000K que vieram na calha.

 

As tendências actuais em termos de iluminação, segundo tenho lido, têm vindo a subir na escala Kelvin, antes andavam nos 4000 a 6500 e agora andam cá mais para cima, julgo que a culta é de um tipo da ADA, Takashi Amano, que utiliza espectros mais altos nos seus plantados.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, mas esse tipo eu não conheço de lado nenhum, lol, e o Ramirezi é Português, e o que é nacional é bom, por isso até me aconselhar ao contrário vou continuar com a opinião dele, mas como sempre na aquariofilia cada caso é um caso.

O que é bom para mim pode vir a não ser bom para ti

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enviei MP ao Rui da Aquaeden e ele confirma o mesmo que sugeriu ao A.Ferreira.

 

A melhor escolha para este caso especifico passa pelas seguintes temperaturas de calor: 6500K, 8000K, 10000K.

 

Vai ser essa a minha escolha.

 

Mais uma vez obrigado pelas sugestões.

 

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora manda outro MP e diz-lhe para ver se chega a alguma conclusão e altera o site dele, lol

Espero que tudo te corra bem, e depois da mudança de luzes manda fotos, tipo o antes e o depois

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito aqui o tópico visto ter que mudar de lampadas daqui a 1 mês ou 2.

 

Plantado de 1metro, com calha 4*T5HO 39W? que espectros recomendam e em que ordem? Neste momentos está tudo com 10000k que eram as de origem da calha.

Tenho anubias nana, musgo, HC, valisnerias e mais 2 que não sei o nome.

 

Cumprimentos.

 

esqueci-me de referir que tenho JBl Aquabasis plus, e co2 de botija e fertilizo com NPK e sachem flourish

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu sugeria o que já foi sugerido:

 

Da frente para trás: 6500K -> 8000K -> 10000K, como tens 4 lâmpadas acrescentas mais 1 de 8000K (para ficar junta à outra) ou compras 1 de 4200K que passaria a ser a da frente.

 

Mas se quiseres pergunta ao Rui Alves da Àquaeden, grande conhecedor de iluminação para plantados e com muitos bons preços. As minhas foram lá compradas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu sugeria o que já foi sugerido:

 

Da frente para trás: 6500K -> 8000K -> 10000K, como tens 4 lâmpadas acrescentas mais 1 de 8000K (para ficar junta à outra) ou compras 1 de 4200K que passaria a ser a da frente.

 

Mas se quiseres pergunta ao Rui Alves da Àquaeden, grande conhecedor de iluminação para plantados e com muitos bons preços. As minhas foram lá compradas.

 

Abraço,

 

Obrigado pela sugestão, por acaso o que tinha em mente também era nesses espectros.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As plantas não "comem" kelvin mas sim PAR. É uma questão de gosto pessoal.

 

Vê aqui várias combinações de lâmpadas e o modo como elas afectam a NOSSA percepção de cor no aqua.

 

http://www.theplantedtank.co.uk/lighting.htm

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.