Fertilização


whity

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquario de 120x50x60 com CO2 de botija e 4x39W, substrato da elos.

Nunca tive problemas de crescimento de plantas no aquario e apenas fertilizava com um fertilizante em po de fosfatos que comprei a um user aqui no forum a uns tempo.

Acontece que deixei de ter esse equilibrio e neste momento as plantas não crescem e comecam por morrer aos poucos.

Fui fazer os testes e o desiquilibrio esta enorme.

 

Tenho os:

Fostatos PO4 = 0;

Ferro = 0;

PH = 7;

Ferro = 240 ppm; corrigido Nitratos = 240 ppm;

 

O que me aconselham a comprar de fertilizantes de ferro e fosfatos para establecer novamente um bom equilbrio.

 

 

Cumprimentos,

Editado por whity
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho um aquario de 120x50x60 com CO2 de botija e 4x39W, substrato da elos.

Nunca tive problemas de crescimento de plantas no aquario e apenas fertilizava com um fertilizante em po de fosfatos que comprei a um user aqui no forum a uns tempo.

Acontece que deixei de ter esse equilibrio e neste momento as plantas não crescem e comecam por morrer aos poucos.

Fui fazer os testes e o desiquilibrio esta enorme.

 

Tenho os:

Fostatos PO4 = 0;

Ferro = 0;

PH = 7;

Ferro = 240 ppm;

 

O que me aconselham a comprar de fertilizantes de ferro e fosfatos para establecer novamente um bom equilbrio.

 

 

Cumprimentos,

 

 

acho que querias dizer nitrato. fala-nos da flora e fauna, admira teres o nitrato tao alto e o fosfato tao baixo. Deitas comida aos teus peixes, ou deixas-os estar sem comida a comer so algas? se fosse a ti fazia uma troca de agua de 50% hoje, amanha uma de 40 e depois uma de 30. quanto ao ferro, fertiliza com micros. quanto ao fosfato deita um pouco de comida no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

quanto ao fosfato deita um pouco de comida no filtro.

Mas quem te disse a ti que a comida só aumenta os fosfatos? Bem pelo contrário... o conteúdo em PO4 na comida, regra geral, é bem mais baixo do que o de NO3 (após ser oxidado pelas bactérias).

Antes de escreverem o que quer que seja... pensem. Não somente uma, ou duas vezes... mais, por favor. Assim evitam escrever coisas deste estilo.

 

Um desequilíbrio dessa ordem, admitindo que os testes estão a funcionar correctamente, resolve-se com uma TPA em grande escala (75% a 90%) para eliminares o NO3 o máximo que conseguires, e depois fertilizares com PO4 e restantes nutrientes.

 

Infelizmente, a par do CO2 o PO4 é o fertilizante mais menosprezado pelos aquarifilistas. O problema é que sempre lhe atribuíram as culpas para tudo e mais alguma coisa. Nos anos 80 e 90, era o culpado de praticamente todas as algas... tanga.

Num aquário plantado, a sua carência é causa de quase todas as algas.

 

Deixa-me adivinhar... tens algas verdes filamentosas, e/ou de tufo pretas, não?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl,

 

Obrigado por tudo ate agora.

 

Não tenho algas nenhumas no aquario, zero de algas e a agua esta mto cristalina mm.

 

Cotumava ter green spot no vidro, mas desde que iniciou este desiquilibrio, desapareceram completamente.

 

cumprimeento

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl,

 

Obrigado por tudo ate agora.

 

Não tenho algas nenhumas no aquario, zero de algas e a agua esta mto cristalina mm.

 

Cotumava ter green spot no vidro, mas desde que iniciou este desiquilibrio, desapareceram completamente.

 

cumprimeento

 

deves ter fauna que dao cabo de algas, se nao ja deverias ter muitas.

 

e quando disse para por comida no filtro estava em erro, pois vesse em varios sitios que os peixes produzem nitrato e a comida em sobra produz fosfato, mas pelos vistos estava enganado. luis podes falar sobre o ciclo de fosfato, o fosfato é inorganico, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Fauna:

1 SAE;

5 Caridinas Japonicas;

15 Cardinais;

30 Guppies;

10 Barbos cereija;

 

Flora:

Fetos de Java, Musgo, Valisnerias, Lotus, HZ.

Recentemente inclui tb:

Limnophila aromatica

Ludwigia repens

Egeria Naja

Rotala Macrandra

blixia japonica

cabomba furcata (vermelha)

 

Fiquem bem

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Apoio as afirmações do Luís Fortunato. Só discordo no sentido em que penso que a maioria das algas em plantados está relacionada com maus ou inconsistentes níveis de CO2 e não com a falta de fosfato.

 

Relativamente aos níveis de nitratos. Tanto quanto sei, os testes comuns são altamente inconsistentes e pouco precisos. Com as plantas que tens, luz e co2, acho muito pouco provável que tenhas esses valores de nitratos.

 

Aconselho TPA de 50% e começar a fertilizar apropriadamente.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais