O meu primeiro aquário


pmpg98

Recommended Posts

Eh sr Pedro, já nos falamos há tanto tempo e eu desconhecia por completo este tópico :sorry:

Já encheste a banheira para testar se está tudo ok?

Tens que editar o post que tem as fotos do aqua, não as consigo ver.

Quanto à colocação das tubagens, aconselhava-te a colocar ambas no mesmo lado, assim a agua era empurrada para o vidro oposto e depois voltava para trás pelo fundo, não sei se me estou a fazer entender?

O difusor de co2 ficava no vidro oposto sendo as bolhas empurradas para o meio devido à corrente. Mas isto tudo depende da força desse filtro, podes ter que utilizar uma bomba para auxiliar a corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 106
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva,

 

concordo com o brancaman em relação à disposição da tubagem e a posição do difusor.

 

Isto é um tema bastante importante pois se não tiveres uma boa distribuição da água, e logo de CO2 e nutrientes, é o mesmo que nada.

 

O melhor, mas não o mais bonito (embora este seja questionável), é o de vareta. Este proporciona uma melhor distribuição da água em comparação com os cachimbos. E melhor que de lado é colocá-lo ao longo do vidro de trás. Um bom teste é encheres o aqua por metade e ligares o filtro ficando a vareta (outflow) do filtro fora de água. Vê a distância do jacto de água. Se bater no vidro da frente não tens que te preocupar. Se for fraquinho se calhar será aconselhável arranjar um bomba de circulação (tipo koralia) para ajudar na circulação da água. Esta seria colocada junto à vareta para que a circulação de água se faça sempre no mesmo sentido. Se metes um com o outro acabas por ficar com cantos neutros.

 

Espero que faça sentido. Assim sem esquema pode tornar-se difícil.

 

Mete umas fotos com o teste para ver.

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh sr Pedro, já nos falamos há tanto tempo e eu desconhecia por completo este tópico :sorry:

Já encheste a banheira para testar se está tudo ok?

Tens que editar o post que tem as fotos do aqua, não as consigo ver.

Quanto à colocação das tubagens, aconselhava-te a colocar ambas no mesmo lado, assim a agua era empurrada para o vidro oposto e depois voltava para trás pelo fundo, não sei se me estou a fazer entender?

O difusor de co2 ficava no vidro oposto sendo as bolhas empurradas para o meio devido à corrente. Mas isto tudo depende da força desse filtro, podes ter que utilizar uma bomba para auxiliar a corrente.

 

Já editei o post andava a experimentar a melhor maneira de colocar, acabei por me decidir por no picassa, a outra forma passava por criar um espaço nos meus websites...

 

Pedi a quem me fez o aqua para o encher sempre poupo uns quantos litritos, mas pelo pó que ele tem no fundo não sei se o encheu, achas melhor?

 

O filtro tem 900L/h o que pelo que deve ter alguma força mas isso não quer dizer nada :)

 

Eu li vários comentários em que sugeriam a solução que eu coloquei na foto e outros que sugeriam o esquemas que tu e o Gustavo estão a sugerir, eu percebo que se calhar sem CO2 pode até ser uma solução interessante, mas com CO2 o difusor ficar debaixo do outflow não sei se é uma grande ideia, pelo que também me estou a inclinar fortemente para a vossa solução e até em termos práticos para mim é mais fácil.

 

António depois no sábado quando chegar-mos da Venda do Pinheiros dás cá um pulo e vemos isso que tal?

 

Pedro Gil

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

concordo com o brancaman em relação à disposição da tubagem e a posição do difusor.

 

Isto é um tema bastante importante pois se não tiveres uma boa distribuição da água, e logo de CO2 e nutrientes, é o mesmo que nada.

 

O melhor, mas não o mais bonito (embora este seja questionável), é o de vareta. Este proporciona uma melhor distribuição da água em comparação com os cachimbos. E melhor que de lado é colocá-lo ao longo do vidro de trás. Um bom teste é encheres o aqua por metade e ligares o filtro ficando a vareta (outflow) do filtro fora de água. Vê a distância do jacto de água. Se bater no vidro da frente não tens que te preocupar. Se for fraquinho se calhar será aconselhável arranjar um bomba de circulação (tipo koralia) para ajudar na circulação da água. Esta seria colocada junto à vareta para que a circulação de água se faça sempre no mesmo sentido. Se metes um com o outro acabas por ficar com cantos neutros.

 

Espero que faça sentido. Assim sem esquema pode tornar-se difícil.

 

Mete umas fotos com o teste para ver.

 

Abraço,

 

GM

 

Obrigado Gustavo e António :) a vossa opinião é importante e clara. Pois eu tenho feito tudo isto com calma e espero tentar fazer tudo mais ou menos bem, pelo menos tenho me esforçado para isso :)

 

Está decido pelo de varetas, ainda tenho o problema dos tubos em U que possuem uma curva muito grande, amanhã tiro fotos para verem o que estou a dizer.

 

Com essa do teste é que me tramas-te, que eu é só teoria até ao momento ainda não tive de por nada a funkar e isso era por agua e o filtro a funcionar yikes:sick003: não faz mal colocar a funcionar e depois parar? ou seja encho o aqua a meio, ponho todas as tubagens para o filtro e faço a ferragem do mesmo e depois coloco o filtro a funcionar... é isto?

 

Ainda nem pensei nas materias filtrantes :) e já o vou colocar a funcionar, depois vou ter de deitar essa agua fora não é?

 

vou ver de qualquer das formas só vou poder fazer no fim-de-semana...

 

Li num post mas já não o consigo encontrar de certeza que a colocação na parte de tràs do aquario não era aconselhável porque não criava um fluxo de agua correcto.

 

Obrigado Gustavo, foi pena termos desencontrado na ilha mas quando vieres a peninsula não te esqueças de apitar que bebemos uma jeca :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

podes esperar para fazer o teste. Não tem que ser já. Sim, irias desperdiçar a água e não, não faz mal por a funcionar e depois parar. Desde que não trabalhe a seco acho que não há qualquer problema.

 

 

Li num post mas já não o consigo encontrar de certeza que a colocação na parte de tràs do aquario não era aconselhável porque não criava um fluxo de agua correcto.

 

A ideia é criar uma corrente circular. O problema de ser de lado é que tem menos força quando chega à outra extremidade (por ser mais longe do que de trás para a frente) e logo empurra menos água para baixo. A trás não vejo qual seja o problema. Mas é como tudo na vida. Quando montares o aqua vais mexendo e testando qual a melhor opção. As bolhas do CO2 ajudam a ver como está a distribuição. Num aquário vazio é fácil... depois de lá teres o hardscape as coisas às vezes são diferentes.

 

 

 

Obrigado Gustavo, foi pena termos desencontrado na ilha mas quando vieres a peninsula não te esqueças de apitar que bebemos uma jeca :)

 

Pois foi. Só me apercebi da MP tarde e depois já tinha compromissos. Quando for Lx digo qq coisa. Assim com assim eu vou muitas vezes. Embora esteja a morar/trabalhar em São Miguel, não consigo estar muito tempo sem ir à terra natal (Oeiras).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo,

 

Fica desde já combinado umas jecas cheers

 

O post que eu estava a falar é este

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171741&hl=%2Btubos+%2Bfiltro&fromsearch=1

 

O que falam é de haver a possibilidade de um dos cantos ter menos circulação de água, mas se eu enconstar a flauta (70cm) ao lado esquerdo e colocar o inflow no canto direito efectivamente a parte direita mais frontal pode não ter circulação. Mas também qualquer outra disposição pode ter este problema, acho que não me vou preocupar muito e depois vou experimentando e vendo se os detritos vão sendo aspirados.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... acho que não me vou preocupar muito e depois vou experimentando e vendo se os detritos vão sendo aspirados. Pedro Gil

 

Ora nem mais. Depois de montado com o hardscape e plantas logo vês. Se vires as plantas a abanar levemente, então está perfeito. Melhor mesmo era ter água nova a entrar de um lado e sair pelo outro em contínuo ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Hoje foi dia de compras, bang bang bang ai ai ai, mas pronto tinha de ser...

 

Fui buscar a minha calha a aquaeden 5* muito obrigado Rui atendimento 5* ppl 5* só coisas boas a dizer. o único que não gostou foi o cartão mas...

