Tudo em 1, pode ser?


A. Ferreira

Recommended Posts

Vivas,

 

Apelava um pouco à ajuda do pessoal mais "batido" nesta área...

 

O assunto é o seguinte, eu mais ou menos vou-me desenrascando, nestas coisas da fertilização, mais menos do que mais, mas com calma lá acabarei por chegar.

 

Eu queria ajudar a minha filhota que está a estudar na capital e tem lá um áqua com iluminação de cerca de 0.3W/litro e com umas plantas pouco exigentes. Acontece que eu gostava que ela levasse um pouco de fertilizante, tem de ser tudo em 1, para adicionar um pouco aos FDS, que é quando está um pouco mais disponível.

 

Tenho o fertilizante da Tropica PN+ + K + N + Fe + Carbono orgânico (Flourish Excel e Easylife EasyCarbo).

 

Conselhos para proporções para mistura tudo em 1.

 

Abraço e obrigado antecipadamente pela V. ajuda,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

Ideias para possíveis proporções? Nenhumas... misturar fertilizantes concentrados dá mau resultado. Há sempre coisas a precipitar...

 

É que nem vale a pena diluir em água... vais oxidar algumas coisas, que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

 

O que posso aconselhar, uma vez que a proporção W/L é baixa, é que usem TPN PN+, Potássio (é questão de ver se é preciso) e um complemento de Carbono (Excel, Easycarbo, etc...).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

posso estar errado mas penso que o TPN+ da trópica já é por si um fertilizante completo e suficiente (macros e micros). Aconselho 2-3x a dose recomendada uma vez por semana. O excel é uma fonte de carbono e ajuda a acelerar o crescimento das plantas mas deve ser usado de forma regular (diária).

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...O que posso aconselhar, uma vez que a proporção W/L é baixa, é que usem TPN PN+, Potássio (é questão de ver se é preciso) e um complemento de Carbono (Excel, Easycarbo, etc...).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Viva,

 

Fiz precisamente isso. Ao TPN+ adicionei K, Excel e também um pouco de Fe.

 

A minha experiência no uso do TPN+ diz-me que apesar de ser anunciado como um fertilizante completo, o N, P, K e Fe necessitam de ser adicionados para complementar a fertilização.

 

Obrigado a todos pela ajuda prestada.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Fiz precisamente isso. Ao TPN+ adicionei K, Excel e também um pouco de Fe.

 

A minha experiência no uso do TPN+ diz-me que apesar de ser anunciado como um fertilizante completo, o N, P, K e Fe necessitam de ser adicionados para complementar a fertilização.

Claro... a probabilidade de um fertilizante ter as proporções ideais para o nosso aquário, é muito baixa...

 

Eu próprio tenho aquários com diferentes consumos, e consequentemente com diferentes proporções.

 

Por isso nunca digam que há fertilizantes "completos". Esses fertilizantes permitem-nos um jogo de anca maior, mas daí a dizerem que são suficientes, ainda vai um grande caminho.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro... a probabilidade de um fertilizante ter as proporções ideais para o nosso aquário, é muito baixa...

 

Eu próprio tenho aquários com diferentes consumos, e consequentemente com diferentes proporções.

 

Por isso nunca digam que há fertilizantes "completos". Esses fertilizantes permitem-nos um jogo de anca maior, mas daí a dizerem que são suficientes, ainda vai um grande caminho.

 

 

Certíssimo. Cada aquário é um aquário. Mas é exactamente por isto que é comum usar-se 2 e 3x a dose recomendada. Desta forma sabemos que as reais necessidades das plantas estão asseguradas. Assim como assim, o excedente não faz mal a ninguém...

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Assim como assim, o excedente não faz mal a ninguém...

Quase sempre é assim... excessos raramente criam algas. Carências é que sim...

 

Óbvio que excessos abusivos de certos nutrientes causam problemas, mas para lá chegar, é preciso muito azar ou discuido.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande parte dos ditos grandes métodos de fertilização são baseados no excesso, tudo porque a experiência mostra que o que realmente interessa é que com plantas saudáveis, o espaço para as algas é pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande parte dos ditos grandes métodos de fertilização são baseados no excesso, tudo porque a experiência mostra que o que realmente interessa é que com plantas saudáveis, o espaço para as algas é pequeno.

 

Não sei se serão a maioria dos métodos mas o EI (estimative index) é-o com certeza.

 

 

Quase sempre é assim... excessos raramente criam algas. Carências é que sim...

 

Óbvio que excessos abusivos de certos nutrientes causam problemas, mas para lá chegar, é preciso muito azar ou discuido.

 

níveis tóxicos de nitratos, fostatos e afins são realmente difíceis de atingir - na sua maioria é para cima de 200ppm. Eu no meu aqua já pus >100 ppm de nitratos deliberadamente para combater BGA e para além de afectar as ditas, não houve qualquer outro problema. Nem 1 único camarão (mitologicamente designados como extra sensíveis à fertilização) morreu.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais