Os meus ramirezi -Reprodução em comunitário de todo impossível?


Ximen

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Sim, este tema "repodução de ramirezi" já foi bem debatido, já li centenas de tópicos osbre o assunto. Mas gostaria de compartilhar convosco a minha experiência e como é óbvio desilusão... :thumbdown2:

 

Iniciei-me neste mundo no inicio do ano, com um aqua de 120l. O aquário foi bem ciclado, não tenho tido baixas, além de umas mortes misteriosas de corydoras que foram debatidos noutro tópico sem grande conclusão. O aquário tem bastante flora, esconderijos e tenho tido todos os cuidados. Como resultado, além da reprodução de red cherry, poecilia reticulata japan blue (que são ambas espécies adquadas para principiantes e reporudzem-se como...ratos...tenho guppy blue japan para oferecer se alguém quiser:)), consegui a reprodução de otocinclus, os quais estão bem contentes e a crecer a olhos vistos. Passados cerca de seis meses resolvi comprar um ramirezi. Desde o inicio que os quis, mas tinha medo de não conseguir tomar conta deles, além disso no inicio o pH do aqua estava nos 7,8. Após meses de TPA's com água engarrafada, muita paciencia, consegui que o pH ficasse estável nos 6,4. Então comprei o meu primeiro ramirezi. Esperei cerca de um mês e meio, fiquei com toda a certeza que era uma fêmea, saudável, esperei pelas cores...E depois comprei noutra loja (para não haver problemas de consanguinidade. Sim estava com receio que os red cherry virassem mariscada. Mas não, nem uma baixa, já assisti os ramirezis a comerem ao lado de red cherry sem qualquer problema. Mas o motivo da minha tristeza é outro...assim que comprei o macho, fiz a ambientação correcta tudo bem até. Assim que o senhor entrou no aquário assisti a uma bela dança, que como resultado teve uma postura de ramirezi 24h depois. Fiquei delirante!

 

Mas como já tinha pesquisado sabia que a primeira postura não deveria ser bem sucedida, mesmo assim a esperança ainda a tinha...reparei que havia ovos transparentes, outros mais brancos, não sei o que significa..Se alguém poder ajudar...

 

48h depois já não havia ovos...mas também não havia ramirezis minúsculos....Agora o que posso fazer para aumentar as hipóteses? Os guppys são peixes enervantes para os ramirezi, eu creio. Já ofereci alguns, aliás tenho tentado manter uma população estável não muito acima dos 10 adultos, mas há sempre pequenotes que nem os conto...Os red cherry não estou a ver que sejam problema...otos muito menos...A água é "velha" mas limpa, pH 6,4...Também não queria tirar os pais, ou os ovos, queria ver o comportamente natural destes belos peixes.

 

Enfim alguma sugestão sintam-se á vontade, e desculpem pelo tópica extra large.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A reprodução no comunitário não é impossível porque os pais protegem os ovos, claro que pode haver falhas mas por norma não há problemas.

Pelo que dizes, "reparei que havia ovos transparentes, outros mais brancos", parece que tinhas ovos fungados e provavelmente o fungo espalhou-se por todos e foram comidos...

Parabéns que qualquer maneira, porque é normal, não podes esperar muito da primeira ou da segunda postura, infelizmente...

Eu tive uma passados uns dias de colocar o casal no aquário mas também foram comidos, e não tive mais porque o macho desapareceu... :thumbdown2:

Cumps.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A reprodução no comunitário não é impossível porque os pais protegem os ovos, claro que pode haver falhas mas por norma não há problemas.

Pelo que dizes, "reparei que havia ovos transparentes, outros mais brancos", parece que tinhas ovos fungados e provavelmente o fungo espalhou-se por todos e foram comidos...

Parabéns que qualquer maneira, porque é normal, não podes esperar muito da primeira ou da segunda postura, infelizmente...

Eu tive uma passados uns dias de colocar o casal no aquário mas também foram comidos, e não tive mais porque o macho desapareceu... :thumbdown2:

Cumps.

 

Obrigado pela resposta! Realmente eu também pensei que havia ovos fungados. Qual deve ser a cor "saudável" dos mesmos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho muita experiência, por isso o que vou dizer pode não estar 100% correcto...

Quando ocorre a postura os ovos são todos brancos por isso não dá logo para ver se estão fungados mas creio que vão ficando mais "transparentes" enquanto que os fungados são mais brancos, não sei se posso dizer que são tão brancos como quando foram postos mas destacam-se dos outros. E normalmente desfazem-se quando se lhes toca, claro que não andamos as tocar nos ovos todos para ver quais estão fungados...

Os pais normalmente tratam disso pelo que não tens de te preocupar, vais é ter de esperar que ganhem experiência, até lá...

Há-de vir aí alguém que saiba mais que eu sobre o assunto e corrige-me se for caso disso.

Mas já agora qual é a fauna?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a fauna e:

 

-camaroes red cherry 15,20 n sei bem

-4 otocinclos (1 dos quais nascido no aqua)

-casal ramirezi

-corydora habrosus

-poecilia reticulata blue jpan (que devem ser um grande motivo de stress por isso vao sair)

 

p.s- a falta de pontuacao deve-se a estar no tlm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não parece teres peixes que causem grandes problemas na criação dos rams por isso é só deixa-los ganhar experiência e devem dar bem conta do recado.

Realmente também acho podes tirar os guppys, mas eu sou suspeito, não gosto deles.

Boa sorte nas próximas posturas.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente os guppy deveram-se a falta de confiança. Comecei a sério neste mundo no inicio do ano e tinha medo de não cosneguir cuidar bem dos peixinhos. Guppys eram os mais fáceis, mas não queria comuns, pensei em endlers mas por um acaso vieram-me para japan blue as mãos. O objectivo era tê-los para ganhar experiência e dar alguma maturidade ao aqua. Neste momento o aqua está mais que estável, e tenho conseguido manter todos os habitantes saudáveis. Mas fiquei fascinado por ciclideos anões. Só queria uma postura bem sucedida de ramirezi!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

disseste que o teu macho desapareceu... morreu por doença, ou foi mesmo pura magia? os rami estavam num comunitário?

tenho um comunitário e estou a pensar nos anões, estou a tentar absorver toda a informação possível.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

disseste que o teu macho desapareceu... morreu por doença, ou foi mesmo pura magia? os rami estavam num comunitário?

tenho um comunitário e estou a pensar nos anões, estou a tentar absorver toda a informação possível.

 

Só me lembro de deixar de o ver... Comunitário com escalares, logo, qual quer tenha sido a causa da morte os escalares devem ter dado conta do cadáver. Na fêmea não tocam(não é que tenham tocado no macho, pelo menos que eu tenha visto), até comem no mesmo canto do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desapareceram...Hoje verifquei uma nova postura. Estava a sifonar o aquário, quando os ramirezi atacaram literalmente o sifão. Comportamento extremamente agressivo. Fiz a manutenção o mais rápido possível, sem criar stress mas tive que fazer a TPA. Os ovos desta vez foram colocados noutro sítio, mais protegido. Vejo-os mais organizados, está sempre um de guarda. Mas não sei se a manutenção do aquário de hoje não terá estragado tudo. Também já tenho o aquário quase sem guppys, apenas alevins que 'escaparam'.Vamos ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Já agora aproveito o tópico e pergunto, tenho um aqua comunitario com escalares e ramirezi entre outros, a questão é tendo escalares será que conseguirei fazer criação de ramirezi ?se alguem me poder responder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Já agora aproveito o tópico e pergunto, tenho um aqua comunitario com escalares e ramirezi entre outros, a questão é tendo escalares será que conseguirei fazer criação de ramirezi ?se alguem me poder responder.

 

Penso que deve ser possivel, se tiveres esconderijos sufecientes... até porque os escalares são de meio fundo e os ramirezis de fundo.

