Tudo novo para mim


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Chamo-me Ricardo e sou novo por estas andanças... Tenho andado entusiasmado com isto da aquariofilia. Ja andei a ler varios tópicos do vosso forum e sinceramente sinto-me um bocado intimidado com a complexidade deste novo mundo para mim.

 

Queria iniciar-me com a montagem de um aquario cominitário. Penso que inicialmente iria para plantas artificiais pois as naturais são para quem já percebe bastante disto.

 

Vi no jumbo uns kits de aquarios da aquaprom de 53 cm com iluminação e filtro interior por 75€. Estava a pensar ir para este kit pelo preço e tambem porque não tenho espaço para um aquario maior.

 

A ideia era criar um habitat para os peixes com rochas brancas e troncos e algumas plantas artificiais.

 

Relativamente à fauna, gostava de ter alguns neons, 1 ou 2 gupys, alguns zebras e talvez um escalare.

 

Agradeço desde ja os vossos comentários e conselhos para me iniciar na aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Chamo-me Ricardo e sou novo por estas andanças... Tenho andado entusiasmado com isto da aquariofilia. Ja andei a ler varios tópicos do vosso forum e sinceramente sinto-me um bocado intimidado com a complexidade deste novo mundo para mim.

 

Queria iniciar-me com a montagem de um aquario cominitário. Penso que inicialmente iria para plantas artificiais pois as naturais são para quem já percebe bastante disto.

 

Vi no jumbo uns kits de aquarios da aquaprom de 53 cm com iluminação e filtro interior por 75€. Estava a pensar ir para este kit pelo preço e tambem porque não tenho espaço para um aquario maior.

 

A ideia era criar um habitat para os peixes com rochas brancas e troncos e algumas plantas artificiais.

 

Relativamente à fauna, gostava de ter alguns neons, 1 ou 2 gupys, alguns zebras e talvez um escalare.

 

Agradeço desde ja os vossos comentários e conselhos para me iniciar na aquariofilia.

 

Olá e bem vindo ao mundo da aquariofilia.

Eu aconselhava-te a não comprares um kit mas sim a comprares os materiais á parte, até podes ver aqui jno forum se há algum aquário á venda que te interesse.

Podes ir tambem a lojas de animais pois elas costumam ter kits tambem.

 

Se escolheres esse kit não compres escalares até porque para além de ser um aquário pequeno eles não gostam de andar sozinho. E ainda por cima vais colocar guppies que são e pH alcalino e os escalares são de pH ácido.

Aconselhava-te a comprares plantas naturais até porque ajudam mais na ciclagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para ter plantas naturais não tenho de ter as bombas de Co2? Na loja disseram-me que plantas naturais dão muito mais trabalho. Tenho medo que com as plantes as paredes do aquario comecem a ficar muito sujas...

Os kits das lojas de animais são bastante mais caros...

Este aquario que falo tem duas lampadas daquelas economicas sem ser das tubolares... é mau?

Quanto aos filtros, os interiores chegam para o que quero? Um filtro esta sempre ligado ou desliga-se ao fim de um certo tempo?

Em relação aos peixes, gosto bastante dos guppys...mas tambem gosto dos escalares... Que tipos de peixes posso ter com os guppys e que tipos de peixes posso ter com os escalares? Há algum sítio onde eu possa ver que agrupamentos de peixes de devem fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se me permites vou utilizar o teu ultimo comentário para responder.

 

Mas para ter plantas naturais não tenho de ter as bombas de Co2? Na loja disseram-me que plantas naturais dão muito mais trabalho. Tenho medo que com as plantes as paredes do aquario comecem a ficar muito sujas... Disseram-te isso assim e pronto acabou??? :roflroll2: É verdade que dão um pouco mais de trabalho mas compensa a 100%, para teres artificiais mais vale não ter plantas de nenhum tipo.

Os kits das lojas de animais são bastante mais caros... A maior parte das vezes é verdade mas se algum dia tiveres algum problema quem te vai ajudar? A menina da caixa? Nas lojas especializadas tens muitas vantagens para além de que o ideal seria comprar o material em separado, como já te disseram.

Este aquario que falo tem duas lampadas daquelas economicas sem ser das tubolares... é mau? Depende do que quiseres, não é por serem económicas que se tornam más, se fores à zona dos nanos vês muitos a funcionar assim e com sucesso, o problema nesses kits é que normalmente a iluminação é insuficiente...

Quanto aos filtros, os interiores chegam para o que quero? Um filtro esta sempre ligado ou desliga-se ao fim de um certo tempo? Depende do filtro, não podemos descriminar os filtros internos pelo facto dos externos serem mais eficientes, se for um interno adequado à litragem faz bem o trabalho.

Em relação aos peixes, gosto bastante dos guppys...mas tambem gosto dos escalares... Que tipos de peixes posso ter com os guppys e que tipos de peixes posso ter com os escalares? Há algum sítio onde eu possa ver que agrupamentos de peixes de devem fazer? Não vais encontrar e muito menos te iram dar uma lista de combinações de peixes, tens de ser tu a ver as necessidades de cada peixe que desejas ter e ver se consegues dar condições a todos eles no mesmo aquário.

 

Acho que é boa ideia leres muito e bem, depois planeares o que podes fazer dentro do teu orçamento e fazeres uma coisa em condições.

 

Cumps,

Filipe Simões

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A vantagem destes kits é mm o preço, mas por vezes tens o mm aquário que vem no kit, vendido separadamente a um preço acessível, e assim podes apostar sempre num filtro melhor e num termostato mais fiável... Eu por exemplo comprei uma aquário em kit, que estava em promoção, onde só aproveitei mm o aquário, pois mm assim ficava mais barato que o comprar sem ser em kit, comprando o restante equipamento à parte.

Deves apostar em plantas naturais, pois ajudam no bem estar dos peixes e dá um aspecto natural ao aquário. Tens por aí à venda muitas plantas que quase não precisam de manutenção.

Num aquário desse tamanho não podes/deves optar por peixes que cresçam muito, ou que fiquem muito territoriais. Dá uma espreitadela nos ciclídeos anões, ou nos caracídeos...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente vou optar por um aquário de 60 cm plantado....

 

Já agora, em termos de filtros internos e termostatos, quais as melhores marcas?

 

Queria ver se montava o aquário com fundo preto, substrato branco e rochas o mais claro possível de forma a formar grutas e então depois com algumas plantações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente vou optar por um aquário de 60 cm plantado....

 

Já agora, em termos de filtros internos e termostatos, quais as melhores marcas?

 

Queria ver se montava o aquário com fundo preto, substrato branco e rochas o mais claro possível de forma a formar grutas e então depois com algumas plantações.

Ja decidiste que peixes vais colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente vou optar por um aquário de 60 cm plantado....

 

Já agora, em termos de filtros internos e termostatos, quais as melhores marcas?

 

Queria ver se montava o aquário com fundo preto, substrato branco e rochas o mais claro possível de forma a formar grutas e então depois com algumas plantações.

 

Boas,

A nível de termostato, aconselho-te os da eheim, ou os sera precision. Filtros internos, tens muita variedade, desde os eheim aos sera, aos da tetra...Ou então os de cascata, que não ocupam espaço dentro do aquário.

Quanto aos substrato, tens areia de silica, que é clarinha, as pedras, tens por exemplo as dragon stone, que a meu ver ficam muito bem nos aquários.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que fizeste uma boa opção. Eu também comecei em Fevereiro com um aquario de 60cm plantado, não te arrependerás!

Faarei apenas da minha experiência, as plantas normalmente dizem-nos que dão trabalho e tal... mas ajudam a manter os niveis da água e a limpeza da mesma (acredita que é verdade)

 

O mais díficil mesmo é resistir à tentação de introduzir peixes.... mas aproveita para leres MUITO sobre o ciclo da água e, aproveita o tempo do ciclo para leres sobre peixes. :techi:

 

no meu caso, apesar de alguns contratempos, neste momento faço uma tpa de 3 em 3 semanas (+-), dou de comer aos peixes... e desfruto! :sunbathing:

 

força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos vossos comentários e sugestões.

Hoje vi um aquário de 60 numa loja de animais que me pareceu bastante bom. Ja trazia filtro termostato e termómetro. Gostei deste aquário por era mais alto e e mais largo que os restantes aquários de 60.

O aquario é este: http://www.republicadosanimais.com/aquarios/461-aquario-aqua-light-25.html

Quanto aos peixes ainda não me decidi. Estava a pensar em neons e guppys e depois mais para a frente logo se via....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para iniciação neste mundo esses kit´s são suficientes. Com o tempo vais percebendo mais da coisa e farás os ajustes necessarios para o teu aquario ideal.

 

Dica importante: vai com calma, lê e investiga bem antes de escolheres os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, após alguma pesquisa, penso que ja sei que peixes vou colocar no aquario. Estou inclinado para colocar Discus. Neons, Escalares e talvez uns zebras...

Agora a questão prende-se com as quantidades.... Sendo um aquário de 60, o espaço não abunda, e não quero encher aquilo de forma aos peixes não se mexerem.

Gostava de ter 2 discus, um escalare, uns 6 neons e uns 4 zebras. Também gosto dos ciclideos anões...

Que dizem destes peixes? Já sei que os escalares podem ser agressivos, mas tambem ja li que se forem colocados desde jovens que hão haverá problema.

Pare este tipo de espécies, será que consigo ter rochas como decoração do aquario, ou será que me vai subir muito o ph?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto os discos como os escalares são peixes que andam em cardume, nunca deves ter só um ou 2. E mesmo esses um ou 2 são demasiado grandes para um aquário de 60. O aquário deve ser 60X30X30 no máximo, ou seja, com 30 de altura menos a altura do areão menos um bocado porque nunca enchemos os aquários completamente até cima... Se ficares com 25 de altura já é bom e ainda assim os discos facilmente chegam a isso.

Os escalares podes ponderar mas mesmo assim acho pequeno.

Podes fazer qualquer coisa para ciclideos anões.

De certeza que encontras uns que gostes e arranjas um casal ou trio, depois vais arranjando mais fauna ou então centraste só no casal e acrescentas só equipa de limpeza.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto os discos como os escalares são peixes que andam em cardume, nunca deves ter só um ou 2. E mesmo esses um ou 2 são demasiado grandes para um aquário de 60. O aquário deve ser 60X30X30 no máximo, ou seja, com 30 de altura menos a altura do areão menos um bocado porque nunca enchemos os aquários completamente até cima... Se ficares com 25 de altura já é bom e ainda assim os discos facilmente chegam a isso.

Os escalares podes ponderar mas mesmo assim acho pequeno.

Podes fazer qualquer coisa para ciclideos anões.

De certeza que encontras uns que gostes e arranjas um casal ou trio, depois vais arranjando mais fauna ou então centraste só no casal e acrescentas só equipa de limpeza.

 

Um conselho... nao metas discus nem escalares pois o aqua fica muito pequeno para eles. Coloca um trio 8como já te disseram) de cicledeos, eu ia para os cacatuides ou para os ramirezis.

 

São peixes muito bonitos, e depois metes uns 10 néons e um equipa de limpeza e ta feito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

:sign_welcome: Ao vicio da aquáriofilia,premeiro deves lêr muito

Começando pelo ciclo do azoto,depois do aquário montado,e vêres que

PH tens,então penças nos peixes,agora Escalares,ou Discos nesse aquário

umum não deves por,são peixes que cresçem muito,e nesse aqua ficam atrofiados,

e álem disso acho que e mandares €uros para a pia,aquário pequeno,peixes pequenos,

agora tu e que sabes,és tu que dita a ultima palavra,espero que tudo corra bem.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ter 2 discus jovens e depois quando crescerem ja podia começar de pensar num aquario de jeito. Agora para começar tem mesmo de ser este tamanho, ate porque não tenho espaço para mais.

Este fim de semana ja vou comprar o kit do aquario e entretanto vou pesquisando mais sobre os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor era quando pudesses ter um aqua maior pensavas nos discus até la ias aprendendo umas coisas com peixes mais pequenos.

Os discus para além do tamanho que atingem, como já disse não convém ter só dois, têm de ter uma alimentação variada, exigem mais filtragem pois sujam mais a água...

Um aquário de 60cm já dá para fazeres umas coisas bem interessantes só tens que jogar com o espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... Se calhar é o ais acertado mesmo... Vou aprendendo com outros peixes mais pequenos e depois quando tiver possibilidade aí sim passo para um maior.

Já agora, mais ou menos, quanto tempo demora em média um peixe a atingir a idade adulta???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar compra um teste de PH. Ves p Ph da tua torneira e so depois ves os peixes melhor por exclusam de partes. Eu proprio tenho um aquario

de 60 cm de 54l, que teem peixes de Ph neutro ou ligeiramente alcalino. Tenho um filtro e um termostrato da tetra. Como peixes tenho 2 coridoras, 1 cascudo, e varios guppys, mollys e espadas. Como flora tenho Elodeas, anubias, rotalas, e fetos de java, e posso te dizer que as plantas é que me dao grande parte das alegrias, quando vejo que elas estam grandes e tenho de dar uma poda, elas é que dao o ar de natural ao aqua, removem grande parte dos nitratos e dao satisfaçam ao peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar compra um teste de PH. Ves p Ph da tua torneira e so depois ves os peixes melhor por exclusam de partes. Eu proprio tenho um aquario

de 60 cm de 54l, que teem peixes de Ph neutro ou ligeiramente alcalino. Tenho um filtro e um termostrato da tetra. Como peixes tenho 2 coridoras, 1 cascudo, e varios guppys, mollys e espadas. Como flora tenho Elodeas, anubias, rotalas, e fetos de java, e posso te dizer que as plantas é que me dao grande parte das alegrias, quando vejo que elas estam grandes e tenho de dar uma poda, elas é que dao o ar de natural ao aqua, removem grande parte dos nitratos e dao satisfaçam ao peixes.

 

Não vejas o PH da torneira, pode não valer a pena. Deixa estabilizar, e depois sim verificas o PH.

E continua a ler mais. Vai com calma, vais ter tempo suficiente para escolheres os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que o Ph da minha agua da torneira seja alta, eu quero colocar peixes de ph mais baixo...

Certamente com um bocadinho de trabalho consigo baixar o Ph no aquario... Nem que tenha de comprar agua engarrafada com Ph mais baixo... Ou em ultimo dos casos com aqueles liquidos que se acrescentam com a agua ou ate mesmo com substracto que me estabilize o Ph mais baixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.