Planeamento 1º Aqua


anotherpoint

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de muita leitura vou finalmente começar a minha aventura neste mundo da aquariofilia, mas antes de dar o passo final precisar de saber a vossa opinião..A montagem vai ser a seguinte:

 

Aqua 60L +/- com tampa

Lampada T8 15W

Filtro Eheim 2213 Plus Bio

Aquecedor Jagger 75W

Substrato Fertil JBL Manado

Akadama

Pedras Xisto

 

Os valores da agua da minha torneira são os seguintes:

 

PH 8

KH 4

GH 5

 

É aqui que começam as minhas questões, pus dentro de um alguidar alguma akadama juntamente com agua da torneira, esperei alguns dias e qual nao é o meu espanto ao verificar que o PH tinha passado de 8 para 6. É normal esta mudança repentina? Será que depois no aquário como a relação água/akadama é diferente os valores do PH serão diferentes?

 

Em relação aos peixes a minha ideia é a seguinte:

 

Casal Ramirezi

4 ou 5 Barbos Tigre

4 ou 5 Corys (ainda n pensei quais)

1 Otto

2 Pomacea

 

Plantas serão das de fácil manutenção, não faço contudo ideia da quantidade necessária :)

 

Tenho ainda uma questão em relação á montagem do eheim, tenho obrigatoriamente de cortar a tampa do aqua para passar os tubos certo?

 

Comentem pf, todas as opiniões são bem vindas

 

Obrigado

Milton

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Milton, sê bem vindo a este mundo fascinante, prepara ai a carteira que isto tem tanto de bonito como de caro ehehe,

quanto ao setup alterava a iluminação para pelo menos 30W, o que dá para alimentar plantas pouco/média exigência. 15W é manifestamente pouco para tal. Outra questão tem a ver com o JBL Manado, ele não é um substrato fértil, tens da JBL o Aquabasis Plus ou Tetra Complet Substrat, para só mencionar dos mais ace$$íveis. Por cima colocas a akadama.

Quanto ao resto do material parece-me tudo boas escolhas. Adiciona um tronco, dá sempre outro aspecto e os peixes adoram, além de que te permite prnder umas anubias, fetos de java, musgos, etc, etc.

Em relação à fauna, falas num casal de ramirezis, se pretendes fazer criação não podes lá ter mais peixes ou vais ter problemas. Barbos são peixes muito bonitos mas também muito irrequietos, os ottocinclus são animais de cardume, normalmente aconselham-se +/-5 espécimenes.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à diferença de pH, sim, akadama faz por vezes baixar o pH.

 

Tb sou da opinião de pelo menos 30watts, para teres 0.5w por litro no minimo

 

O tronco, vai-te fazer baixar ainda mais o pH caso optes por colocar

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem a lâmpada embutida na tampa, não consigo por mais :\

 

Os ottos dizem-me que são peixes de cardume, penso que o aqua ficaria sobrelotado com 5 ottos, acham melhor não por nenhum? Depois fico sem brigada de limpeza :\

 

O meu receio é que com Akadama + Tronco o PH atinga valores muito baixos, alem de que a diferença de PH da torneia para o aqua me poderá causar alguns problemas correcto?

 

Obrigado

Milton MOrais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 otos não te sobrelotar o aquário não estejas preocupado.

 

Ter o pH da torneira muito diferente do aqua não será problema desde que faças TPA (Trocas Parciais de Água) e não (esta inventei agora) TTA (Trocas Totais de Água).

 

Mas para teres a certeza de que não vai haver problema, terás de saber o KH e tb o GH da tua água através de testes e como tu já os sabes (:pompomgirl::pompomgirl::pompomgirl:) digo-te que não vais problemas , pq tens valores relativamente altos que te vão estabilizar o valor do pH, convém e após atingires o pH final do aqua voltares a medir para saberes que estes valores de KH 4 e GH 5 se mantêm.

 

Em relação à tua miniluz, pois é, não sei para que se vende esse tipo de iluminação para quando não serve para quase nada, se queres ter plantas não funciona, terás de comprar uma que te dê para colocar no minimo 30w de Luz, em T5 ou PLL (por exemplo)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Por experiencia própria vou te dar um concelho, basiado na minha experiência.

As espécies que gostavas de ter são básicamente de Ph de 6.8, 7, certo? A tua água de 8, certo?

O concelho ou mudas de espécies a colocar ou mudas de água. Tal como referiste colocaste a água na aKadama e o ph baixou para 6, isto é normal, mas ao fim de algum tempo isto vai deixar de acontecer.

Referes que a água tem um Gh de 5 acho que é muito baixo para esse ph, mediste corretamente? A tua água da torneira deve ter bom poder tampão. Vais no futuro, andar sempre a tentar acertar o ph e as osxilações de ph não são nada boas. Como te disse essa água deve ter um grande pode tampão ou seja não te será fácil conseguires leva-la para ph de 7, 7.2.

Como te disse inicialmente só te estou a dar a minha opinião uma vez que na minha zona a água da companhia tem ph´s de 7.4/7.6 de inverno e de Verão acabam por ser ainda mais elevados e já há muito que desisti. Vou ao supermercado ou a uma fonte (neste caso fica bem mais em conta), neste caso toma só em atenção aos nitratos por vezes no Verão são elevados, para certas espécies.

cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O concelho ou mudas de espécies a colocar ou mudas de água. Tal como referiste colocaste a água na aKadama e o ph baixou para 6, isto é normal, mas ao fim de algum tempo isto vai deixar de acontecer.

 

Só um esclarecimento, eu estava a pensar adquirir Akadama ou AquaSoil os dois baixam o pH, mas o que estás a afirmar é que passado algum tempo (quanto?) esta baixa de pH deixa de existir e portanto passa a precisar de outra forma para manter o pH baixo?

 

Será que percebi bem? então não deves usar qualquer destes substratos pois vão levar-te a oscilações de pH inevitavelmente, correcto?

 

Obrigado pelos esclarecimentos

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de existem vários tipos de akadama á venda, existe a indicada para aq. e existe a indicada para jardinagem que ao fim de algum tempo começa a detriorar-se em contato com a água e fica em pó. Infelizmente há lojas de aquáriof. a vende-la pois é muito mais barata.

Existem no mercado alguns substratos que têm a capacidade de estabilizar o ph, a akadama não. Mas como referi anteriormente´a água com um Ph de 8 deverá ter um poder tampão elevado.

Na minha opinião se queremos criar um ambiente aquático para especies de habitates com Ph de 7, deveria-mos arranjar água proxima desses mesmos valores e então acertar, agora com uma água de ph8 passar para ph7, pessolmente não aconcelho.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vale,

 

As minhas dúvidas devem-se a selecção de substrato que vou utilizar, em principio pensemos numa aguar normal de 7-7.5 saida da torneira, mas porque parametros nos devemos guiar pelos valores que saem da torneira ou pelos valores que estão na agua do aqua?

 

Se existem condicionantes como com o aKadama que diminui e depois deixa de diminuir o pH isso vai tornar-se um problema certo? o mesmo vai passar-se com o Aquasoil certo?

 

Acho que o akadama veio mesmo das bonsais.

 

Não percebo o que queres dizer com existem susbstratos com capacidade de estabilizar o pH? quais? para que valores?

 

Pois mas como vais arranjar agua com determinado pH só comprando agua mineral com esse pH.

 

Obrigado pelos conselhos

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vale,

 

As minhas dúvidas devem-se a selecção de substrato que vou utilizar, em principio pensemos numa aguar normal de 7-7.5 saida da torneira, mas porque parametros nos devemos guiar pelos valores que saem da torneira ou pelos valores que estão na agua do aqua?

 

Se existem condicionantes como com o aKadama que diminui e depois deixa de diminuir o pH isso vai tornar-se um problema certo? o mesmo vai passar-se com o Aquasoil certo?

 

Acho que o akadama veio mesmo das bonsais.

 

Não percebo o que queres dizer com existem susbstratos com capacidade de estabilizar o pH? quais? para que valores?

 

Pois mas como vais arranjar agua com determinado pH só comprando agua mineral com esse pH.

 

Obrigado pelos conselhos

Pedro Gil

Boas,

 

De uma vista de olhos por aqui:

 

Meu link

 

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vale,

 

Eu já tinha lido a página que me indicas, que é excelente, obrigado, não vou dizer que percebi tudo mas pelo menos nas duas leituras que fiz parece-me que percebo algumas das coisas que ali indicam.

 

Mas da mesma forma que os troncos libertam taninos e baixam o pH também o substrato possui essa característica, a questão que tenho e que não consigo perceber é se esse é um efeito temporario e que passado alguns meses precisas de estar a usar químicos para baixar o pH ou se é um efeito duradouro e que podes bem manter peixes de pH 6 quando a agua da tua torneira é de 7.5.

 

Obrigado

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo dizer que este é também um "problema" no qual tenho pensado e esta página é muito elucidativa.

 

Pedro, a minha ideia é que estes parametros são algo que terá de se ir controlando.... ou seja.... não acredito que a dada altura se chegue a uma estabilidade tal que fique tudo na mesma daí para a frente e será muito dificil para nós adivinhar todos os porquês de uma certa oscilação. Mas também a reserva de ácido, seja nos troncos ou no substracto não esgota de um dia para outro. Se formos controlando a coisa há sempre uma forma ou outra para ir contra-balançando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.