 

Qual e o tamanho do aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

quanto a ideia de escalares e ramirezis pode funcionar depende do tamanho do aqua e esconderijos etc etc,

quanto a duvida do ximen penso que os guppies nao sao assim tao stressantes quanto isso,

pois eles normalmente andam na parte de cima do aqua enquanto que os rams na de medio e fundo plano,

mas bem da lhes tempo e continua que teras sorte,

eu ja tive 2 posturas a primeira nao vingou estou agora na segunda mas eu tenho calma e nao alimento muitas esperanças pois os meus rams tambem ainda sao peqenos.

os meus 2 aquarios, plantados.

120L com ramirezis

80L com especie a decidir brevemente devido a remodelaçao.

http://www.aquariofi...howtopic=183821

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A terceira postura também não vingou. Como não me apercebi da postura, fui sifonar o aquário...O resultado foi que os 'papás' se irritaram. Mas noto que estão mais experientes. Com relação aos guppys, eles andam em todo o lado! Na primeira postura dei com alguns a banquetearem-se com os ovos que estavam no fundo do aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tenho alguns esconderijos o aqua tem 100x40x50 , a questão e como os escalares andam as vezes no fundo a petiscar não vão comer a postura dos outros neste caso dos ramirezi?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas notícias!!!

 

Depois do último incidente ao sifonar o fundo do aqua, resolvi que após os ramirezi colocarem ovos, não iria tocar no aquário no que diz respeito a manutenção (SIFONAR E TPA). O aqua está mais que estável, não tem picos de amónia. Por isso pensei não haver problemas. Vi os ovos e não toquei no aqua. Dei-lhes comida apenas. Passada uma semana (hoje) ao chegar a casa ouço a minha "Maria" a gritar "tantos peixes pequeninos!" Pensei que os guppys tinhammais uma vez parido 15 mil alevins. Quando vou ver reparo no macho e fêmea ramirezi com uma nuvem impossível de contar de pequenos rams. A dedicação de ambos é notável. Ao que parece as minhas manutenções stressavam os coitados. Agora vamos ver o que vai dar, mas sucesso finalmente!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Custou mas foi!

Agora que apanharam o jeito, e tu também, é sempre a andar...

Se vingaram suficientes para ficares com uns e venderes outros reserva-me um casal.

Boa sorte!

Claro que sim! Além disso por motivos profissionais devo sair de Portugal e terei que vender todo o material e vivos. Talvez dentro de um mês, mais coisa menos coisa. Se na altura ainda estiveres interessado até te vendo o casal reprodutor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim! Além disso por motivos profissionais devo sair de Portugal e terei que vender todo o material e vivos. Talvez dentro de um mês, mais coisa menos coisa. Se na altura ainda estiveres interessado até te vendo o casal reprodutor.

 

Ok, quando quiseres vender então diz qualquer coisa.

Mas agora é safar o maximo possível de pequenos.

Umas fotos dos pais com a "nuvem", não se arranjam?

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Fracasso...

 

Demorei a pôr este post mas teve que ser...

 

A conclusão que tiro é que é possível reproduzir ramirezis em comunitário, mas não é viável. São facilmente stressados. Eis o que aconteceu: Como postei anteriormente o meu casal de rams estava feliz com a sua 'nuvem' de filhotes, com todos os cuidados. Bem o macho estava sempre pronto a defender a prole, e ao tentar afastar um guppy mais atrevido, raspou com o lado numa pedra. Verifiquei que ficou com uma ferida. No dia a seguir estava com fungos. Pensei agora o que vou fazer, se faço tratamento o prole morre. Se o tiro para um aqua hospital a prole morre. Tomei a decisão menos sábia. Deixei estar a ver se ele melhorava (pouco provável) ou que pelo menos conseguisse aguentar até os filhos estarem maiores. A ferida fungda era por cima da brânquia esquerda. Ele deixou de conseguir colocar os filhos na boca, os pequenotes morreram ou despareceram todos e pouco depois a fêmea ao ver que o macho estava inapto recusou-o. O infeliz morreu sozinho...Agora tenho uma ram fêmea, saudável sem macho. E termina assim esta tentativa pois estou em mudanças para fora de Portugal e tenho que vender o material e os vivos. Sem alguém quiser esta fêmea mande pm. Foi bem triste...

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais