Iluminação


Recommended Posts

Viva,

 

Antes de mais peço desculpa se estou no local errado para colocar este post. se a adm achar que deve ser colocado nos "primeiros passos" estejam à vontade para mover.

 

 

Este pobre noob :doofywave: apela à sapiência do pessoal mais batido que possa ajudar indicando o tipo de iluminação mais correcta ou pelo menos se estou no caminho certo.

 

Tenho um aqua de 80x50x50 (200L brutos) e pretendo criar um temático amazónico (inicialmente flora low tech e dita "fácil" podendo fazer upgrade depois)

 

-Pelo que li, e corrijam-me se estou enganado, a iluminação deverá ter um mínimo de 0,5w/L mas que poderá variar consoante o tipo de flora e o tipo de aquário, certo?

Assim, no meu caso, com uma banheira de 200L brutos deverei ter 100w de iluminação. correcto, ou como vou ter água tipo chá, convém ter mais elevada/baixa?

 

- depois há a questão dos kelvin aí estou a zeros.

 

alguma recomendação quanto às características da iluminação e já agora a locais e preços? :D

 

Cumps

MLima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a iluminação deverá ser superior a 100W, pois a altura ainda é grande.

para começares poderás colocar uma régua de 100W e depois aumentas para mais 100W.

os kelvins que deverás ter situa-se entre os 4000Kelvins e os 8500Kelvins.

poderá ter uma régua de PLL ou T5.

sugiro a Aquaeden ou a luzaquática, ambas no forum.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Se a ideia é aumentares mais tarde devias investir mais um pouco agora e mesmo que não ligasses as lâmpadas todas tinhas lá a potência disponível pois caso contrário vais ter de comparar outra calha ou modificar a que adquirires agora.

 

Se fores em frente com essa ideia vai para um sistema 3 * T5 HO 39W com lâmpadas de 6500K, 8000k e 10000k. Já dá para fazer coisas bem interessantes e quem sabe até nem precisas de mais. Mas isto é só uma opinião.

 

Tal como o membro que postou anteriormente sugiro a www.aquaeden-shop.net.

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas pessoal,

 

sou mesmo capaz de ir pela opção do zé carlos e hei de ir à aquaedem pedir um orçamento. como é sempre referenciada deve mesmo valer a pena.

 

pumba, eu até fazia a calha mas não tenho é jeito nem percebo nada de electricidade/bricolage e acabava com os peixes fritos :eusathink:

 

já agora, alguém sabe, qual é aproximadamente, o custo da electricidade para os cerca de 120w a bombar 10 a 12horas/dia? só para ter uma noção.

 

cumps

MLima

Editado por Lima84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fica-te pelo menos a 5 euros por mes.

mas como nem tudo é iluminação e tens as perda por calor nos balastros... fica perto de 6 euros no minimo e mais perto dos 8 euros no máximo.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta robintiago

 

reparei noutra coisa, sugeriram lâmpadas PLL e T5 (aqui sei que existem HE e HO) entre estes 2 grupos julgo que a diferença é a nível de tamanho e eficiência. mas e dentro das T5, isto é, tendo o tal sistema 3xT5 39w qual seria a diferença entre lâmpadas semelhantes mas HE ou HO?

 

obrigado e peço desculpa pela ignorância eléctrica e tal :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta robintiago

 

reparei noutra coisa, sugeriram lâmpadas PLL e T5 (aqui sei que existem HE e HO) entre estes 2 grupos julgo que a diferença é a nível de tamanho e eficiência. mas e dentro das T5, isto é, tendo o tal sistema 3xT5 39w qual seria a diferença entre lâmpadas semelhantes mas HE ou HO?

 

obrigado e peço desculpa pela ignorância eléctrica e tal :D

 

 

boas

nas T5 tens por exemplo uma de 14w HE(hi eficience) de 55 cm e com os mesmos 55cm tens 24w HO(hi output).

a principal vantagem das HO é que consegues muitos watts em espaço reduzido

a vantagem das HE é que podes combinar varios espetros sem exceder os watts para um determinado aqua

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, já estive a ver calhas e chegou o momento da verdade biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

estou indeciso entre 2 sistemas.

 

- 80cm pll 2X80W 4200K+8000K

- 90cm t5 Calha 90cm T5 HO 4x39w 10000K (c/moonlight e temporizador)

 

qual recomendam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.