Recommended Posts

Publicado

depois de muito tempo com o aquario a ganhar algas castanhas tipo penugem nos troncos e nas folhas das plantas, fui aconselhado a comprar plantas de crescimento rapido, apos a colocaçao das mesmas, embora tenham crescido bem de inicio, agora estao a estagnar e a ganhar a penugem tambem.

ja tentei de tudo, limpar, apagar a luz, nao dar alimento aos peixes durante 3 dias, tive de me virar pra algicidas.

agora a minha questao é a seguinte:

estando a deitar o prodac alga control posso deitar na mesma o prodac nutron flora? ou devo deitar so o algicida?

aqua de 80litros reais

tronco

areia de silica

anubia (completamente tapada com a penugem)

limnophilia sessiflora 25% do aqua

Hygrophila polysperma 25% do aqua

sagitaria 25% do aqua

2x13W t5 6400k

filtro externo 250l/h

os testes nao posso colocar agora, mas estao todos ok.

7 escalares

2 Nariz de bebado

2 Panda tetra - Aphyocharax paraguayensis

agradeço desde ja avossa ajuda.

zxdvfzxxvxcv

Publicado:

pela demonstraçao que falaste parecem algas petecas, procura na net tratamento com agua oxigenada.

Ou mete caracois, podes achar que estou maluco mas foram uns caracoisinhos chamados planorbis que garantiram o meu 1º aquario nunca ter tido algas, e agora apareceram algas filamentosas em outro meu aquario e pus os caracois, e as algas em dois dias tinham desaparecido todas.

Publicado:

Boas

Experimenta adicionar co2 caseiro e reduzir o tempo das luzes para 6 ou 7 horas.

Comigo funcionou;)

Publicado:

agradeço a respostas.

tenho anentomes helenas, o qual nao poderei colocar mais caracois.

em relaçao ao co2, tenho de botija. (trabalho no local onde se produz) :music_singguitar:

ja tive as luzes do aqua desligadas 4 dias seguidos, e nem assim.

zxdvfzxxvxcv

Publicado:

Podes colocar CO2 o que quiseres.

O CO2 não faz mal mas tambem não te vai ajudar a resolver isso.

Aumenta a luz, um pouco mais de luz e isso deve passar.

Diactomaceas é sinal na maior parte dos casos de falta de luz ou de excesso de silica na agua no entanto eu uso areia de silica em aquarios e nunca tive esse problema a não ser quando as lampadas chegavam ao fim da vida.

Nota que aumentar ao tempo de luz não adianta, tens e de aumentar um pouco mais a potençia ou trocar as lampadas caso tenham mais de um ano.

Publicado: (editado)

eu tambem tenho areia de silica, e no aquarios dos camaroes nao aparecem algas.

as lampadas tem cerca de 1mes, sao novas.

antes usava apenas uma t8 18w 6400k e nunca tive problemas com algas.

agora andei a ver nos meus "desarrumados" apontamentos e verifiquei que isto começou a aparecer desde que coloquei o sera biostart.

tera alguma coisa a ver?

Editado por tucamaia

zxdvfzxxvxcv

Publicado:

agora as algas dao para sair ao passar a unha, sem que as folhas partam.

mas mesmo assim continuam a aparecer.

abraços

zxdvfzxxvxcv

Publicado:

Viva,

As plantas precisam de um balanço entre luz, co2 e nutrientes. No teu caso tens pouca luz e não tens CO2 pelo que o metabolismo é reduzido. No entanto, elas continuam a precisar de nutrientes.

Eu sei que vai parecer contraditório mas o meu conselho é:

1. Limpa o mais que puderes e faz uma TPA generosa.

2. A partir daqui, se tiveres um bom filtro, só fazes TPA's de 6 em 6 meses. Só repões para compensar a evaporação. Ao reduzires as TPA's diminuis as flutuações de CO2 e manténs o aqua mais estável.

3. Se tens substrato fértil, tens que ir adicionando micros. Caso contrário tens que fertilizar NPK mais micro 1 vez por semana.

Há no fórum do Tom Barr um artigo muito interessante sobre low-tech e que te aconselho vivamente a ler.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Viva,

As plantas precisam de um balanço entre luz, co2 e nutrientes. No teu caso tens pouca luz e não tens CO2 pelo que o metabolismo é reduzido. No entanto, elas continuam a precisar de nutrientes.

Eu sei que vai parecer contraditório mas o meu conselho é:

1. Limpa o mais que puderes e faz uma TPA generosa.

2. A partir daqui, se tiveres um bom filtro, só fazes TPA's de 6 em 6 meses. Só repões para compensar a evaporação. Ao reduzires as TPA's diminuis as flutuações de CO2 e manténs o aqua mais estável.

3. Se tens substrato fértil, tens que ir adicionando micros. Caso contrário tens que fertilizar NPK mais micro 1 vez por semana.

Há no fórum do Tom Barr um artigo muito interessante sobre low-tech e que te aconselho vivamente a ler.

Abraço,

GM

nao tenho co2?

algo na sua resposta esta "mal", em relaçao as algas, por mais que limpe, aparecem sempre, embora agora mt mais lentas.

abraços

zxdvfzxxvxcv

Publicado:

Viva,

não tens CO2??? Tens, tens. Qual é o produto da respiração dos peixes? E da actividade microbiana do filtro e substrato? A própria água da torneira tem CO2. O que tu tens é pouco CO2. Como tens pouca luz, não há problema - é um low-tech.

Quanto às algas - estas não desaparecem de um dia para o outro. Tens que dar tempo ao tempo.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus