Tudo novo para mim


Recommended Posts

Evita sempre recorrer aos químicos, podes acrescentar turfa no filtro que é o que eu faço.

O pH da água da rede aqui vem a 8, uso agua de garrafão do lidl, se não me engano tem pH 6.10 e mesmo assim sem turfa vai-me para os 7/7.5. Com a turfa fica nos entre os 6 e os 6.5, o problema para quem não gosta é que deixa a água com cor de chá.

Mas tens outras opçoes como substratos que baixem o pH como o aquasoil amazónia.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Hoje ia comprar o kit do aquario na loja de animais e na hora mudei de ideias... Não o comprei porque o filtro me pareceu muito fraco mesmo... Comecei a pensar... O kit ia ficar 100€ e era composto por aquario de 60cm com uma lampada tubular, termostato e filtro interno. Depois é que me ocorreu mandar fazer o aquario ao meu gosto com as medidas que quero (65 x 40 x 45), isto porque tenho um tio vidraceiro e com jeito aquilo ainda me sai de borla.

A iluminação comprei uma calha de duas lampadas tubolares de 18W cada uma por 20€. Vou fazer um suporte com reflector para a fixar em cima do aquario. Finalmente o filtro vou comprar algo melhor uma vez que não gasto nada no aquario. Vou optar por um externo da eheim para a litragem...

Que dizem? Faço boa opção? Como calculo a litragem do aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

A litragem bruta calculas largura x altura x comprimento, vamos a um exemplo um aquario de 60x30x30 tem 54l, esse aquario que mandaste fazer tem 108l, claro que para teres uma ideia da agua real que leva tens de retirar a essa conta a quantidade de areao que leva.

 

para baixar o pH eu uso turfa no filtro, claro que a agua fica escura, mas como gosto de a ver assim :) são gostos

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda.

Já agora, que axam do filtro EHEIM 2213??? Pelo que estive a ver deve ser o adequado para o aquario que pretendo.Mas tambem ja vi muita gente a queixar-se do barulho que o filtro faz...

Quanto a construção do aquario, como será feito por medida pelo meu tio, será que ele tem de ter alguma preocupação especial com este? Refirome a alguma forma específica de colar os vidros ou algum silicome mais próprio. Em relação a espessura dos vidros, qual será a melhor, 6 mm???

Editado por ricardoperdigao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tenho um filtro igual e não faz barulho nenhum, se te chegares mesmo ao pé dele ouve-se mas nada de especial.

Ele só faz barulho se não estiver bem "ferrado(???)".

E sim é suficiente para o teu aqua.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a construção do aquario, como será feito por medida pelo meu tio, será que ele tem de ter alguma preocupação especial com este? Refirome a alguma forma específica de colar os vidros ou algum silicome mais próprio. Em relação a espessura dos vidros, qual será a melhor, 6 mm???

 

Procura na zona DIY estão lá diversos post de montagens de aquários...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pouco a fazer uma simulação do que será o meu aquario com a calha de iluminação que estou a projectar.

Que vos parece?

 

Parece que tens um programa de 3D interessante... Qual é?

De resto, não há muito que se possa dizer, se fizesses um desenho do layout já era outra coisa... :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Isso do layout já não é coisa para se fazer do pé para a mão. LOL

O programa é o SolidWorks. Trabalho todos os dias com o programa uma vez que sou designer, por isso isto foi mesmo coisa de 10 min para ver como ficava em termos de proporções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiver tabado diminuis a água que evapora porque esta condenssa no vidro e cai de volta para o aquário, e não tens temperaturas tão elevadas no verão(é mais problemático em agua salgada).

Para alimentação, não fazes uma tampa numa só peça, eu tenho um aquário com 40cm de largo com 2 travessas e tenho tampa com duas peças assentes nas travessas, uma com 30cm de largo e a outra com 10cm que é a que levanto para alimentar e fazer a maior parte das manutenções, se forem trabalhos que exijam mais espaço para mexer no aqua retiro ambas. Mas podes também fazer tampas de correr. Ou não meter tampa nenhuma...

Vou tratar de arranjar o programa e hoje já tenho que fazer... Parece mais interessante que o SketchUp.

 

EDIT: Podes pedir na pet4you na mesma, é uma questão de veres quanto tempo demora a chegar e veres se dá ou se querias mais cedo.

Podes também tentar a CrystalRed.

Lojas físicas nessa zona não faço ideia.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, apos ir a algumas lojas fisicas aqui na minha zona, axo que vou abandonar a ideia do filtro da Eheim... Estão todos a deixar de trabalhar com o representante da marca...

Disseram-me que o filtro era bom mas que tambem ja era um modelo bastante antigo, e que agora ha novos modelos igualmente muito bons.

Sendo assim, parti para uma nova procura de filtros. Sei que vou gastar um pouco mais, mas tambem quero ficar bem servido.

Ando a ver o filtro da Tetra Tec EX700 e o da Sera Fil Bioactive 250. Ambos parecem bons, mas estou mais inclinado para o da tetra pelo facto de ter 4 cestos para matérias filtrantes e o da sera apenas tem 2.

Que dizem deste filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

O eheim 2213 (e os seus irmãos maiores) é provavelmente o filtro mais antigo em venda! Isto é pq é mesmo bom em termos de qualidade/preço. Não tem ciencia, nem complicações, consome pouco é silencioso e dura. Eu tenho um com 9 anos e precisou apenas de substituir um rotor. Não estou aqui a fazer propaganda...só mesmo a explicar o pq de ser chamado "velho". A marca em si construiu nome com esse filtro.

Qt aos outros dois que referes também são marcas boas mas não vás tanto pelos os cestos (pq não são essenciais) mas sim pelo volume do balde...qt maior, mais capacidade de pores coisas lá dentro.

 

Só mais uma coisinha acho que o filipe se enganou

Se tiver tabado diminuis a água que evapora porque esta condenssa no vidro e cai de volta para o aquário, e não tens temperaturas tão elevadas no verão(é mais problemático em agua salgada).

é verdade que evaporação é bem menor mas a temperatura vai ser superior com ele tapado. Daí uma das razões de os salgados não o serem (necessitam de muita luz e provocaria entre outras coisas um "excesso" de temperatura.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

O eheim 2213 (e os seus irmãos maiores) é provavelmente o filtro mais antigo em venda! Isto é pq é mesmo bom em termos de qualidade/preço. Não tem ciencia, nem complicações, consome pouco é silencioso e dura. Eu tenho um com 9 anos e precisou apenas de substituir um rotor. Não estou aqui a fazer propaganda...só mesmo a explicar o pq de ser chamado "velho". A marca em si construiu nome com esse filtro.

Qt aos outros dois que referes também são marcas boas mas não vás tanto pelos os cestos (pq não são essenciais) mas sim pelo volume do balde...qt maior, mais capacidade de pores coisas lá dentro.

 

Só mais uma coisinha acho que o filipe se enganou

 

é verdade que evaporação é bem menor mas a temperatura vai ser superior com ele tapado. Daí uma das razões de os salgados não o serem (necessitam de muita luz e provocaria entre outras coisas um "excesso" de temperatura.

 

Abraços

 

Sim é isso mesmo, foi erro meu, é claro que a temperatura vai ser maior com ele tapado.

 

Quanto ao filtro pelo que sei não ficarás mal servido mas não desdenhes dos eheim pelo facto de serem antigos. Se as tais lojas vão deixar de os vender por esse motivo enfim sem comentários...

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.