Fishroom de Ciclideos Anões


fabiosilva

Recommended Posts

 

Olá novamente,

 

Eu pessoalmente 'trabalho' com Elos terra, mas creio que vou passar para ADA new Amazónia, o Elos é muito bom mas sei que a ADA é uma marca de TOP.

Do ponto de vista estético ate prefiro o efeito deste tipo de substratos mais escuros, mas isso são opiniões.

Na sua grande maioria são cave spawners, mas ja existem algumas espécies no hobbie que 'funcionam' de maneira ligeiramente diferente como os 'mouth breeders' como os Barlowi e os Kelleri...

em relação a esconder os alevins, pretendes manter a prole, eu não aconselho a tentativa de reprodução num comunitário pois as probabilidades de sucesso serão muito reduzidas.

 

Eu estou a ver se aprendo mais sobre isto porque tambem tou com vontade de me arriscar no mundo dos apistogrammas. A ideia serão 4 aquários (65*35*35), ligados a uma sump (2 a 2, ou todos juntos), com mais dois aquários 50*30*30 com filtros esponja/mochila. E tenho algumas dúvidas em termo de substratos. Pensava que algumas espécies precisavam de areia.. Também ja me apercebi que tentar reproduzir no comunitário é complicado. Já pensaste no aqua gro soil? Em termos de preço é muito mais convidativo do que o ADA, e também baixa o Ph e Kh.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não conheço gro soil!

os apistos sao uns peixes muito particulares... eu nao investia assim num conjunto de aquarios tao grande, começava por menos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não conheço gro soil!

os apistos sao uns peixes muito particulares... eu nao investia assim num conjunto de aquarios tao grande, começava por menos!

 

O investimento não será muito grande, porque eu já tenho todo o material, só falta mesmo o conjunto de 4 aquário (mas ja tenho a estrutura e sump com todo o material). E substratos.. Mas vai ser feito com calma. O substrato é este: http://www.pet4you.net/en/fishes/freshwater/plants/substrats/aqua-gro-soil.html 20€/8L.

 

Peço desculpa a "dono do tópico" por estar a invadir com as minhas dúvidas. Mas ao ver o tópico desde o início parece-me que aqui é o local dos "pros" e quis aproveitar para colocar umas questões!

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve ser mau, só tenho receio que, tendo em conta que é para plantas, tenhas muitos nutrientes na coluna de agua e tenhas ai um boom de algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem é para camarões, que normalmente é musgos e pouco mais. Eu acho o ADA muito overpriced, eles até podem ser melhores, mas a diferença não será muita, e os preços são o dobro.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Obrigado a todos pelos comentários, Realmente as minhas passagens por aqui têm sido escassas mas o tempo também não abunda.

 

Em relação ao projecto continua a andar. Já tenho todo o material de canalização (que é muito) e agora é ir pondo mãos à obra, um passo de cada vez até estar finalmente pronto para começar a levar água.

 

Em relação à iluminação, decidi optar por uma fita LED que mandei vir do Ebay e que liga directamente aos 220v. A fita tem 5m e vai apanhar todos os aquários que só têm um comprimento total de 4,5m.

 

Quanto ao substrato e é do que se tem falado aqui ultimamente, eu actualmente tenho um aquário com areia de sílica, que para reproduzir não aprecio muito, nem puxa pela cor dos peixes. Tenho outros 3 com uma mistura de Ada com Akadama e outro só com Ada. Para o novo projecto vou apostar só em Ada. Gosto do substrato e tem uma vantagem clara em relação a akadama, não se desfaz. Nos aquários que tenho com a mistura, além da akadama ser mais clara, já está toda desfeita praticamente. O que origina aqueles "pós" no fundo do aquário que desgosto. Quanto aos outros substratos não tenho experiência com eles.

 

Pol eu depois tento fazer um género de Ficha da Espécie dos Elizabethae, que foram sem duvida os que me deram mais luta e só consegui reproduzir uma vez. Dessa postura tenho actualmente um trio a tentar reproduzir e 2 ou 3 fêmeas pequenas que acho que nem desenvolveram em condições. Uma espécie dificílima sem duvida.

 

Um facto curioso e além de manter a minha opinião (em relação aos substratos), neste momento apenas tenho alevins no único aquário com areia de sílica. 6 pequenos Baenschi Inka.

 

Abraço a todos pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos

 

Aproveito este tópico para tirar umas dúvidas em relação à criação de Apistogramas.

 

Adquiri há uns meses uma bateria com 2 aquários de +/- 70L e 6 de +/- 40L (litragens a contar com as respectivas sumps).

Gostava de criar ciclideos anões, de preferência apistogramas. Mas tenho algumas dúvidas, como por exemplo:

- Parâmetros da água

- Decoração

- Como manter o casal antes e após a postura e depois da eclosão dos ovos

- Iluminação (forte, moderada ou fraca)

- Como escolher a espécie ideial

 

Assim de repente estas são as dúvidas de que me lembrei. Certamente deve haver outros aspectos técnicos que se acharem relevante em salientar, agradeçia.

 

Obrigado a todos

 

Bruno Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

Antes de mais bem vindo a este mundo dos anões!! Não te vais arrepender da escolha :)

 

Na minha opinião escolhes-te um bom tópico para tirar as tuas duvidas, mas de certeza que não o leste, senão vias respostas a todas as tuas questões...

 

Ainda assim, aqui vai:

 

- Parâmetros da água

Águas acidas sem duvida. Para a maioria das espécies basta o PH entre os 6 e os 7.

- Decoração

Gostam de substratos mais escuros porque lhes dá mais protecção, troncos, se tiveres vegetação também é bom e para as desovas, cascas de coco que eles adoram. Se bem que quando querem mesmo desovar, não deixam de o fazer se não tiverem lá os cocos.

- Como manter o casal antes e após a postura e depois da eclosão dos ovos

Até que tenhas a certeza que a 1º postura vingue, não os separes. Nem que para isso tenhas que abdicar da 1º postura. Pois as vezes vemos as fêmeas a fazer a 1º desova que se for preciso nem fecundados estão, e separa-se logo o casal. Concluindo, alevins nem vê-los e só aumenta o stress do casal. Se fizeram uma postura, certamente haverão outras.

- Iluminação (forte, moderada ou fraca)

Moderada/fraca. Gostam de ambientes mais escuros do que muito iluminados. Convém haver sombras no aquário.

- Como escolher a espécie ideial

Não há a espécie ideal. Escolhe uma que gostes e esteja ao teu alcance. Proporciona-lhes boas condições e aí tens a "espécie ideal". Já lá vai o tempo que que a dita espécie ideal eram os Cacatuoides :doofywave:

Um abraço e boa sorte para esse arranque com os anões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Fábio

 

Este tópico é enorme. Dei uma vista de olhos, mas não deixei de expor as minhas dúvidas. Assim esclareco-as de forma mais directa e "cómoda".

Neste momento, só tenho o problema da iluminação. A bateria é iluminada por lâmpadas de 38W em cada prateleira. Estou a pensar em trocar por lâmpadas mais fracas, só que ainda não consegui encontrar lâmpadas daquela medida. São de 100cm e as que vejo no mercado são de 120cm. Mas nada que não se resolva. Se conseguir arranjar plantas de superfície para dar sombra, melhor.

 

Outra dúvida que me surgiu, os aquários onde vou arrancar com o projecto, dão para dividir ao meio com placas de vidro. Estava a pensar em arranjar vinil preto e colar nas divisórias de forma que quando os tiver que separar, a fêmea e o macho não se vejam (visto que vão ficar separados no mesmo aquário). Achas vantajoso ou não vale a pena?

 

Obrigado pela ajuda. Logo ao fim da tarde já devo começar a montar os aquários. Se ainda tiver tempo, posto algumas fotos. Só falta mesmo o casal...

 

Um abraço

 

Bruno Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Sinceramente não acho que ganhas nada em por vinil dentro de agua... convem sim tirares os pequenos na altura certa antes da femea querer reproduzir novamente. Cerca de 3 semanas dps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

 

Pelo sim pelo não, já meti o vinil nas divisórias. Já tenho um aqua quase pronto e hoje devo montar o outro. Vamos ver se neste fim de semana arranjo um casal de Viejitas. No Sábado passado só tinham fêmeas.

