Reactores de CO2 - Discussão aberta


David Pereira

Recommended Posts

Oi,

 

Este tópico talvez não devesse estar aqui, mas sim no forum "Equipamentos e Manutenção", mas como está muito ligado com plantas e muitos dos usuários que mantêm plantados só passam por este forum de "Plantas", vou abrir a discussão por aqui, mas se acharem por bem podem muda-lo.

 

Então começando,

 

Já usei vários tipos de reactores de CO2, desde pedra porosa, madeira porosa, ceramica porosa e até por difusão simples, utilizando um bebedouro de passaros invertido, dá para perceber pela figura:

bell.gif

 

Sendo que os melhores resultados foram obtidos com a ceramica porosa, a madeira porosa até libertava muitas mais bolhas e mais pequenas, mas entope facilmente, dificultando a saida do CO2. Em relação ao bebedouro invertido, o problema se calhar passou pela pequena superficie de contacto com a água, circulo com 2.5 cm de diametro, podia-se resolver utilizando um recipiente com uma maior área de contacto, mas para um aquario pequeno (Nano) fica algo inestético.

 

E agora começando a discussão a sério:

 

E se injectasse-mos directamente na entrada do filtro???

Muita gente vai dizer e a colónia de bactérias??? Pois...elas são anaeróbias, mas a minha teoria é a seguinte: o O2 presente vai ser o mesmo, só aumenta o nivel de CO2, a único factor que desconheço, é se as bactérias morrem por excesso de CO2. Já li relatos na net de pessoal com bastante sucesso com este método, principalmente se o aquario for bastante plantado, não nos esqueçamos que as bacterias estão em todo o lado pelo aquário, e as plantas se saudáveis "comem" tudo de indesejavel!!!

 

Gostaria de saber as vossas opiniões acerca disto!!! :wink:

 

Fiquem bem... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um alargamento na mangueira de intake para o filtro, é aí que o CO2 se dissolve.

 

(o CO2 não afecta as bacterias, talvez só a diminuição do pH subsequente o possa fazer)

 

esse "alargamento" foi feito com uma garrafa de PVC, tudo bem vedado, tem uma entrada para uma mangueira de ar (além da ligação ao filtro e ao intake do filtro), esta mangueira pequena tem uma valvula de uma direcção (impede que a água se direccione para as garrafas de CO2, se a pressão de CO2 diminuir nestes).

 

Ou seja a água tem de atravessar a mangueira "intake do filtro", garrafa (reactor) e mangueira novamente até chegar ao filtro, na garrafa leva com um banho de CO2.

 

Quando tenho o CO2 com muita pressão a água quando passa pela garrafa faz barulho de água a correr...

É como se existisse uma atmosfera com elevados niveis de CO2, a água que passa na garrafa absorve esse CO2 com facilidade, para manter o tal equilibrio gasoso...

:wink:

 

O CO2 nessa garrafa não sai desta porque a pressão do fluxo da água não tem força suficiente para levar o CO2 para o filtro, mas tem força suficiente para impedir que este de se direccione para cima (o ponto de entrada da água na mangueira).

 

forma-se aqui um equilibrio estável, e garanto que todo o CO2 é bem dissolvido na água...não há perdas de CO2...nem uma bolha...

 

Eu uso CO2 caseiro e 2 garrafas chegam perfeitamente para alimentar o meu aquário de 250 litos com 300 watts.

 

Atenção bolsas de gás no filtro podem danificar as hélices do motor, portanto cuidado! (jediknight, podes danificar o motor)

 

O meu sistema não produz efeitos tipo gás na camara da turbina, portanto é seguro...

 

uma imagem vale mais que mil palavras:

reactor.jpg

 

seta a:

sentido (direcção) da água para o filtro

 

seta b:

entrada de CO2 no reactor

 

seta c:

valvula que impede em ausência de pressão nas garrafas de CO2 a entrada de água nas garrafas (fuga de gás)

 

também servirá esta valvula como sistema de segurança em casos de grande pressão...

se isso acontecer, o tubo que terá maior probabilidade de se desconectar é o que vem das garrafas, assim a valvula impede qualquer fuga de água em caso de desastre...

 

do lado do reactor coloquei silicone, assim é quase impossivel problemas num sistema deste tipo, basta favorecer a desconecção na valvula do lado das garrafas...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

eu só não injecto CO2 na entradao do filtro porque acontece aquele efeito referido pelo António Vitor, a câmara enche-se de gás e aquilo faz uma grande barulheira, pode danificar a bomba.

em vez disso injecto o CO2 na saída da água do filtro para o aquário, não tenho uma total dissolução de CO2, mas para o meu aquário é mais que suficiente.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Ant. Vitor, realmente essa ideia está muito boa, mesmo muito bem pensada, talvez a utilize no meu novo plantado, mas como nos aquarios actuais apenas tenho filtros de cascata (AquaClear) estava a pensar em injectar no compartimento dos materiais filtrantes, abaixo destes, para evitar o problema da bomba, utilizando uma cerâmica porosa, vamos ver o que dá!!!

 

Fiquem bem... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este reactor não foi feito por mim (construido pelo aquariofilo Paulo Pinheiro), embora estas caracteristicas que falei foram descobertas por acaso (a bolha ficar ali pendurada sem sair)

...isto tinha sido construido como pré-filtro...

 

Se fosse possivel virar um filtro ao contrário para que o fluxo ficasse de cima para baixo com a turbina em baixo a puxar no sentido da gravidade, o filtro seria uma grande camara de CO2, e este CO2 nunca chegaria à turbina (isto em teoria)...

mas como os filtros não foram concebidas a pensar nestas coisas... não virem por favor os filtros ao contrário...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Muito interessante o teu "gadget". Eu concordo com o taslixado, parece-me mais sensato colocar à saída do filtro até porque (para além dos pontos referidos das bactérias e da cabeça do filtro) a reacção do DIY não é feita nem com água destilada, nem com glicose pura e liberta portanto pequenas proporções de outros gases para além do CO2 que dada a minha ignorância na constituição prefiro ver libertados (até porque podem não ser fácilmente solúveis e acabar por dominar a atmosfera interior). Por esta razão gosto de ter "alguma" perda de gas para a atmosfera para limitar a acomulação desses "hipotéticos" constituintes. A verdade é que emana um forte cheiro da fermentação e todos sabemos que o CO2 é inodoro. :)

Para não falar na difículdade de tornar um engenho destes perfeitamente estanque :) UI!

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este gadget só funciona à entrada do filtro...

 

Na saida do filtro haveria duas coisas a empurrar a bolha para fora do reactor...a pressão da água e a necessidade da bolha subir...

 

não resulta porque o filtro está mais baixo que o aquário...

 

O que o táslixado referiu é injectar CO2 sem este tipo de gadgets, pode danificar a turbina, repara que eu disse que a bolha não sai daqui...

ela tenta subir mas não consegue porque está a entrar água...

 

Não desce por causa da necessidade da bolha querer subir... é um equilibrio de forças, para quebrar este equilibrio teria de ter aqui grandes pressões (nunca CO2 não dissolvido para o filtro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu entendí, mas como eu referí gosto de ter alguma perca do gas resultante do DIY, e para perder algum é necessário que essa pequena porção venca o equilíbrio de forças e saia do reactor.

Se estivermos antes do filtro esse gás iria para o mesmo. Não que isso seja grande prob que ele manda-o logo cá para fora, mas faz barulho e nem todos os aquas estão na garagem não é?

Quanto ao reactor na saida do filtro é igualmente fazível com um S no tubo. Uma coisa é certa a água tem que entrar pela abertura de cima e sair pela de baixo como dizes.

No fundo o reactor que descreví e fotografei no final do seguinte tópico faz uso do mesmo princípio que o teu, mas já dentro do aqua e verifica também as minhas preocupações no post anterior.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=24816#24816

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!!

 

Recentemente revolucionei o meu aqua e agora quero Plantas e Muitas!! :)

 

Bem o problema e que ainda nao estou a vontade com o CO2, e queria perguntar a opiniao da malta que tenha usado o difusor JBL, aquele + barato q tem garrafa e pedra difusora. Estao satisfeitos com esse sistema, recomendam a compra, para quem esta a começar nisto do CO2 ? Prós/contras ou o sistema nao vale mesmo a pena :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações:

 

Mex1co o sistema de CO2 da jbl k fazes referencia como deves calcular pelo preço é fraco, daí não poder estar a garrafa muito abaixo do nível do aqua, para além do facto de estar indicado para aquas até 100 litros já usei 2 ao mesmo tempo no meu comunitário pois tem 250 litros de capacidade e não notei grandes diferenças tanto nas plantas como no PH, teêm uma duração de cerca de 30 a 40 dias embora contes mais com os 30, é equivalente e é só uma opinião ao sistema CO2 caseiro k fica muito mais em conta.

 

Saudações aquariofilistas :wink:

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei em fazer uma coisa no meu aquario, em relaçao ao CO2, que e o seguinte: Utilizar um extintor como "abastecedor".

 

Acham que irá funcionar? Porque um extintor teira CO2 suficiente para pelo menos 1, 1 ano e meio.

 

 

Abraços,

ShO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NEM PENSES NISSO! Um extintor contém CO2 a alta pressão e dificilmente encontrarás os redutores de pressão necessários para operares o sistema em segurança. Há no mercado garrafas de CO2 apropriadas e bastante grandes. Inventar sim mas com limites e um extintor deve ser usado apenas para esse fim.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto aos extintores tem uma pressão de 50 bar e existem redutores e todos os apetrechos necessários para fazer um sistema igual aos que existem para aq..

O problema só existe ao nivel de compatibilidade de roscas para que todos os apetrechos batam certo ando a investigar depois digo qualquer coisa.

 

As garrafas para os AQ. também são carregadas a alta pressão para que o CO2 se mantenha em estado líquido.

 

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas vocês têm a certeza que esses extintores estão cheios de CO2 puro? Eu sempre ví os extintores a produzir um tipo de espuma e o CO2 só por sí não faz isso. Os últimos que ví estavam cheios de tetracloro de carbono por ex. outros de outras misturas, umas públicas outras semi-secretas... mas nenhuma CO2 simples e puro :D

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Pelo que sei os extintores estão cheios de CO2 puro, que depois de sair da garrafa se transforma em neve carbónica (-72ºC).

Entretanto vejam aí neste site, principalmente nas utilizações

 

http://www.airliquide.pt/en/Solucoes/Produ...rbono/index.asp

 

Abraços

FOCA[/url]

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Existem vários extintores para vários fins, desde nerve carbónica a CO2 puro. Apenas tem que se ter cuidado com o que se escolhe.

Mas não sei porque seria mais barato comprar extintores do que uma garrafa de CO2 puro. Afinal o extintor de CO2 é uma garrafa de CO2 com apetrechos adicionais!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já estou a usar CO2 de extintores que é igual a todos os outros carregamentos há cerca de 2 meses e não tenho problemas nenhuns.

Saí tudo ( Garrafa e válvula 25 Euros) garrafa oferecida.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...