Betta Doente


AnaEMarlon

Recommended Posts

Ganhei um peixe Betta há duas semanas e desde então estou alimentando ele com 3 bolinhas de manhã e 3 bolinhas a noite de uma ração chamada Mini Betta da Alcon como o vendedor orientou.

Mas comecei a perceber que ele não defeca, está com uma parte mais inchada no corpinho perto da cauda e não come mais há uns 3 dias. (pelo que pesquisei parece constipação intestinal)

Notei também que ele está ficando mais claro,a cauda está meio "roída" e ele parece boiar na água.

Não sei o que fazer, não quero perder meu peixinho e vou fazer o que puder por ele.. mas para isso eu queria opiniões de quem realmente entende e me falasse o que posso fazer.

 

Foto (parte mais inchada) - http://1.bp.blogspot.com/-wljMgnelKLA/TlCLGhgCHrI/AAAAAAAAAyg/FCJ7hLHSBkU/s320/DSC08591.JPG

 

Vídeo (Ele boiando no final do vídeo) - http://www.youtube.com/watch?v=eQVFfifdzCs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quantos litros tem o aquário?

Costumas fazer testes à água?

Há quanto tempo começaste com esse aquário?

Fazes TPA's?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Obstipação Intestinal:

 

Sintoma: A sequência de fezes pendurados no peixe, inchaços, falta de apetite e lentidão.

Causa: Muitas vezes, é causada por uma dieta deficiente, o excesso de alimentos secos, ou porque vivem em água em más condições,

Tratamento: Isole o peixe 2 dias e alimente-o com legumes, alface, ervilha, etc por mais 2 dias. Alimente os peixes com uma dieta variada e adequada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago Dias já deu uma boa ajuda.

Tente o tratamento.

 

Mas há mais

 

O Betta pode estar doente devido às condições que tem, um aquário maior seria muito bom (é como estar fechado num pequeno ármário, vc imagina-se vivendo lá...), deve andar bastante stressado e tpa´s, faça todas as semanas.

 

Pesquise um pouco sobre o ciclo do azoto.

 

Pode ler aqui tb:Aqui

 

Há muito por aprender, por ler tb, pesquisar. É um hobby lindo, se puder siga-o

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais BOM DIA (já que pedimos ajuda, ao menos saudamos os colegas)

 

Ana com 1,5 litros o teu peixe não pode de forma alguma estar feliz e saudável.

Imagina que te metem num compartimento totalmente isolado do com 2 metros quadrados.

O ar começa a faltar e quando tiveres que defecar e urinar as coisas complicam-se certo?

Neste caso, sendo que tens um BETA, nem passa tanto pelo problema de oxigénio uma vez que esta espécie coabita no seu estado selvagem em águas paradas.

A questão é a falta de espaço para que ele se mova e a degradação rápida da água devido as fezes e a urina que liberta.

Para além disso, não entendi que tipo de comida lhe estas a dar mas parece me a mim que provavelmente será em demasia.

Pelo que vejo, tens um aquário que em nada se destaca pela possibilidade de oferecer ao teu animal uma vida saudável.

Seria preferível comprares pelo menos um bola daquelas grandes que levam mais de 5 litros, introduzires um pouco de areão fino de preferencia, colocares umas pedras, e bastante flora, procura musgo de java, elodeas e anubias, estas ultimas não as podes enterrar no areão, pois se o fizeres morrem,

Tenta apenas prende-las.

Se arranjares um candeiro, daqueles dos chineses, que de um pouco de luz para as plantas melhor ainda.

Qualquer dúvida apita.

 

Cumprimentos

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todas as dicas, estou guardando todas.

Mais um dia se passou e o meu Betta está pior, hoje já apresenta um olho um pouco inchado e esbranquiçado, está mais parado também.

Me disseram que não há mais o que fazer, mas enquanto ele estiver nadando, vou fazer oq posso.

Fiz uma listinha para comprar na loja de aquários amanhã para o tratamento dele.. gostaria muito da opinião de vocês pra ver se está bom ou falta alguma coisa

 

ARTEMIAS VIVAS

BACTERICIDA

MEDIDOR PH

CORRETOR DE PH

TETRA BETTAMIN

MINI AQUECEDOR

TERMOMETRO

 

Além disso vou substituir as pedras artificiais por areia especifica e as plantas de plástico por naturais.

 

Terei que fazer uma troca total de água?

 

PS: Um aquário maior infelizmente não estou em condições de comprar agora, mas assim que sobrar um dinheiro com certeza vou comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

que água estás a usar?

Se é da torneira, tem cloro e cloro é tóxico.

Troca água, mas não toda, se for da torneira tem de repousar 24h ao ar livre, ou levar acondicionador. Não troques mais nada agora, dá-lhe principalmente mais espaço.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todas as dicas, estou guardando todas.

Mais um dia se passou e o meu Betta está pior, hoje já apresenta um olho um pouco inchado e esbranquiçado, está mais parado também.

Me disseram que não há mais o que fazer, mas enquanto ele estiver nadando, vou fazer oq posso.

Fiz uma listinha para comprar na loja de aquários amanhã para o tratamento dele.. gostaria muito da opinião de vocês pra ver se está bom ou falta alguma coisa

 

ARTEMIAS VIVAS

BACTERICIDA

MEDIDOR PH

CORRETOR DE PH

TETRA BETTAMIN

MINI AQUECEDOR

TERMOMETRO

 

Além disso vou substituir as pedras artificiais por areia especifica e as plantas de plástico por naturais.

 

Terei que fazer uma troca total de água?

 

PS: Um aquário maior infelizmente não estou em condições de comprar agora, mas assim que sobrar um dinheiro com certeza vou comprar.

 

Boas,

Vai fazendo trocas de aguas, pequenas, quase diárias, pois como foi dito, essa água é tao pouco que se deteriora em pouquíssimo tempo...

Achas que vale a pena investires em "coisas" para um aquário de 1,5 litros? Com o dinheiro que vais gastar quase que compras um aquário em kit com o que necessitas para começar... Pensa nisso.

Abraços e boa sorte com o betta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Como eu disse, comprei vários itens pra cuidar do meu Betta e ontem comecei o tratamento.. comprei um aquario maior, de 5L, não é muito mas era o que eu podia comprar no momento.

Fiz desse aquário um hospital, com aquecedor, ph regulado, usei atlantys, etc..

mas o meu Beto (nome dele) não aguentou e hoje amanheceu morto :(

Me apeguei muito a ele e estou chateada, mas isso serviu de aprendizado para um próximo peixinho que ainda vou comprar.

 

Obrigada a todos pela ajuda, foi de muita importancia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

Olá, também tenho um Betta, soube pelo seu comentário que o seu tinha morrido, tenho algumas dicas que aprendi com o meu.

Na semana, eu sempre dou a ração de manhã (4 bolinhas porque ele já tem 4,5cm, ou seja, já é quase um adulto pelo oque o veterinário disse), dou de noite carne, linguiça ou carne moída, sem tempero! Só uns pedacinhos pra ele não se acostumar, eu faço isso apenas alguns dias da semana.

Vi nos comentários que ele pode comer alface, ervilha, etc. Ainda não testei, pois o meu ama carne mas logo logo irei aderir a dica do moço! Eu também comprei um filtro que dê conta do aquário e mídias biológicas que possue bactérias boas para limpar a água, custam apenas R$12 a Bio Glass Mini (a melhor que encontrei). Já o filtro que tenho, é um da Aleas Filter, paguei R$30 reais nele + R$14 de frete pelo Shopee.

Obs: meu aquário tem 10 litros, mas logo irei comprar um de 20, compensa mais pois irei colocar mais peixes junto ao meu Betta (sim, Bettas podem ficar junto com outros peixes de outras espécies que são calmas e que sejam do mesmo tamanho, para não dar problema).

Outra dica, se for comprar plantas artificiais, as grude no vidro onde elas possam ficar deitadas, perto da superfície, eles amam.

Caso compre um filtro, não deixe ele com a correnteza muito forte, pois cansa eles, se deixar a correnteza fraca, ele irá nadar contra (eles gostam).

Boa sorte e evite pedras coloridas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, shinegalatic disse:

Olá, também tenho um Betta, soube pelo seu comentário que o seu tinha morrido, tenho algumas dicas que aprendi com o meu.

Na semana, eu sempre dou a ração de manhã (4 bolinhas porque ele já tem 4,5cm, ou seja, já é quase um adulto pelo oque o veterinário disse), dou de noite carne, linguiça ou carne moída, sem tempero! Só uns pedacinhos pra ele não se acostumar, eu faço isso apenas alguns dias da semana.

Vi nos comentários que ele pode comer alface, ervilha, etc. Ainda não testei, pois o meu ama carne mas logo logo irei aderir a dica do moço! Eu também comprei um filtro que dê conta do aquário e mídias biológicas que possue bactérias boas para limpar a água, custam apenas R$12 a Bio Glass Mini (a melhor que encontrei). Já o filtro que tenho, é um da Aleas Filter, paguei R$30 reais nele + R$14 de frete pelo Shopee.

Obs: meu aquário tem 10 litros, mas logo irei comprar um de 20, compensa mais pois irei colocar mais peixes junto ao meu Betta (sim, Bettas podem ficar junto com outros peixes de outras espécies que são calmas e que sejam do mesmo tamanho, para não dar problema).

Outra dica, se for comprar plantas artificiais, as grude no vidro onde elas possam ficar deitadas, perto da superfície, eles amam.

Caso compre um filtro, não deixe ele com a correnteza muito forte, pois cansa eles, se deixar a correnteza fraca, ele irá nadar contra (eles gostam).

Boa sorte e evite pedras coloridas!

Este tópico já tem mais de 9 anos... crie um tópico novo para pedir ajuda.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.