 

Aproveitei e deslocação e comprei dois troncos, vamos la ver se não tenho de refazer todo o layout, já que o o tronco fica bem com uma ilha central...

 

DSCN5523.JPG

 

O filtro já tinha chegado durante a semana, mas estou na dúvida se devo ou não mudar o conteúdo dos cestos? tenho visto muitas mensagens que colocam quer "lã fina" sera que vale a pena?

 

DSCN5532.JPG

 

O ordem é de baixo para cima JBL CerMec, 2xJBL MicroMec e esponjas azuis.

 

E compra final CO2 em 2ª mão :) mas agora fiquei também com algumas dúvidas ver se consigo esclarecer...

 

DSCN5526.JPG

 

Selonoide arghhh não ligada :)

 

DSCN5549.JPG

 

Pelo que tenho visto tenho de colocar uma pequena mangueira entre a válvula selonoide e a válvula que já está instalada na garrafa, mas a grande questão é se preciso de algum tipo de conector especial...

 

também vinha este bicho com o kit que me foi indicado como conta bolhas, já tinha visto alguns junto dos manómetros mas assim não vale mesmo a pena instalar este?

 

DSCN5543.JPG

 

O difusor está sujo para caraças e que ainda ando a pensar que solução devo colocar no futuro para já este deve ficar mas como limpar isto tudo a fundo?

 

DSCN5544.JPG

 

Muito obrigado a todos desde já e em particular ao António e ao Filipe que foram comigo em apoio moral até a Aquaeden :) foi para não sair de lá muito abalado ...

 

PedroGil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Muito obrigado a todos desde já e em particular ao António e ao Filipe que foram comigo em apoio moral até a Aquaeden :) foi para não sair de lá muito abalado ...

 

 

 

Pois, pois ainda me doem os braçinhos a carregar os sacos todos até ao carro :twisted:

 

Obrigado pela boleia, a Aquaden é espectacular, pena ser tão fora de mão.

 

o difusor de vidro metes num banho de lixivia, passas bem por água e fica como novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é muito obrigado :) mas aquilo também não era assim tanto peso que já comprei bife do lombo mais barato ao preço do kilo... :)

 

Essa solução de lixívia é pura?

 

se calhar mergulho tudo nessa solução, difusor, conta bolhas e tubos, achas que pode ser? os de plástico é que não sei se é aconselhável...

 

Gracias

Pedro

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Essa solução de lixívia é pura?

 

se calhar mergulho tudo nessa solução, difusor, conta bolhas e tubos, achas que pode ser? os de plástico é que não sei se é aconselhável...

 

aqui ou aqui, a mistura varia mas o ingrediente é o mesmo.

 

Os tubos mais vale comprar novos, isso é barato.

O conta bolhas é em vidro?

 

Essa terra italiana que compraste é de que cor e tamanho?

Hasta luego compadre biggrin.png' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

teoricamente a solenóide fica ligada directamente ao regulador. às vezes tens que desapertar uma das peças para encaixar.

 

eu limpo o meu difusor com líxivia. 50% lixívia 50% água. Ficam mais ou menos 15 minutos. Depois passo bem por água e vai direitinho para o aqua. Fica como novo.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

teoricamente a solenóide fica ligada directamente ao regulador. às vezes tens que desapertar uma das peças para encaixar.

 

eu limpo o meu difusor com líxivia. 50% lixívia 50% água. Ficam mais ou menos 15 minutos. Depois passo bem por água e vai direitinho para o aqua. Fica como novo.

 

Abraço,

 

GM

 

obrigado António e Gustavo pela dica da limpeza do difusor, amanhã ver se arranjo a lixivia que só tenho daquelas perfumadas por aqui.

 

Quanto a solenoide, de ambos os lados tem umas valvulas de agulha e os manómetro também, o que pensei fazer foi cortar um pouco de tubo CO2 e fazer uma ligação assim:

 

DSCN5556.JPG

 

Achas que fica bem Gustavo ou a pressão no tubo quando a solenoide fechar fica muito elevada?

 

Como no manometro também tem um valvula agulha identica não sei se desapertar as duas depois não tenho de comprar uma peça para apertar a solenoide ao manometro.

 

Obrigado pela ajuda.

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Então e as fotos da calha para se começar tudo a babar?

Isso está mesmo a avançar bem já só faltam mesmo as plantas e a montagem!

Quanto ao difusor, também lavo o meu com lixívia e água, faço uma mistura de cerca de 40X60 e deixo la cerca de um dia, não é preciso tanto mas... O meu foi para lá hoje, viste como estava ontem, amanha mando-te uma foto de como ficou.

Se precisares de mais um par de mãos para a montagem já sabes.

 

No caminho para casa o GPS não te mandou espetares-te numa valeta nem nada?(private joke)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Então e as fotos da calha para se começar tudo a babar?

Isso está mesmo a avançar bem já só faltam mesmo as plantas e a montagem!

Quanto ao difusor, também lavo o meu com lixívia e água, faço uma mistura de cerca de 40X60 e deixo la cerca de um dia, não é preciso tanto mas... O meu foi para lá hoje, viste como estava ontem, amanha mando-te uma foto de como ficou.

Se precisares de mais um par de mãos para a montagem já sabes.

 

No caminho para casa o GPS não te mandou espetares-te numa valeta nem nada?(private joke)

 

A calha ainda está no celofane, ver se esta semana vou ao AKI comprar as buchas e os parafusos para por aquilo no tecto :) depois tiro uma foto...

 

Claro que para a montagem preciso de umas mãos extras além disso ainda não bebemos aquelas jecas prometidas...

 

Pedro Gil

Bem o GPS não me mandou mas eu enfiei-me na mesma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

obrigado António e Gustavo pela dica da limpeza do difusor, amanhã ver se arranjo a lixivia que só tenho daquelas perfumadas por aqui.

 

Quanto a solenoide, de ambos os lados tem umas valvulas de agulha e os manómetro também, o que pensei fazer foi cortar um pouco de tubo CO2 e fazer uma ligação assim:

 

DSCN5556.JPG

 

Achas que fica bem Gustavo ou a pressão no tubo quando a solenoide fechar fica muito elevada?

 

Como no manometro também tem um valvula agulha identica não sei se desapertar as duas depois não tenho de comprar uma peça para apertar a solenoide ao manometro.

 

Obrigado pela ajuda.

Pedro Gil

 

viva, tem uma válvula de agulha? a solenóide? é esquisito. Penso que com a mangueira pode funcionar mas não será o mais indicado. Todos os sistemas que vi até hoje, a solenóide está directamente ligada ao regulador.

 

Olhando para esta foto, penso que devias encaixar no regulador a parte que está do lado direito. Como o regulador é macho, tenta desapertar aquela porca na solenóide e depois metes no regulador. Não sei se me fiz entender. Do outro lado (esquerdo) ligas então o tubo de co2.

 

Isto assim é um bocado difícil. Se fosse pessoalmente era num abrir e fechar de olhos.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Gustavo por me ajudares :)

 

Tirei umas fotos mais pormenorizadas para ficar com certeza, hoje vou comprar teflon e uma chave de bocas pequena para poder desapertar as porcas...

 

O manometro já está montado e tem uma valvula agulha (espero não me enganar nos nomes do equipamento)

 

DSCN5526a.jpg

 

e a solenoide

 

DSCN5555.JPG

 

como a saida do manometro e da solenoide me pareciam ambos macho não estava a ver como os ia ligar por isso estava a colocar este tubo para ligar as duas valvulas.

 

DSCN5556.JPG

 

O que vou tentar e retirar uma das valvulas agulha e ver se consigo apertar a solenoide directamente ao manometro...

 

Mais uma vez obrigado, depois ainda tenho as dúvidas do conta-bolhas, hehe, tudo é uma aventura quando nada se sabe :)

 

((Só agora é que me apercebi que coloquei o tubo na saida (valvula agulha) e não na entrada, mas como era só para exemplificar não me imnportei muito.

 

Obrigado

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

ok acho que estás a pensar bem.

 

só um pequeno reparo (pelo menos penso eu), a válvula de agulha serve para fazer o ajuste fino da quantidade de CO2 e é aquela rosca preta (onde se vê uma mola) no manómetro. A solenóide não tem qualquer válvula agulha. penso eu de que...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

 

Aqui vai um primeiro ensaio para montagem do aqua, um bocado feito à pressa e sem grandes mexidas.

 

DSCN5559.JPG

 

Ver se actualizo o meu esquema para este de ilha central que é o que acaba de se adequar melhor a este tronco, ou então tenho de repensar estes troncos.

 

Já agora uma questão relativamente ao substracto algum problema de o colocar e só encher o aqua 1 ou 2 semanas depois, é que se não houvesse problema punha o fertil e o inerte para ver como ficava isto tudo.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não há problema. Os nutrientes não se vão evaporar... Mas já ouvi dizer o contrário. Não tenho base científica para te responder mas a minha inclinação é que não faz mal.

 

Acho que podes fazer ilha como tens ou também podes encostar a um dos lados (normalmente o esquerdo é mais de acordo com as "regras"). Não te esqueças de tentar criar elevações no substrato na zona da ilha. Vai-te dar profundidade de campo.

 

Eu, pessoalmente, também não distribuía tanto as pedras. Tentava juntar á volta do tronco e depois uma ou outra fora (normalmente conjuntos de 3 - segundo as "regras").

 

Mas acima de tudo e regras à parte, tu é que tens de gostar do que vês. És tu que vais olhar pare ele todos os dias :P

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema desde que o local não seja muito húmido.

 

Para estudar o layout com o aqua vazio, há quem utilize toalhas.

 

Eu já o fiz e serviu na perfeição.

 

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não há problema. Os nutrientes não se vão evaporar... Mas já ouvi dizer o contrário. Não tenho base científica para te responder mas a minha inclinação é que não faz mal.

 

Acho que podes fazer ilha como tens ou também podes encostar a um dos lados (normalmente o esquerdo é mais de acordo com as "regras"). Não te esqueças de tentar criar elevações no substrato na zona da ilha. Vai-te dar profundidade de campo.

 

Eu, pessoalmente, também não distribuía tanto as pedras. Tentava juntar á volta do tronco e depois uma ou outra fora (normalmente conjuntos de 3 - segundo as "regras").

 

Mas acima de tudo e regras à parte, tu é que tens de gostar do que vês. És tu que vais olhar pare ele todos os dias :P

 

Abraço,

 

GM

 

Obrigado Gustavo

 

Pois é essas das 3 pedras também estive a ler no excelente post sobre layouts :) vamos é lá ver se consigo fazer algo disto :)

 

quanto ao relevo fiquei com uma dúvida não devia ser um relevo de frente para tràs ou seja tipo mais baixo à frente e ir subindo para tràs, ou devo fazer só na parte da ilha esse relevo?

 

eu até acho que vou tirar algumas das pedras, algumas é para segurarem o tronco.

 

Não queria fazer uma coisa tipo circulo à volta do tronco, mas também ainda não sei bem o que quero :roll:bang:burp: agora é pegar nesta cena e ir mudando para ver se consigo arranjar alguma combinação que me diga alguma coisa :)

 

Hugo, muito obrigado pela dica das tolhas vou tentar não custa nada, a minha cara metade de qualquer forma já está convencida que eu estou mesmo gaga, pelo que não pode piorar :)

 

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

E a muitos obrigado por todo o apoio que me tem sido dado :)

 

Hoje meti mãos à obra e montei a calha de iluminação, a montagem já está prevista para o próximo Domingo espero que tudo corra bem :)

 

Cá vai uma foto com uma panorâmica:

DSCN5561.JPG

 

Mais em pormenor

DSCN5563.JPG

 

A parte electrica ainda está o caos pois esta a faltar algum material, fichas, fio etc etc, mas amanhã já devo ir comprar esse material, e o CO2 estou a espera das tubagens e do conector entre solenoide/valvula.

 

Mas conto até ao final da semana ter a parte tecnica resolvida :)

 

Ver se consigo ir brincando com o hardscape para ter a vossa opinião :)

 

Obrigado a todos

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho andado perdido em anuncios de aquarios & moveis e calhas de luz nos leiloes olx e etcs...

 

a unica loja fisica que conhecia fechou perto da Brisa em Carcavelos.

 

Alguem sabe de alguma loja fisica aqui na zona de Oeiras Carcavelos onde possa ver e comprar ?

Editado por FunTails

http://aqua-iemanja.blogspot.com/

 

Alexandre Caldeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.