 

A temperatura a 26ºC está boa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Fábio,

 

este Natal os macmasteri tem-me dado uma surpresa: tenho netos.

Uma das fêmeas da minha criação tem feto uma postura no meu comunitário de anões onde tenho 4-6 macmasteri, 10-15 eremnopyge, 2 tateurndinas, e 15 corydoras.

Sinceramente, nao pensava criar mais anões numa temporada mas eles tinham uma ideia diferente.

Montei o 5º aquário (o meu aquário hospital) e sugue os putos sem a mâe. Atê hoje seguem vivos no seu 4º dia de natação livre. Tenho dado microvermes, artemia e algumas algas para ver se aparecem rotíferos.

 

Vamos ver como corre esta experiencia nao desejada.

 

Bom Natal (com bastante retraso) e um Bom 2014

 

abraço,

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades minhas agora só em 2014 ahah :)

 

Tenho tido bastante que fazer e não tenho conseguido dedicar o tempo que queria à Fishroom.

Então e a tua já está em andamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está a andar!

 

Já recebi os aquários e a estrutura! agr estou a tratar dos detalhes das tubagens e em seguida vou encomendar o que estiver a faltar e vou arrancar com isto! :P la pra março ja devo estar a arrancar com as coisas!

 

Depois vou chatear-te com alguns detalhes tecnicos em que possa ter duvidas! :P

 

@ Pol:

 

Estas vivo!! :D

 

 

Abraços pessoal e boas entradas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio e Ricardo,

 

gosto ver que vou ter uns meses sem competência na venda de apistos :D:DD: e o momento de incrementar os preços um 25% :):):)

@ Ricardo: sim certamente estive 1 mês desconectado disto por motivos que nao tem nada que ver com o assunto :D:D:D mas já voltei.

Estou a espera de que o inverno cese para por a venda varios peixinhos, os apistos tampoco tem ajudado muito, consigo distinguir os machos eremnopyge mas as fêmeas,… ainda sem novidades :(:(:( os peixes andam o dia todo escondidos já tentei melhorar o meu aspecto pessoal mas sem sucesso ;)

 

Os viviparos estão a criar como ratões e probablemnete esse seja o meu próximo ponto forte na venda pós na próxima primavera vou ter um grande número de adultos.

Os eremnopyge (paês) estao no aquário comunitario e tem tentado varias posturas mas nada vinga nesse aquário, acho que o pH, dureza e de forma secundaria os outros peixes nao deixam fazer muita coisa ao casal.

 

Estou a tentar reproduzir ancistrus (há um problema com o número de machos, a grande maioria de peixes que vao encontrar sao machos, poucas fêmeas a venda) e tambem apostei por um tipo de peixe parecido ao ancistrus, raro, caro e sem sucesso documentado o L235 Pseudolithoxus anthrax se recordo bem.

 

Finalmente chegou o meu "possível" macho de Tateurndina ocellicauda do Aquoporto depois de que a última compra foram 2 fêmeas, e tem mostrado um comportamento prometedor (anda a fazer "display" como os apistos enfrente da fêmea), mas ainda é pequeno.

 

Acho que isso é tudo, os meus camaroes de Sulawesi nao chegaram e agora tenho os aquários todos ocupados pelo que nao va ser pronto,

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Fábio

 

Bem há quanto tempo, isto levou uma evolução bem grande desde a ultima vez que aqui vim.

 

Finalmente também estou a arrancar com o meu "grande" projecto, quando poderes e quiseres dá lá uma passada e vê o que achas.

 

Depois tambem temos que falar sobre uns ditos "peixitos" que sou capaz de precisar para que isto corra bem. :)

 

Um abraço

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

só um comentário: ja poso confirmar todos os meus A. eremnopyge: TODOS sao machos,… maldita temperatura, hehehe é só para que vejam que complicado pode ser algumas vezes :D:D:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora que o polnadal falou da influencia da temperatura no rácio fêmeas/machos, gostava de saber mais sobre o assunto. Pelo que tenho visto para além da temperatura à influencia do ph (ph mais alto - mais machos, mais baixo - mais fêmeas). Quais são os parametros ideais para ter 50/50? Suponho que va depender da espécie também.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais